Sempre que me sinto triste, desmotivado e um tanto quanto com vontade de abandonar tudo, eu penso no Havaí e em Oahu. É claro que este não é o país das maravilhas, não é um lugar totalmente livre das encrencas que esse capitalismo selvagem impõe sobre todos nós, mas ao menos com alguns minutos é possível alcançar a costa e desfrutar de algumas paisagens que são capazes de fazer-nos refletir um pouco mais sobre como anda a nossa vida e como estamos tomando as decisões que nos trouxeram até a atualidade.
Conhecer o Havaí foi uma atitude de superação na minha vida viajante. Eu não tinha tempo, grana ou sequer condições psicológicas para realizar uma viagem com duração de mais de um mês, mas assim mesmo eu decidi que seria importante e que valeria o valor investido. Foi quando optei por continuar com o #AlohaTour e me permiti viver alguns dias intensos em um dos lugares mais paradisíacos que já pude pisar com as plantas de meus pés até então. Hoje vamos revisar um pouco do que encontrei de legal basicamente em Oahu e deixar aqui registradas algumas dicas para quem deseja realizar a mesma façanha.
Foto de Waikiki no princípio da noite
Com a facilidade dos parcelamentos (e endividamentos também) e o consequente surgimento de tantas ofertas e promoções de voos para os Estados Unidos fica cada vez mais fácil visitar essas ilhas, bem como outros destinos que até a alguns anos atrás eram literalmente artigo de luxo; hoje encontramos frequentemente várias promoções abaixo dos R$ 1.500,00 partindo de qualquer parte do Brasil para os EUA, e os viajantes mais intrépidos, que assim como eu, amam garimpar passagens baratas na internet, contemplamos ofertas de tickets para Honolulu por até menos que esse valor, o que em súmula, dá a oportunidade para pessoas normais (sim, como eu e você), de terem condições (com MUITO planejamento antecipado) de conhecer paraísos turísticos internacionais, tais como são essas ilhas.
Pois bem, para quem não tem muita noção do que esse destino representa, eu gostaria de introduzi-los aos meus breves 7 dias em Oahu, mais precisamente em Honoulu, com foco exclusivo em Waikiki. Não entendeu nada!? Então vamos começar pelo básico…
O Havaí ou em inglês (e na minha preferência também) Hawaii é o 50º estado, o mais recentemente anexado aos Estados Unidos da América. Nada mais é do que um fantástico conjunto de ilhas no meio do Oceano Pacífico distantes 7 horas de voo do continente. Honolulu, a cidade mais desenvolvida é a capital da ilha de Oahu. Justamente devido a distância do continente, o mix de culturas nessas ilhas é realmente bem eclético. São observadas influências asiáticas, norte-americanas, japonesas e da Polinésia tanto na cultura, quanto na gastronomia e principalmente no resultado da miscigenação das raças que compõem a atual descendência havaiana.
Foto Aérea de Honolulu, em destaque a Trade Zone
Assim como já expliquei na matéria de introdução às ilhas do Havaí, a intensa atividade vulcânica na região foi a grande responsável, com o passar de milhares de anos, pela formação em cadeia dessas ilhas, sendo que nesta oportunidade visitei 3 das 8 principais: Oahu, Maui e Big Island. É certo que já estou planejando meu retorno para conhecer as outras ilhas: Molokai, Lanai e Kauai, porém as limitações financeiras demonstram que o período de meu retorno atualmente ainda está indeterminado, sendo assim, voltemos o foco a Oahu!
Ainda momentos antes de aterrissar, enquanto o avião ainda se aproxima de Oahu, já é possível avistar um dos grandes marcos geográficos existente na parte mais nobre dessa ilha: a grande cratera do vulcão Diamond Head. Ele transformou a paisagem característica do sul dessa ilha e forçou que a civilização se adaptasse a sua grandiosidade. A cidade cresceu nos arredores do vulcão e a ˆ”Ipanema do Havai” cresceu exatamente a seu lado esquerdo, um bairro altamente turístico e tradicional, batizado por Waikiki.
Diamond Head – Honolulu – Oahu – Hawaii
Oahu tem opções para semanas, provavelmente para toda uma vida por lá! Eu sacrifiquei dois verdadeiros highlights desta ilha justamente para conhecer melhor outras regiões – não conheci a Pipeline e a North Shore e não me arrependo em momento algum disso! Eu tenho a plena convicção que EI de voltar ao Havaí muito em breve, e foi justamente por esse motivo que abri mão de conhecer a região norte, das grandes ondas, do modo de vida surfista de levar a vida – eu ainda não estava preparado e tampouco tinha tempo para realizar o que eu realmente tinha interesse – ficar alguns dias hospedado na North Shore, para conhecer melhor toda a outra face de Oahu, mãs, isso vai ficar para a próxima oportunidade (lembra, ainda tem Kauai e Molokai na bucket list!).
Em síntese, confira um pouco do que vem por aí nas próximas matérias sobre a Ilha de Oahu, esses foram os grandes destaques, uma súmula básica das experiências que foram vividas por lá e que estarão documentadas neste blogs nos próximos dias…
Índice desta matéria
Certificando no PADI Open Water
Havaí é um dos lugares mais econômicos do mundo para certificar-se
Passear pelos shoppings de Honolulu
Investir os passeios noturnos nos shoppings, tal como o Alamoana
Passear mais pelas áreas verdes e praias próximas a Waikiki
Gastar no mínimo 2 dias explorando os arredores de Waikiki
Comer e comprar souvenirs no International Market Place
Vale uma passada no Market Place, seja para comer ou comprar souvenir
Snorkel no Hanauma Bay em Oahu
Fazer snorkel e passar o dia todo na Hanauma Bay
Explorar a Cratera do Diamond Head
Tirar um dia para conhecer a cratera do vulcão e a vista de Waikiki
Assistir ao pôr do sol em Waikiki em Oahu
Escolher um bom lugar para ver o espetáculo do pôr do sol em Waikiki
Voar com a Mokulele de Oahu para outra ilha
Voos baratos entre as Ilhas do Havaí é com a Mokulele
Acredite leitor amigo, você vai precisar de um mínimo de 6 dias para realizar todas as dicas listadas acima! Acompanhem as nossas atualizações pelas redes sociais e fiquem de olho no que vem por aí!