Nosso segundo dia na Cidade do Panamá com a Bosch World Experience prometia ser o mais intenso, com atividades incríveis relacionadas ao Lago Gatúm e o rio que corta o Panamá conectando o Mar do Caribe ao Oceano Atlântico. Acordamos bem cedinho, nos fartamos com o excelente café da manhã oferecido pelo Hard Rock Hotel e rompemos rumo a um passeio de barco que nos proporcionaria uma profunda experiência de contato com a natureza que reside às margens do Canal.

A oferta do Jungle Land é sem dúvidas o complemento da experiência panamenha para quem visita o país pela primeira vez. Eu tive muita sorte de não ter visitado as eclusas de Miraflores até então, sinceramente não poderia ter sido mais impressionante conhecer esse lugar com esses caras 🙂 De nada adianta visitar o Canal do Panamá e conhecer toda sua estrutura grandiosa sem viver as atividades oferecidas pelo pessoal do Jungle Land.

Passeio de barco e kayaking na Cidade do Panamá
Passeio de barco e kayaking na Cidade do Panamá

Fico realmente fantasiado cada vez que Deus me concede uma oportunidade de voltar ao Panamá! Fazer um passeio como esse, que complementou brilhantemente a visita realizada na parte da tarde ao Canal do Panamá, nos fez compreender os motivos pelos quais o staff do Jungle Land sempre dizia que não deveríamos apenas visitar o Canal, mas VIVÊ-LO! Esta experiência nos faria mergulhar na vida selvagem existente nos arredores do Lago Gatún, um gigantesco lago artificial extremamente importantíssimo para a perpetuação das espécies nativas da região, bem como fundamental para as embarcações que trafegam pelos 33 kilômetros do Istmo Centro-americano.

O Istmo é uma estreita porção de terra entre o Mar do Caribe e o Oceano Pacífico que foi formada há mais de 3 milhões de anos atrás quando os continentes se juntaram, impossibilitando assim a comunicação entre ambos os lados do planeta. Foi esse pequenino pedaço de terra o responsável pela mixigenação de várias espécies de plantas e animais, sendo que este é o principal motivo do Panamá ser a residência de tamanha diversidade natural.

Tomando banho de rio e pulando de uma cachoeira em Panama City
Tomando banho de rio e pulando de uma cachoeira em Panama City

O Lago Gatúm foi construído entre os anos de 1907 e 1913 devido às obras de edificação da represa de Gatúm, localizada no Rio Chagres. Foi com grande satisfação que passeamos de caiaque por suas águas até o momento em que este gigantesco lago se transformou em um pequeno riacho com uma bela cachoeira, super convidativa para aliviar o calor intenso tão tradicional neste país.

Em nosso caminho fazíamos paradas frequentes para apreciar a natureza, foi bem legal ter a oportunidade de apreciar esses animais em seu habitat natural enquanto nos divertíamos cruzando os obstáculos que iam aparecendo em nosso caminho rumo à cachoeirinha.

Vida selvagem contrastando com grandes embarcações lotadas de containers
Vida selvagem contrastando com grandes embarcações lotadas de containers

Depois do banho refrescante no pequenino riacho, voltamos até nosso ponto de partida no tour de caiaque, a sede da Jungle Land, um Lodge Flutuante que inclusive pode receber visitantes que optam por passar a noite no meio da floresta. Equanto nosso almoço panamenho não ficava pronto tivemos a oportunidade de nos divertir pulando no lago desde uma alta plataforma, além de entrar em contato com animais típicos (cobras, lagartos, pássaros em geral). Depois que a barriga ficou cheia, descansamos em umas redes, porém parece que o meu almoço me fez ficar pesado demais…

Tempo de diversão na Jungle Land - Panamá - América Central
Tempo de diversão na Jungle Land – Panamá – América Central

Depois desse tour, nos organizamos para voltar ao deck principal e partímos para a visita ao Canal do Panamá, motivo principal de nossa viagem até este país, onde descobrimos que motores Bosch fazem o controle do nível de água em gigantescas piscinas, responsáveis por nivelar grandes embarcações repletas de containers com o nível de água do Oceano Pacífico. Enquanto o post não vai ao ar, que tal se assistir a alguns vídeos que registrei nesse passeio com a Jungle Land?

Assista a alguns vídeos sobre essa matéria


BWE 2014 [ PANAMA ] – Jungle Land – banho de cachoeira


BWE 2014 [ PANAMA ] – EcoTour Jungle Land


BWE 2014 [ PANAMA ] – Caminhando pela mata no Panamá


BWE 2014 [ PANAMA ] – Mico Panamenho


BWE 2014 [ PANAMA ] – navegando pelo rio onde está o Canal do Panamá


Autor
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *