Esta é a matéria que mais aguardei por escrever. Como vocês já sabem, participei do 2º BlogTurFoz, que aconteceu em março deste ano de 2012 na cidade de Foz do Iguaçu. Desde então este blogueiro vem escrevendo todos os detalhes sobre os passeios que realizamos, lugares que visitamos, vários restaurantes que realizamos nossas refeições e documentamos aqui toda nossa rotina nesses dias de exploração da fronteira tripla entre Brasil, Paraguai e Argentina. Desde então, viemos publicando todas as matérias em ordem cronológica, como realmente aconteceram na prática. Até então já foram mais de 20 publicações com as mais variadas dicas e opções sobre Foz e seus arredores e depois de termos abordado nosso gradioso dia nas Cataratas do Iguaçu, chegou a vez de relatar o encontro com os bichos que vivem no Parque das Aves.

O Parque das Aves está localizado exatamente nas proximidades da entrada do Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu. Você pode ir tranquilamente durante o horário de funcionamento e adquirir seu ingresso na portaria. Recomendo muito que você planeje com antecedência a sua visita até este lugar, visto que vale a pena ter tempo suficiente para brincar com os animais, tirar fotos, caminhar pelas dependências desse verdadeiro zoológico de aves. Quer uma outra ótima recomendação? Então faça um combo e visite logo pela manhã as Cataratas, almoçe no Restaurante Porto Canoas com tranquilidade e deixe a tarde para o Parque das Aves.

Entrada do Parque das Aves
Entrada do Parque das Aves

Eles possuem cerca de 1.000 aves de 150 espécies brasileiras, além de outros vários exemplares exóticos e em processo de extinsão, constituindo-se assim como o maior parque de aves da América Latina. Fomos recepcionados pela Karin Wanda, que fez questão de nos acompanhar do princípio ao fim do tour, explicando sempre com muito carisma todos os detalhes sobre as aves, o habitat natural criado para abrigá-las e esclarecendo todas as dúvidas que surgiam. E não só a Karin, mas todos os mais de 100 colaboradores do Parque das Aves de Foz do Iguaçu estão de parabéns pelo trabalho realizado! Animais sadios e belíssimos, um tratamento diferenciado para com todos os visitantes e muita disposição para manter toda essa estrutura impecável.

E um post com esse tema merece muitas fotos não é mesmo?! Temos algumas realmente incríveis! Economizando um pouco então nos parágrafos, vamos direto a nossas “cerejinhas do bolo”, começando pelos belos flamingos que encontramos logo ao adentrar o Parque.

Flamingos no Parque das Aves de Foz do Iguaçu
Flamingos no Parque das Aves de Foz do Iguaçu

Perceberam nessa última foto a quantidade de bichos? Na realidae isto é um truque utilizado com espelhos, para ajudar na ambientação ao habitat proporcionado pelo parque e auxliar na reprodução. O reflexo das aves nos espelhos dá a impressão a elas de que estão em um bando enorme, proporcionando segurança e bem estar aos animais.

Quando visito lugares assim, sinto-me na obrigação de ter uma lente com zoom suficente para fazer belas fotos dos rostos dos animais. Além disso, o zoom na lente faz com que eu possa ter a liberdade de capturar as aves em diversos ângulos, o que me proporciona resultados muito satisfatórios. A seguir temos o Guará Vermelho, típica ave do Delta do Parnaíba, pássaro com sério risco de extinsão por conta da caça indiscriminada – sua carne é deliciosa e suas penas chegam a ser exportadas para confecções internacionais.

Guará Vermelho
Guará Vermelho no Parque das Aves

Como podemos averiguar, existem vários pássaros praticamente extintos que estão sendo criados em cativeiro aqui com a expectativa de reprodução e ampliação da população de cada espécie. Um exemplo é o Grou-coroado, ave que nunca havia visto em toda a minha vida até então, que leva o apelido de “supla” do Parque das Aves – ela possui uma plumagem branca acinzentada na cabeça que proporcionaram esse incrível visual para minhas lentes.

Grou Coroado - O supla do Parque das Aves
Grou Coroado – O supla do Parque das Aves

Este parque não é somente o lar de aves – existem vários outros tipos de bichos, tais como répteis, anfíbios, quelônios e algumas espécies de peixes, espere encontrar por lá até mesmo algumas cobras/serpentes e jacarés.

Há também peixes, répteis e até alguns quelônios (tartarugas)
Há também peixes, répteis e até alguns quelônios (tartarugas)

São tantas espécies de aves e animais, tantos bichos lindos, totalmente acessíveis que chega ser complicado tentar mencionar todas as espécies que conseguimos registrar durante as poucas horas que estivemos caminhando nas dependências desse parque. Ainda acreditava ser bom conhecedor de aves, por morar em um estado (Goiás) que possui muitos animais que podemos encontrar livremente no cerrado, mas certas espécies são realmente de impressionar qualquer visitante.


O visitante caminha no viveiro com diversas espécies de aves

Era difícil conter a empolgação! Para todos os lados que você aponte a sua câmera, conseguirá focar belíssimos animais. Um outro tucaninho muito dócil que existe por lá é este do bico verde, uma espécie de tucano nativa da região da Tríplice Fronteira. Ele tem a garganta e o peito amarelo e seu bico é verde. Eles vão tentar te morder, comer o que você tiver em seu corpo (seu relógio, pulseira, colar) mas são muito amigáveis!

Liberdade total para interagir com os bichos
Tucano com Bico Verde – Liberdade total para interagir com os bichos

E o melhor momento foi mesmo quando adentramos o gigantesco viveiro das araras e tucanos. Alguns desses animais até vivem soltos no meio do Parque, voando de um lado para o outro, mas a grande maioria fica concentrada em uma área fechada com telas – foi uma festa de cores, sons e luzes!

Os blogueiros do BlogTurFoz se esbaldando com os animais
A galera do BlogTurFoz curtindo os animais do Parque das Aves

E agora os astros desse passeio! Vários animais consquistaram a atenção das minhas lentes, mas de todos, os quatro animais que vem a seguir foram os mais fotogênicos. A começar pela belíssima Arara-Azul, animais em extinsão que estão conseguindo se reproduzir com sucesso. Resultado do esforço e dedicação dos colaboradores do Parque das Aves.

Belíssimas araras azuis
Belíssimas araras azuis

As amarelinhas, Ararajuba, que também são conhecidas por Guaruba u Aratinga, elas são pequeninas, chegam no máximo a 35 centímetros de comprimento, mas são destaques em qualquer viveiro que estejam: a coloração de suas penas parece incandescer conforme a luz do dia variava. Também é um animal que corre sério risco de sumir da natureza pela caça ilegal.

Ararinhas amarelas
Ararajuba – Ararinhas amarelas

Outros animais que também mereceram total atenção foram as araras vermelhas. Com praticamente o mesmo tamanho de suas irmãs azuis e pouco maior do que as amarelas, elas ficam todas juntas neste grande viveiro do Parque das Aves de Foz do Iguaçu.

Araras vermelhas, azuis e ararauna coloridas
Araras vermelhas, azuis e ararauna coloridas

E o animal que cedeu sua imagem para a capa desta matéria, o tucano. Existem várias espécies e muitos deles estão totalmente livres, prepare-se para ser surpreendido por um de seus voos rasantes!

Tucano Parque das Aves
Você vai ver vários tucanos

E pra fechar com chave de ouro, ainda tivemos a oportunidade de estar por alguns minutos com várias araras-canindés, que é uma das espécies mais famosas de araras e que também corre sério risco de extinsão. Praticamente já não existem mais indícios em vários lugares da América do Sul devido a alta atividade predatória do homem.


Arara-canindé (Ara ararauna)

Lugarzinho sensacional não é mesmo?! E você já conheceu o Parque das Aves de Foz do Iguaçu? Já visitou algum outro lugar com tantos animais incríveis quanto os que apareceram nessa matéria?! Compartilhe agora mesmo suas experiências na nossa caixa de comentários que vem logo a seguir!

Serviço

PARQUE DAS AVES
Endereço: Av. das Cataratas, km 17.1 Foz do Iguaçu – Paraná/Brasil | Tel: 55 (45) 3529 8282
Site: www.parquedasaves.com.br | Fã Page: www.facebook.com/parquedasaves | Twitter: @ParqueDasAves
Valor da entrada: R$ 20.00 (24/04/2012), funciona diariamente das 8h30 às 17h30

BlogTurFoz

Participaram do 2º BlogTurFoz de 13 a 18 de Março de 2012

Os Blogueiros – Alexandra Aranovich ( Café Viagem), Anna Martinelli (Finestrino), Beatriz Mignolo (Viaje no Detalhe), Cidilan da Apresentação (Se Pluga no Mundo), Clarissa Comim (Viagem e Viagens), Daniella Mendes (Dicas e Turismo), Gleiber Oliveira (Andarilhos do Mundo), Jonathan Pádua (Eu Vou de Mochila), Luiz Jr (Boa Viagem), Marcos Coqs (Blog Viajão), Maurício Oliveira (Aventureiros), Monique Ribeiro (Diário Radical), Roberta Martins (Territórios) e Vivian Dornelles (Dicas de Viagem)

Realização: Trilhas e Aventuras e Loumar Turismo em Foz do Iguaçu Patrocínio: Hotel Bella Italia e Itaipu Binacional Apoio: Gol Linhas Aéreas Inteligentes

Os Parceiros – Churrascaria Rafain Show – CityTour Histórico – Hotel Águas do Iguaçu – Restaurante Bufalo Branco – Cataratas do Iguaçu – Trilha do Poço Preto – Macuco EcoAventura – Restaurante Porto Canoas – Parque das Aves – Cataratas Argentina – Iguazú Argentina – Restaurante La Selva – Gran Aventura – Iguassu Jungle Explorer – Shopping Del Este – SAX Department – Dutty Free Shop Argentina – Restaurante El Quincho Del Tio Querido – Rafain Chopp – Woods – Cataratas JL Shopping

Apoiadores – MolecoPulp EdiçõesZupper

Dica: Saiba mais sobre o Projeto BlogTur e leve essa Ação de Marketing de Turismo para promover o seu destino nas mídias sociais. Acompanhe o evento pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e as atualizações na Fanpage do BlogTur no Facebook.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
1 comentário publicado
  1. Se você estava ansioso para escrever esse post, eu estava ansioso para vê-lo pronto! Nunca vou esquecer a sua animação de criança quando ganha brinquedo novo quando te largaram lá dentro, ehehehehe. Legal você também compartilhar esse seu entusiasmo com todos nós por aqui! Falou, bro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *