Uma ótima dica de passeio urbano para você que vai visitar a cidade do Panamá é fazer um tour pelo Panamá Antigo (Panamá Viejo) e conhecer o legado que as missões jesuíticas deixaram para este país. O passeio é realizado na parte da cidade que foi fundada em 1673 e destruída em 1971, pelo pirata Henry Morgan. Desde então, esta cidade foi resguardada e preservada como patrimônio cultural panamenho e teve sua estrutura reforçada com a construção de paredes com grandes pedras justamente para evitar novos ataques piratas.

As ruínas de Panamá Viejo
As ruínas de Panamá Viejo

Ao adentrar o parque para o passeio é evidente notar o contraste entre grandes edifícios da parte desenvolvida da capital da atualidade e as ruínas de Panamá Viejo.

Nuevo Panamá e Panamá Viejo
Nuevo Panamá e Panamá Viejo

Da mesma forma que os muros da cidade, vários edifícios religiosos, militares e civís foram restaurados e se transformaram na referência turística urbana da cidade do Panamá (depois do Canal). A visitação pública é liberada, claro que com as necessárias moderações, e esta é uma sugestão de passeio interessante para ser feito em meio período de caminhadas tranquilas pelo que sobrou do passado do Panamá.

Sítio Arqueológico de Panamá Viejo
Sítio Arqueológico de Panamá Viejo

“Convento de las Monjas de la Concepción”

Convento das freiras de La Concepción
Convento das freiras de “La Concepción”

O convento está construído na parte Oeste de Panamá Viejo, na chamada “Calle de la Empedrada”, uma das mais importantes da época. Ao fim do século XVI, religiosos provenientes do Convento de Santa Clara de Lima (Peru), chegaram ao Panamá, com a intenção de prestar amparo e proteção a mulheres solteiras e viúvas. Com este objetivo, foi construído o “Convento de las Monjas de la Concepción” em 1.597.

Visão Geral das Ruínas
Visão Geral das Ruínas

Na atualidade, as ruinas do Convento estão muito bem conservadas, com respeito ao resto de todos os monumentos do Conjunto Monumental Histórico de Panamá Viejo. Dentro do recinto se destacam uma igreja e uma cisterna. Da igreja, que está construída a direita do lugar, se conservam os muros do presbitério e o altar, separados por dois arcos. Do lado esquerdo do altar se encontra em sua planta baixa o que provavelmente foi uma pequena capela ou oratório, e na planta alta um lugar onde as freiras assistiam às missas. Opostas a essas slas, está o que eu creio que foi a sacristia e o batistério. É fácil distinguir parte da igreja no centro do terreno onde se encontrava o pátio.

“Convento de Los Jesuítas”

Convento de Los Jesuítas
Convento de Los Jesuítas

Graças ao recente trabalho de reestruturação e conservação realizado no ano de 2003, é evidente ver que uma mistura de lama foi usada nas paredes para juntar as pedras, em vez de argamassa de cal. Atualmente pode-se caminhar e observar o traço e partes dos muros da igreja e do convento.

“Torre da Catedral”

Torre da Catedral
Torre da Catedral

A catedral é com certeza o monumento mais importante de “Panamá Viejo” e sua torre é o elemento de principal do sítio arqueológico e o que mais impressiona, remetendo-nos à realidade de quando este lugar foi habitado. Esta torre é considerada o monumento emblemático do Panamá. Construída em alvenaria com madeira, está disposta em forma de cruz.

Estátua de Morelos – México a Panamá

Estátua de Morelos - México a Panamá
Estátua de Morelos – México a Panamá

Existem certas pessoas que deixaram seus nomes marcados na história da América Central. Morelos foi um deles. Padre e líder rebelde revolucionário, Morelos comandou a Guerra da Independência do México. Estas são apenas algumas das várias localidades que você pode visitar ao conhecer o sítio arqueológico de Panamá Viejo, na capital do Panamá.

Velho Panamá - Ótima opção de passeio alternativo na cidade do Panamá
Velho Panamá – Ótima opção de passeio alternativo na cidade do Panamá

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *