Harare, a capital do Zimbabwe, é uma cidade distinta que nos surpreendeu logo nas nossas primeiras horas de exploração por suas avenidas principais. Uma cidade que se mostrou bem desenvolvida, com casas em arquitetura colonial, muitos prédios (a grande maioria com órgãos governamentais) e diversas alternativas para compras, dentre elas alguns shoppings centers. Depois de conhecer o Monumento Nacional de Domboshava, próximo ao centro de Harare, procuramos unir o útil ao agradável almoçando em um dos shoppings da cidade, aproveitando assim a oportunidade para aprofundar nossas primeiras impressões sobre essa capital do sudeste africano, bem como conhecer um pouco mais da rotina local. Seja você também muito bem-vindo ao WestGate Shopping Mall!

Confesso que em um primeiro momento me senti caminhando pelas ruas do Woodbury Premium Outlets de Nova York, pois a arquitetura das lojas tem todo seu estilão próprio e o shopping é ao céu aberto! Boa parte das lojas tem sistema de ar condicionado para dar uma amenizada no calorão que faz em Harare no verão e foi o tipo de lugar que encontramos diversas lojas: desde empresas especializadas em câmeras, fotografia, áudio e vídeo, passando por lojas vendendo roupas clássicas, chegando a artigos decoração e souvenir, bem como todo e qualquer tipo de equipamento que seja necessário para os dias em meio à natureza selvagem zimbabweana.

Shopping Center em Harare - Zimbabwe
Westgate Shopping Center em Harare – Zimbabwe

E não para por aí: lojas oficiais de marcas conceituadas como Adidas ou Samsung comercializam de roupas espertivas a eletrônicos de última geração. Este é um shopping bem popular em Harare, que atrai basicamente o público classe média e alta desta metrópole africana, possuindo cerca de 150 lojas e mais de 10 escritórios. Aqui também é possível encontrar um lounge que agita a vida noturna de Zimbabwe, a Mekka Cocktail Lounge, aberto praticamente todos os finais de semana.

Sempre costuma existir uma certa preocupação quando estamos planejando uma viagem para a África principalmente dúvidas se o equipamento que está viajando conosco é o mais apropriado para os dias na savana. Ainda fiquei bastante preocupado com relação a ter um bom repelente contra mosquitos transmissores de malária, uma verdadeira calamidade em certas regiões do sudeste da África. Bom, não há lugar melhor para adquirir um repelente que seja eficaz contra insetos africanos do que na própria África. A custos verdadeiramente interessantes consegui encontrar diversas opções de ítens para realização de safaris, campings, escaladas e trekkings em geral.

Lojas diversas, dentre elas várias com artigos para safari
Lojas diversas, dentre elas várias com artigos para safari

É aqui também que está localizado o mais famoso cinema do país. Os visitantes do WestGate podem encontrar supermercados com as mais variadas alternativas de produtos, tanto para alimentação, quanto para higiene pessoal e domiciliar. Existem várias fontes nas passarelas de acesso às lojas, estacionamento realmente espaçoso e acessível, uma área com os principais bancos/ATMs presentes nesta nação, além de uma espaçosa área de alimentação servindo pratos variados que vão desde a gastronomia local até culinária chinesa, japonesa e ocidental.

Almoço na praça de alimentação do Shopping Center de Harare - Zimbabwe
Almoço na praça de alimentação do Shopping Center de Harare – Zimbabwe

O projeto inicial deste shopping center foi desenvolvido nos Estados Unidos e realizado pelos arquitetos regionais Clinton & Evans. Todos os detalhes arquitetônicos foram planejados tentando manter um estilo Neo-Mediterrâneo nas fachadas e adornos decorativos. Os visitantes também encontrarão ali uma central dos correios e delegacia de polícia, sem dúvidas um lugar indispensável para fazer uma visitinha caso esteja por alguns dias na capital do Zimbabwe.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *