Depois de conhecer o Yu Garden, tivemos outra grande surpresa passeando por Xangai: nós fomos conhecer um dos edifícios mais altos do mundo, o Shanghai World Financial Center (SWFC) , que atualmente é considerado o quarto maior prédio do planeta, um dos edifícios mais altos da China.

O SWFC de Xangai é superado em altura apenas pelo Burj Khalifa Tower, localizado em Dubai, nos Emirados Árabes, pelo Abraj Al Bait Towers, em Meca, na Arábia Saudita e pelo Taipei 101, que está localizado em Taipei, Taiwan.

Visitando o topo do quarto edifício mais alto do planeta

Uma das principais atrações de Xangai está relacionada à visita guiada oferecida aos milhares de turistas que visitam diariamente o World Financial Center, que é um arranha-céu que possui várias vertentes: possui escritórios, hotéis, salões de conferência, terraço de observação e lojas de varejo localizadas no primeiro andar, inclusive o fantástico hotel Park Hyatt de Xangai, um dos hotéis mais luxuosos da China, possui 175 quartos e suítes e está localizado neste edifício.

Apresentação sobre os maiores edifícios do planeta
Apresentação sobre os maiores edifícios do planeta

O passeio guiado até o topo de um dos mais altos edifícios da China começou com uma apresentação poderosa sobre Xangai. Uma maquete mostrou toda imponência de uma das maiores metrópoles do oriente e nos ambientou sobre o que conheceríamos logo a seguir. O Shanghai World Finance Center possui 492 metros de altura e 101 andares, a segunda maior estrutura da China, atrás somente da Canton Tower, na cidade Guangzhou.

Maquete de Xangai
Maquete de Xangai

Impossível não distinguir este edifício dos outros ao seu redor. Além de sua altura monumental, outro fator que facilita seu reconhecimento é a abertura em formato de trapézio (como um abridor de garrafas) localizada no topo do edifício. Uma ponte une os dois lados do trapézio,funcionando atualmente como um deck para observação, a propósito um dos mais altos do planeta.

Visitando um dos observatórios mais altos do mundo

Visual espetacular de uma das cidades mais importantes da China
Visual espetacular de uma das cidades mais importantes da China

Visitamos o Sky Walk, deck de observação onde milhares de turistas podem contemplar a paisagem impressionante de uma das mais massivas metrópoles do mundo. Este deck é realmente espetacular, está localizado no centésimo andar a uma altura de 474 metros. Sem dúvidas é o lugar que você vai querer visitar para obter a melhor vista de Xangai.

Visual incrível no topo do World Financial Center
Visual incrível no topo do World Financial Center

Este mega edifício chinês está localizado em Pudong, bairro central de Xangai, mais especificamente na estação Lujizui, acesso pela linha 2. Na oportunidade em que visitei o topo de Xangai, realizei esta atividade na parte da manhã, contudo deixo registrado aqui que o melhor é fazer no final do dia, já aprendemos em outros posts que o show de cores nos finais do dia podem render experiências espetaculares em observatórios de prédios gigantescos (assim como testemunhamos no One World Trade Center de Nova York). O custo para visitar o topo do edifício estava em 180RMB, o que era próximo de R$ 85,00.

A melhor vista que se pode obter da emblemática antena de Xangai
A melhor vista que se pode obter da emblemática Oriental Pearl Tower de Xangai

Boa parte dos visitantes sobem motivados a contemplar a beleza única da Oriental Pearl Tower, é o grande destaque do passeio! A Torre Pérola Oriental ou Torre Pérola do Oriente é uma torre televisiva localizada no distrito de Pudong, ao lado do Rio Huangpu. Com seus 468 metros de altura, é a torre mais alta da Ásia e a terceira mais alta torre do mundo. Não há lugar melhor para contemplar os edifícios de Pudong.

Paisagem dos edifícios no coração de Xangai
Paisagem dos edifícios no coração de Xangai

Certamente o maior dos desafios para uma edificação com 101 pavimentos (quase meio quilômetro de altura) é resistir às cargas horizontais intensas provocadas por ventanias e terremotos. O SWFC cumpre com os principais requisitos para suportar essas tensões. A complexa estrutura de imensas colunas de concreto periféricas é conectada por vigas treliça e diagonais metálicas. Existe também um núcleo com pilares parede, além de um sistema de amortecedores sincronizados que minimizam a ação dos ventos no arranha-céu.

Vista espetacular do coração de Xangai

Vista perfeita do Jin Mao Tower 11º arranha-céu mais alto do mundo
Vista perfeita do Jin Mao Tower 11º arranha-céu mais alto do mundo

Confesso que da altura dos mais de 100 andares desse gigante de concreto era possível contemplar uma vista espetacular! As pessoas pareciam ciscos no meio das calçadas, os carros pareciam maquetes, as rodovias pareciam ser desenhadas e os outros edifícios ao redor do observatório pareciam todos muito pequenos, realmente próximos aos nossos olhos, tão aguçados pela grandiosidade daquela paisagem.

Casas e avenidas que mais parecem maquetes observada da altura do World Financial Center
Casas e avenidas que mais parecem maquetes observada da altura do World Financial Center

Em um edifício como esses, a ideologia principal de uma edificação desse porte é a segurança. O SWFC exigiu padrões altíssimos de qualidade em sistemas de comunicação digital e de evacuação. A Bosch desempenhou um papel verdadeiramente fundamental no cumprimento de todas as exigências de segurança ao instalar quatro sistemas Bosch Praesideo neste mega edifício.

Telhados contrastam formando uma paisagem espetacular no topo do quarto mais alto edifício do planeta
Telhados contrastam formando uma paisagem espetacular no topo do quarto mais alto edifício do planeta

Para você ter noção do que é esse sistema, existem mais de 200 amplificadores e 4.500 altifalantes, conectados ao longo do meio quilômetro de altura do SWFC, nada mais nada menos do que um dos maiores e mais complexos sistemas de comunicação integrada instalados até então.

E aí você me pergunta, qual o resultado de toda essa potência? Um discurso inteligível e uma excelência em qualidade sonora, sem interferências ou falhas de sinal, em casos de emergência. E esse é apenas um dos padrões. Potência chinesa sem dúvidas! Já conhece esse lugar? Tem vontade de conhecer? Manifeste suas idéias na caixa de comentários que vem logo a seguir…

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *