No dia seguinte ao passeio da pranchinha VIP com o Receptivo Atalaia em Fernando de Noronha parti rumo a outra atividade muito praticada pelos turistas que visitam o paraíso brasileiro: um passeio de barco pelo Mar de Dentro, também com a galera do Atalaia.

O tour é bem tranquilo e consiste basicamente em um viagem de 4 horas pelos pontos principais do lado noronhense voltado para o continente.

Passeio de barco em Noronha

O transfer do receptivo passa nas pousadas recolhendo os turistas entre 8:30 e 9 da manhã e conduz todos até o Porto de Santo Antônio, onde todos devem apresentar o ingresso do Parque Marinho, ou simplesmente confirmar o CPF.

Este é um dos passeios que requer obrigatoriamente a compra da permissão de entrada (R$ 75 para brasileiros e R$ 150 para estrangeiros).

Uma vez confirmado, basta aguardar a chamada para embarcar. Enquanto isso é claro que vale a pena fotografar à vontade, afinal de contas estamos em um dos portos mais lindos do nosso Brasil.

passeio de barco em Noronha
Passeio de Barco em Fernando de Noronha

Uma vez embarcados, vagarosamente começamos a deslizar pelo oceano que banha a costa noronhense, primeiramente em sentido ao ponto mais ao sul do arquipélago: a Ponta da Sapata. Este é um passeio para várias pessoas, assim como pode ser conferido na montagem anterior.

Caso o visitante esteja viajando em um grupo de amigos pode ser bem interessante contratar a pranchinha VIP, pois além de ter uma bela churrascada no final, que faz muito bem as vezes do almoço, o tour fica mais reservado, para no máximo 10 pessoas e consequentemente pode-se fazer mais atividades.

O pessoal todo da embarcação ficou angustiado querendo encontrar com os golfinhos, mas infelizmente nesta oportunidade eles não apareceram, ou seja, outro motivo para NÃO fazer APENAS um passeio de barco em uma viagem a Noronha. Eu fiz três passeios embarcados (prancha VIP, passeio de barco e o mergulho com a Atlantis), apenas no primeiro e no último consegui ver golfinhos (e inclusive escutar os sons deles enquanto mergulhava =])

Navegando até um dos extremos da Ilha - a Ponta da Sapata
Navegando até um dos extremos da Ilha – a Ponta da Sapata

A grande vantagem do passeio de barco é o quesito custo x benefício. Quem não mergulha pode achar simplesmente mais interessante entrar no barco, recorrer os pontos mais bonitos, e simplesmente dar uma nadada apenas na parada que é feita no Sancho assim que a embarcação retorna da Ponta da Sapata (montagem anterior). Outro ponto interessante é conseguir conhecer as principais praias do Mar de Dentro, com todos os detalhes muito bem explicados pelo guia da Atalaia que vai à bordo, e poder contemplar as paisagens de ambos os lados do Morro do Pico.

Sem dúvidas o momento mais esperado por todos é a paradinha pra mergulhar nos corais do Sancho. Não dura mais do que 40 minutos, mas é suficiente para explorar com calma alguns dos melhores lugares para ver os cardumes na praia mais bela do Brasil. Um prato cheio pra quem ama mergulho livre na apneia e também para as famílias que querem um mar calminho para brincar com a criançada (todos devidamente utilizando coletes salva-vidas).

Como o blogueiro também ama travar a respiração, fomos um pouco mais fundo e encontramos tartarugas pairando sobre os corais dourados, peixes exóticos e cardumes realmente coloridíssimos.

passeio de barco em Noronha: Parada para um mergulhinho nos corais do Sancho
Parada para um mergulhinho nos corais do Sancho

Depois da hora do mergulho, é tempo de seguir adiante rumo às Ilhas Secundárias, ponta inversa à Sapata.

O interessante é ver como o Sancho está exatamente no meio desse passeio, sendo uma parada bastante estratégica, que ajuda a todos evitarem o mal estar de uma navegação constante, porém ainda assim é comum ver crianças e alguns adultos marinarem, mas basta relaxar e curtir o balançar das ondas, firmar a vista em pontos fixos no horizonte e desfrutar deste que é realmente um passeio bem tranquilão.

Depois de mergulhar nas águas cristalinas do Sancho, deixei minha câmera a posto pois era hora de fotografar as belas paisagens no meio do caminho.

Retornando pelo Mar de Dentro contemplando de perto os 2 irmãos
Retornando pelo Mar de Dentro contemplando de perto os 2 irmãos

E não era preciso muito esforço para ter fotos incríveis. Tampouco uma câmera profissional. Com o próprio celular era possível registrar fotos fantásticas das paisagens noronhenses contempladas desde o oceano. Quando já havíamos vencido o caminho entre o Morro Dois Irmãos e as praias paradisíacas dos Americanos, Bode e Boldró, enfim veio a belíssima vista do Morro do Pico, sempre imponente figura característica em grande parte dos planos de fundo das fotos registradas em Fernando de Noronha.

Morro do Pico em Fernando de Noronha
Morro do Pico em Fernando de Noronha

A embarcação continua em seu roteiro até a ponta norte do arquipélago – era hora de ver a imagem do Morro do Pico com o Morro Dois Irmãos bem distantes, estávamos próximos às Ilhas Secundárias, quase finalizando nosso passeio de barco.

As formações rochosas rendem fotos de texturas sensacionais e o azul do mar, meus estimados leitores, é aquele azul convidativo para um mergulho com cilindro, exatamente a atividade que realizei no dia seguinte a esse passeio de barco.

Navegando pelo azul intenso de Noronha até as Ilhas Secundárias
Navegando pelo azul intenso de Noronha até as Ilhas Secundárias

Mas esse é o assunto da nossa próxima matéria sobre Fernando de Noronha – o mergulho com cilindro que fiz na Laje Dois Irmãos e Caverna da Sapata com a Atlantis Divers.

Depois de apreciar esse mar que se transformou na minha referência para a cor azul-marinho, voltamos para o Porto, de onde o transfer já nos aguardava para deixar a todos em suas pousadas, era hora de buscar algo para comer e aproveitar mais o arquipélago, querem saber o que fiz na parte da tarde?! Não deixem de acompanhar nossas próximas matérias 😉

Serviço

Atalaia Receptivo
Produto: Passeio de barco pelo Mar de Dentro
Endereço: Rua Eurico Cavalcanti de Albuquerque – Alameda Boldró – s/n
Fernando de Noronha/PE CEP:53990-000 | Telefone: 081 3619-1328
E-mail: [email protected] | Site:atalaia-noronha.com.br
Para valores dos passeios entre em contato e mencione que viu esta matéria!
Este passeio foi uma cortesia do Atalaia Receptivo ao Blog Boa Viagem

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *