Vejam bem o que aconteceu recentemente: os cartórios ganharam a autorização necessária para emitir passaportes e carteiras de identidades em todo o território nacional. Sim, é isso mesmo que você acabou de ler: emitir passaporte no cartório agora é uma realidade em território nacional. Para a emissão do RG ainda é necessário que a associação local dos cartórios formalize o convênio com a Secretaria de Segurança Pública dos Estados.

Passaporte no cartório

Com relação à emissão de passaportes, o convênio deverá ser firmado entre a Polícia Federal e a associação nacional dos cartórios de registro natural. Em ambas as situações será necessário que os acordos passem por análise e homologação do Poder Judiciário.

Para convênios locais a homologação e análise serão responsabilidade dos tribunais estaduais, enquanto para a emissão de passaportes serão tramitadas pela Corregedoria Nacional de Justiça, que será a responsável por avaliar diversas variáveis, tais como a viabilidade jurídica, técnica e também financeira. A PF continuará a emitir o passaporte normalmente.

Este convênio vai permitir o compartilhamento do cadastro de informações dos cidadãos brasileiros com os cartórios, que deverão colher as digitais e confirmar junto à PF a identidade de quem solicitar o documento. Os cartórios também poderão realizar a renovação dos passaportes, autorização esta que deverá ser repassada aos cartórios de registro civil. Claro que para realizar esse serviço será necessário pagar uma taxa extra.

O que você achou dessa medida?

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
2 comentários publicados
  1. Tenho viagem Dubai 12/04 e meu passaporte vencer em 2020.
    Preciso renovar mas estou sem tempo pelas viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *