Finalmente eu havia encontrado a Tailândia que me fez investir alguns mil reais em uma viagem que começou em São Paulo, fez escala em Joanesburgo e por fim desembarcou-me na Tailândia. Depois de passar tanto tempo dentro de aviões, ainda fizemos uma péssima (e apertadíssima) viagem de ônibus desde Bangkok até Surat, pegando um ferry e navegando até Koh Samui. Lá permanecemos por 4 dias, viramos o ano na Full Moon de Koh Phangan para finalmente começar o deslocamento que finalmente nos traria ao destino mais divulgado neste país: Koh Phi Phi e sua fantástica Maya Bay. Eu havia chegado no paraíso tailandês: um oceano cheio de montanhas cobertas por vegetação nativa, que brotam do fundo de um oceano verde turquesa.

Aproveitamos algumas festas na noite de Phi Phi, e ainda tivemos tempo de fazer o meu batismo no mergulho com cilindro nessas mesmas águas turquesas. A vida marinha é fenômenal: vi tartarugas em seu habitat natural e logo na minha primeira experiência neste esporte que ganhou meu coração, mergulhei próximo a um tubarão! Não poderia ser melhor não é mesmo?!

A minha empolgação foi tanta ao chegar nesse lugar, que logo em minha primeira tarde, ainda muito cansado da viagem, resolvemos fazer o tour que nos levaria a conhecer Maya Bay, cenário do filme The Beach (ano 2000), com Leonardo DiCaprio, que apresentou essa preciosidade para o planeta e fez com que o turismo nas ilhas do sul da Tailândia bombasse de uma forma que poucos acreditariam até então ser possível acontecer.

Maya Bay, Koh Phi Phi - Tailândia
“A praia” – Maya Bay, Koh Phi Phi – Tailândia

Um lugar tão rústico e naturalmente ainda preservado que dá gosto de visitar. Amo conhecer lugares impressionantemente lindos assim como Maya Bay. Você em um momento está no meio de um vilarejo lotado de lojinhas e muita badalação, e simplesmente opta por comprar um passeio de barco que te levará em alguns breves minutos ao verdadeiro paraíso tailandês.

Entendendo um pouco mais sobre o arquipélago de Koh Phi Phi é o seguinte: existem Koh Phi Phi Don, que é a maior ilha, onde localiza-se o vilarejo, acontecem as festas, e com estrutura hoteleira. Já Koh Phi Phi Leh é a segunda maior ilha, que consiste basicamente de um arco constituido por montanhas e que abrigam Maya Bay. Este foi um dos lugares que ficaram completamente devastados pelo Tsunami que atingiu as ilhas do sul da Tailândia em 2004. Na oportunidade de minha visita, em janeiro de 2012, a baía já estava praticamente toda restaurada, e as fotos não poderiam ter ficado melhores!

Embarcações tailandesas e turistas na praia de Maya Bay
Embarcações tailandesas e turistas na praia de Maya Bay

Este é um dos destinos mais populares na Tailândia para a prática do mergulho, não foi por acaso que realizei meu batismo nessas águas. Não vá visitar esse destino esperando se surpreender com estrutura de atendimento pois ela praticamente não existe! Você ainda encontrará uma tendinha que vende bebidas e snacks, alguns banheiros e é basicamente isso! Quando cheguei, eram pouco mais que 3 da tarde e teria pouco tempo até o fim do dia, aproveitei um pouco para desfrutar da praia de areias branquíssimas e o objetivo era explorar por algumas horas o interior da ilha e o visual que podería encontrar.

Seguindo o paredão, logo encontra-se muita vegetação nativa, e mais adiante encontrei algumas casinhas que acreditei ser de pessoas que zelam pelo ambiente. Não é permitido que turistas permaneçam até depois das 6 da tarde, a não ser os que visitam “A Praia” para um tour guiado. Eu me recordo bem que me ofereceram um passeio que na realidade era uma festa que acontecia em algumas noites na praia. Era caro, mas com tudo incluso e confesso que fiquei com MUITA vontade, desde que os turistas chegam no começo da noite e só saem quando a luz do sol dá as caras!

Bem vindo a Maya Bay, placa de alerta e rota de evacuação
Bem vindo a Maya Bay, placa de alerta e rota de evacuação

Podia avistar várias placas indicando as rotas de evacuação em caso de Tsunami, e ainda eram evidentes os alertas em várias línguas, que insistiam em mostrar aos turistas a importância do uso do colete salva-vidas para nadar em um lugar tão exôtico quanto esse.

E a paisagem mais sensacional ficou por conta da montanha coberta de árvores que encontrei logo depois de percorrer a ilha de ponta a ponta. O contraste entre o verde turquesa do oceano, os tons acinzentados da montanha, o azul do céu e a vegetação nativa são um espetáculo a parte!

Vista montanhas Maya Bay na Tailândia
De um lado ao outro e uma vista incrível!

O grande problema de visitar essa região é a dependência dos barqueiros – eles formam um verdadeiro cartel e cobram preços abusivos para a travessia entre Phi Phi e Maya Bay! O trajeto é distante, e não há outra forma de fazê-lo a não ser com a ajuda do long tail boat. Existem barcos menores, também movidos a motor que podem ser contratados para levar aos passeios, mas o custo também é um pouco complicado de ser negociado. O legal é ir em um passeio com mais pessoas em embarcações maiores (catamarãs) e assim garantir que o custo vai ser mais acessível. Vi também muitos turistas locando caiaques para fazer a travessia por conta própria! Eu até pensei em ir mergulhando, mas quando conheci a distância, acreditei que seria muita loucura (vários tubarões ann) 😀

Verde turquesa do oceano em Maya Bay
Verde turquesa do oceano em Maya Bay

Depois desse tour, faríamos uma paradinha na praia dos macacos, o que acabou não acontecendo, pois a grande maioria dos turistas preferiu esperar para ver o fim do dia com o espetacular pôr do sol no oceano. Foi incrível e é assunto de um próximo post sobre a Tailândia. Curtiu? Já visitou ou tem muita vontade de conhecer esse paraíso? Então não deixe de relatar as suas idéias nos comentários logo a seguir!

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
1 comentário publicado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *