Exploramos recentemente as principais cidades da Rota Cultural no estado considerado coração cultural do México. Foram 5 dias conhecendo as principais cidades do estado de Guanajuato, entre elas exploramos o Centro Histórico e arredores de San Miguel de Allende, incluindo algumas atividades de aventura, para depois conhecer o berço da independência mexicana em Dolores Hidalgo.

Até então não havíamos visitado a capital do estado de Guanajuato, cidade que também leva o mesmo nome. Foi realmente muito especial a forma na qual a Secretaria de Turismo planejou a nossa introdução à histórica cidade de Guanajuato, realmente foi espetacular adentrar as ruas históricas depois de percorrer 15 quilômetros em uma Mountain Bike desde o topo da Sierra de Santa Rosa até as ruas principais desta belíssima cidade.

Em uma mountain bike rumo a Guanajuato
Em uma mountain bike rumo a Guanajuato

Nosso passeio começou ainda na sede da empresa Turismo Alternativo em Guanajuato e boa parte do percurso é realizado em altitudes próximas aos 2.000 metros do nível do mar. É um passeio cênico! As paisagens são definitivamente espetaculares, assim como o próprio percurso. Nós passamos por povoados muito humildes conectados entre si por estradas de terra que margeiam as serras desta região no México. O percurso é composto em sua grande maioria por curvas e descidas. Paramos várias vezes no decorrer do percurso para nos agruparmos novamente e seguir o caminho juntos.

Visual incrível dos campos verdes nos arredores de Guanajuato
Visual incrível dos campos verdes nos arredores de Guanajuato

Realmente as paisagens eram espetaculares. Muito verde contrastando com os tons pastéis das construções e por vez ou outra encontrávamos os resquícios da exploração de minérios em nosso caminho. Na montagem anterior você pode contemplar a vista que eu obtive do topo de uma velha estrutura metálica utilizada como suporte para a extração de cascalho rico em minérios. Em alguns momentos inclusive chegava a acreditar ter voltado no tempo ao passar por igrejinhas em cores vibrantes com arquitetura colonial e casarões de pedra que pareciam estar abandonados.

De bicicleta por vilarejos históricos em Guanajuato
De bicicleta por vilarejos históricos em Guanajuato

Fomos descendo pelas colinas sempre passando por diferentes aglomerados populacionais conectados à cidade de Guanajuato. Alguns dos lugares que visitamos foram Santa Rosa de Lima, Santa Rosa de Abajo e o Mineral del Monte de San Nicolás, sempre parando para explorar os resquícios deixados pela alta temporada de mineração neste estado, a propósito ainda existem cerca de 120 minas ativas na região.

Caminho em meio às colinas, mina abandonada, represa
Caminho em meio às colinas com parada em mina abandonada

Não demorou muito até alcançarmos o caminho que rodeia a Presa de Mata, com algumas das mais belas paisagens que encontramos em todo decorrer de nosso percurso, entretanto o ponto alto, ao menos para o viajante que lhe escreve, foi justamente quando adentramos o Centro Histórico e ficamos encantados com as ruas subterrâneas e todo esplendor de uma das mais belas cidades históricas no território mexicano.

Chegando na cidade de Guanajuato - México
Chegando na cidade de Guanajuato – México

Finalizamos o passeio encantados com a beleza de todo percurso, que mesclou as sensacionais vistas panorâmicas obtidas na Sierra de Santa Rosa com a apresentação da surpreendente arquitetura colonial da cidade histórica de Guanajuato no México. A seguir te convido para assistir ao vídeo com alguns dos melhores momentos de nosso passeio e logo após você pode conferir a galeria com as melhores fotos registradas, inclusive as fotos utilizadas nas montagens desta matéria em alta resolução.


De bicicleta rumo a Guanajuato

Serviço

Turismo Alternativo em Guanajuato
Endereço: Pasaje de los Arcos #1 Zona Centro, Guanajuato, Guanajuato. C.P. 36000
Site: turismoalternativoenguanajuato.com / Telefones +52 (473) 732 2591 / +52 (477) 147 9581
Luiz Jr. Fernandes viajou para o México com todas as despesas pagas a convite da Secretaria de Turismo do estado de Guanajuato – MEXICO

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *