Um dos principais problemas de uma viagem para a cidade de Nova York chama-se tempo. Todos nós, meros turistas brasileiros, temos esse problema quando estamos viajando, mas em NYC este problema é crucial. Isso pois desconheço uma cidade no mundo com tantas oportunidades, opções e alternativas para você gastar de duas a três horas, sem ver o seu tempo ir embora! É fácil ver o roteiro que você planejou indo por água abaixo justamente devido a falta do tão precioso tempo.

Quando visitei Nova York nesta primeira oportunidade eu já tinha lido algumas experiências internet afora que alertavam deste príncipio da falta de tempo enquanto você conhece um lugar tão fenomenal quanto é essa cidade. Confesso que não foi fácil administrar os 7 dias da semana em que estive por ali, mas fato concreto e que será documentado por aqui – não perdi tempo e fui direto ao que me interessava.

Na oportunidade que visitei NY já tinha bilhete emitido para o Sudeste Asiático, exatamente para um mês depois da minha volta dos EUA ao ao Brasil. Sendo assim, eu tentei ao máximo assimilar a cultura asiática, impregnada nas ruas de Manhattan para já ir me adequando ao roteiro que faria de cerca de 35 dias perambulando por alguns países da Ásia. E Chinatown foi a minha primeira parada. Queria conhecer um pouco mais os costumes, ir entrando no ambiente asiático que estaria por vir, e me encantei com toda essa experiência transcontinental logo nessa que é uma das cidades mais mescladas etnicamente de todo o planeta.

Uma típica rua nova yorkina em Chinatown
Uma típica rua nova yorkina em Chinatown

Muitos me chamariam de louco ao chegar em um lugar com tantas oportunidades de entretenimento, lazer e negócios e ir direto conferir como é a feira chinesa de rua que existe em Manhattan. Sinceramente posso afirmar-lhes que depois de conhecer tantos destinos, poucos lugares me fascinam atualmente, e Chinatown foi um deles!

Um belo anúncio em Mandarim em uma loja de Chinatown
Um belo anúncio em Mandarim em uma loja de Chinatown

Este foi praticamente meu primeiro contato com a verdadeira influência chinesa. Já havia até visitado diversos restaurantes “made in china” em outros vários destinos, mas nada, e eu digo em negrito, NADA, nenhuma outra experiência conseguiu me fazer mergulhar na verdadeira China estando a milhares de kilomêtros dela mesma. Aqui respira-se, conversa-se e come-se a cultura chinesa, com hashi e muita pimenta.

Detalhes simples são capazes de me impressionar em uma viagem, e os detalhes que observei e compartilho com vocês nesta matéria de hoje sinceramente vão além de meros detalhes. Eles são capazes de preencher bancadas e mais bancadas de lojinhas das ruas de Chinatown – iguarias, de temperos a comida do mar – são uma atração a parte de uma caminhada matinal pelas ruas desse bairro tipicamente novaiorquino.

Bancada com especiarias diversas típicas da China
Bancada com comidas diversas típicas da China

Com certeza eu não saberia informar os detalhes de cada uma das comidas que experimentei caminhando por essas ruas, mas tenho condições claras de afirmar que os chineses que vivem na selva de pedra de Manhattan estão muito bem servidos com iguarias típicas do seu longíquo continente.

Comida do Mar em ChinaTown NYC
Fácil encontrar comida do mar em todos os lugares

É muito fácil realmente encontrar qualquer tipo de crustáceo e comida marítima muito a fresca, a ponto de estar ainda se mechendo em qualquer uma das centenas de lojinhas-mercado espalhados nos arredores das quadras que compõem o bairro de chinatown.

E certas especiarias você não discute e tampouco procura entender o que é, e pra que serve. Raízes como as da foto a seguir são encontradas ás toneladas!

Raízes a venda em uma loja de Chinatown
Raízes a venda em uma loja de Chinatown

E caminhando um pouco mais você também pode encontrar a fruta mais fedorenta de todo o continente asiático. É claro que seguida de perto da chamada “dragon fruit”, ou fruta do dragão.


Acima frutas típicas do Continente Asiático e abaixo frutas secas

É tradicional também ver muitas lojinhas que vendem frutas desidratadas, que são realmente deliciosas! Como podem observar, é fácil se transportar instantâneamente para o Continente Asiático por algumas horas de uma caminhada de verdadeiras descobertas no coração de Chinatown.

Isso é uma verdadeira experiência de aprendizado dentro da cidade de Nova York. Eu poderia ter optado em ir até a estátua da liberdade, seria legal, mas eu provavelmente não teria tempo suficiente para caminhar com calma, experimentando o que me desse vontade, tentando conversar em inglês com os chineses, que pouco compreendem e pouca questão fazem de tentar se comunicar em uma língua diferente da nativa. Sim meus caros, os chineses ainda vão dominar o planeta.

É claro que não fui capaz de degustar todas as iguarias que via pela frente, mesmo pois não queria ter uma indigestão estomacal logo no princípio das minhas descobertas em Manhattan, mas fala a verdade, os tira-gostos da foto a seguir merecem ou não uma bela cerveja gelada?!

Tira Gosto chinês! Camarões, peixes, crustáceos tudo sequinho...
Tira Gosto chinês! Camarões, peixes, crustáceos tudo sequinho…

Os chineses sabem bem como se alimentar. E algo que aprecio na culinária chinesa é a dependência que eles possuem da comida que vem do mar. Fiz questão de visitar uma peixaria chinesa lá em Chinatown e conferi de perto o que de mais fresco eles tem para oferecer aos seus clientes.

Mercado de peixes e seafood em ChinaTown
Mercado de peixes e “seafood” em ChinaTown

O mais legal dessa caminhada toda foi ver o quão fresca e de ótima aparência estavam todos as iguarias que eu consegui conferir de perto nessa caminhada.

O ruim mesmo é não ter uma cozinha a minha disposição, pois seria fantástico cozinhar eu mesmo um pouco desses camarões e comer com um molho shoyo importado diretamente da Ásia. Mas as minhas experiências gastronômicas em Manhattan estavam apenas começando.


TV BOA VIAGEM – confira um pouco do que rolou em Chinatown

Foi legal ver que os chineses não têm problemas para viver em paz com sua fome em NYC. De comida extremamente fresca (e viva!) a especiarias, temperos, raízes e frutas tipicamente asíaticas. A comunidade chinesa se abastece de mantimentos com qualidade e desenvoltura nesta megalópole estado unidense.

Produtos da China em Chinatown NYC
Produtos da China em Chinatown NYC

Produtos literalmente da China de uma variedade impressionante podem ser encontrados com facilidade nesta região de Manhattan. Sendo muito sincero, foi uma bela experiência introdutória á cultura asiática em pleno continente americano. E isso é a face mais bela de NYC – aqui podemos encontrar tantas essências internacionais em uma das cidades que mais bem descreve a a face dos Estados Unidos – New York, a fenômenal Big Apple.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
3 comentários publicados
  1. Cara! Que legal o seu post. Estou indo para NY em agosto e o lugar que estou mais curiosa para conhecer é Chinatown. Andei fuçando no google street  view, mas não achei os mercados/feiras. Você tem os nomes das ruas? Valeu!

    1. Olá! Obrigado pelo comentário!

      Acho que uma boa caminhada por Chinatown pode começar na altura do Columbus Park. São duas as ruas principais e várias outras ruazinhas cortando-as verticalmente. Siga pela Bayard St. até a Elizabeth St. Suba esta última até a Canal St., que é a rua que dará acesso a Manhattan Bridge. Tenho certeza que você encontrará tanta novidade que mal conseguirá processar tudo que viu 😉

  2. Eu adoro tudo relacionado à cultura asiática, e por isso escolhi o Chinatown como tema do meu trabalho sobre NY. Usei seu vídeo na minha apresentação do curso e todos me perguntaram que peixe branco e estranho era aquele que apareceu no vídeo. Você saberia me dizer?

    Meu curso de inglês termina este ano, e pensei fazer intercâmbio em NY, mas meu destino será Londres. Estou adorando o site, já fiz uma lista de destinos para viagens. Amei mesmo.

    Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *