Depois de viajar por horas agradáveis em meio á Serra do Faxinal e suas estradas que remetem a um passado distante tão presente ainda na vida dos locais, conhecemos a cidade de Praia Grande ainda em Santa Catarina para depois continuarmos nosso caminho rumo ao topo das serras, já no estado do Rio Grande do Sul. A viagem foi muito interessante pois subimos pouco menos de mil metros com relação ao nível do mar admirando a mudança de clima/vegetação e relevo até finalmente chegarmos a Cambará do Sul, na região dos Campos de Cima da Serra. Alguns minutinhos depois dirigindo por uma estradinha de chão, chegávamos ao último ponto de apoio dessa viagem pela Rota dos Cânions – o Parador Casa da Montanha Ecovillage

Com origens vinculadas ao Parador Casa da Montanha de Gramado, o Parador Ecovillage é uma produção exclusiva deste que é um dos hotéis mais charmosos do Brasil! Logo na chegada, que aconteceu por volta das 3 da tarde, ainda quando realizávamos o check-in, fomos recepcionados justamente na hora do chá da tarde. Bolachas, rosquinhas, uma delícia de torta, chás de infusão de vários sabores, café quentinho passado na hora e elas, que sempre estão lá disponíveis para as excelentes recepções deste povo – as cachaças artesanais em diversos de seus mais alternativos sabores.

Chegada ao Parador Casa da Montanha em Cambará do Sul
Chegada ao Parador Casa da Montanha em Cambará do Sul

Com tudo pronto fomos conhecer as nossas barracas! Exatamente isso,estimado leitor! Os hóspedes do Parador Casa da Montanha possuem várias barracas térmicas que foram desenvolvidas para proporcionar o máximo de integração com a natureza e sustentabilidade com o meio ambiente ao qual foram construídas – a inspiração básica veio dos lodges africanos e acreditem, se são tão belas por fora, vocês devem continuar lendo para ver como elas são em seu interior!

Visão geral das hospedagens do Parador Casa da Montanha
Visão geral das hospedagens do Parador Casa da Montanha

Ao adentrar as cabanas a exclamação básica é praticamente a mesma por todos, aquele UAAAU!! mesmo! Estilo e alto nível na personalização de todos os detalhes dentro de cada uma das barracas. Desde a vista panorâmica dos campos até a estrutura charmosa de cada uma das alternativas de hospedagem, o Parador Casa da Montanha não deixa a desejar quando o assunto é proporcionar exclusividade a seus hóspedes.

Luxo e requinte - alto nível no interior das barracas
Luxo e requinte – alto nível no interior das barracas

O objetivo com as barracas térmicas é proporcionar o máximo de integração com a natureza sem abrir mão de luxo e requinte. Além de serem preparadas para suportar o frio da região, elas foram projetadas em dois padrões, luxo e suíte; as primeiras possuindo sempre a alternativa entre cama de casal ou solteiro, calefação, lençol térmico, ventilador de teto, banheiro e lavabo. Já as suítes possuem sala com sofá cama, cama de casal box, frigobar, calefação, lençol térmico, TV e DVD, ventilador de teto, banheiro com chuveiro, banheira de hidromassagem externa e sacada. Já no caso da barraca luxo, o chuveiro da acomodação fica em um recinto chamado “casa de banho”, localizada próxima das barracas, com banheiros individuais equipados com calefação, secador de cabelos, chinelo, espelho, toalhas e ítens pessoais de banho (shampoo, condicionador e sabonete). Há inclusive algumas das alternativas que possuem jacuzi na varanda com vista para os campos.

Deixamos as nossas bagagens nas nossas respectivas barracas e saímos caminhando para conhecer os arredores.

Belos campos abertos nos arredores - contato com a natureza!
Belos campos abertos nos arredores – contato com a natureza!

Caminhando por uma trilha que desce até o Rio Camarinhas, o visitante vai sendo saudado pelo explêndor da natureza dos Campos de Cima da Serra. A vista panorâmica do Parador Casa da Montanha Ecovillage é simplesmente surpreendente! Os campos abertos proporcionam uma sensação incrível de paz e liberdade! Depois de muitas fotos pulando de alegria por estar em um lugar tão abençado com belezas naturais, partimos para uma caminhadinha leve no meio das matas de araucárias – os bioindicadores cravados nos troncos de boa parte das árvores da região delatavam a hiper-qualidade do ar que corre por essas serras – convite a respirar fundo e esquecer a poluição das metrópoles!

Belíssimas árvores e indicadores naturais delatam a pureza do ar
Belíssimas árvores e indicadores naturais delatam a pureza do ar

Alguns minutos depois voltamos até a sede do Parador Casa da Montanha para planejarmos como seria o nosso fim do dia – queríamos muito apreciar o pôr do sol de um ponto de vista bem interessante. Decidi ir com o Leandro de bicicleta até um dos pontos mais altos da região para registrarmos o belo espetáculo singular de cada dia! Não demorou muito e o Coiote Adventure já estava lá com sua superVAN e todos os outros integrantes do grupo – é claro que o casal AventuraMango decidiu ir fazendo uma bela caminhada e todos nos encontramos por volta das 5:45 da tarde. Câmeras a postos e eis que veio a deliciosa surpresa…

Fim do dia com direito a pôr dos sol regado a champagne e ofurô pra relaxar!
Fim do dia com direito a pôr dos sol regado a champagne e ofurô pra relaxar!

Em um simpático oferecimento do Marcos da Coiote Adventure, brindamos com espumante aquele final de dia especial no Rio Grande do Sul e esperamos o sol se pôr. Sem muita pressa voltamos para o Parador, cada viajante voltou até sua barraca e combinamos de nos encontrar em alguns minutos para um chimarrão no ofurô! Estávamos prontos para encerrar o dia e viver as delícias que a noite no Parados nos reservavam.

E com o cair da noite, a temperatura também foi caindo, as luzes se acendendo e a beleza resplandecendo… A iluminação realçava o caminho para as barracas e dava vida ao Parador durante a noite! Todos se reuniram na sede para iniciarmos as degustações do jantar desta Ecovillage em Cambará do Sul.

Beleza da iluminação do Parador Casa da Montanha
Beleza da iluminação do Parador Casa da Montanha

Restaurante e Refeições no Parador Casa da Montanha

Nossa primeira refeição no Parador foi cheia de expectativa e curiosidade. Estavamos todos ávidos por comprovar o alto nível que nos fora apresentado em sua estrutura agora espelhado na forma gastronômica. Eis que veio a entrada chegou, uma saladinha básica de tomatinhos (muito doces!) e salada verde, não demorou muito e o prato principal e logo depois a sobremesa…, sirvam-se a vontade das montagens a seguir 😀

Gastronômia de altíssimo nível no jantar do Parador da Montanha
Gastronômia de altíssimo nível no jantar do Parador da Montanha

Em finais de semana é servido um belo buffet com comidas típicas da região, um belo motivo para voltarmos a visitar o Parador na próxima vez que der um pulinho no sul do Brasil.

Nos dias de semana existe um aviso na recepção sobre o menu do dia e bastava informar a preferência para ser muito bem servido algumas horas depois no salão belamente iluminado e decorado com a fineza de vários detalhes rústicos.

Jantar no Parador Casa da Montanha - Cambará do Sul/RS
Jantar no Parador Casa da Montanha – Cambará do Sul/RS

O café da manhã é outro espetáculo a parte! Uma mesa farta nos recebeu pela manhã do dia seguinte repleta de guloseimas típicas da região – bolos, biscoitos, geléias, cremes, salames, presuntos e queijos, doces, frutas e sucos naturais.

Pães de vários estilos (e sabores também!!) estavam a nossa disposição para fazermos sanduíches ou até mesmo degustarmos com café ou chá – baterias recarregadíssimas, era hora de partir para o último ponto de visitação desta bela viagem – o topo do Canyon Fortaleza e o Parque Nacional da Serra Geral, assuntos do próximo post dessa série sobre os Cânions da fronteira entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Café da manhã com riqueza de variedades
Café da manhã com riqueza de variedades

Além de desfrutar do luxo, requinte e alta gastronomia ofertados pelo Parador Casa da Montanha, existem séries de opções de lazer e entretenimento assim como um pouco do observado nesta matéria – bicicletas podem ser utilizadas a vontade pelos hóspedes, caminhadas livres pelos campos, pode ser também feito o agendamento com prévia antecedência para visitar os cânions e algumas cachoeiras.

O visitante também pode optar por um passeio guiado a cavalo pela região, banhos em rios e trekking por todo arredor. Visite também a galeria de fotos do Parador Casa da Montanha e aprecie as belas paisagens ás quais fomos brindados em nossa estadia por lá!

Serviço

Endereço: Estrada do Faxinal, s/n – Morro Agudo, Cambará do Sul – RS, 95480-000
Telefone: (54) 3504-5302 Site: paradorcasadamontanha.com.br

Adventure Bloggers


Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
3 comentários publicados
  1. Parabéns grande Luiz!

    O post-review ficou fantástico.

    Ótimos textos e lindas fotos 😉

  2. Amei a reportagem, Meu filho e esposa estão no parador.A próxima viagem seremos nós : Eu e meu esposo e quem sabe eles também voltarão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *