Exatamente! São segundas impressões. Eu recordo, ainda que vagamente, e olhando as fotos antigas de quando ainda era criança, do terno momento do princípio da minha vida em que habitávamos as terras ao sul de Porto Alegre. Nasci em Cachoeira do Sul, com 2 anos me mudei pra Pelotas e aos quatro estava deixando o estado com a minha família. Os motivos eram simples: meu pai trabalhava nessa época em uma grande rede de lojas varejista e havia sido transferido para o sul. Ele tinha a certeza do lugar que estava levando a minha mãe, ainda comigo em seu ventre.

Porto Alegre a princípio não foi lá essa maravilha toda. Um belo aeroporto, o Salgado Filho, com seu predinho particular exclusivamente para estacionamentos, mas uma periferia nada agradável aos olhos a princípio. Mas bastou adentrar a capital gaúcha para que ela aos poucos fosse mostrando a sua verdadeira face. E que bela face! Apesar de muito quente, a “Forno” Alegre, apelido carinhoso devido ao calor dessa época na região, reservou belos momentos enquanto obtia as minhas segundas impressões. Foram apenas dois dias, o finalzinho da quinta-feira (29/11) e o finalzinho da quarta-feira(05/12), breves, mas suficientes para entender um pouco da rotina dos tchês que agradavelmente lotam o centro da cidade.

Cheguei praticamente no mesmo horário que o Maurício do Trilhas e Aventuras. O Gleiber, do Andarilhos do Mundo, que é porto-alegrense por ocasião fez questão de nos recepcionar no aeroporto e de lá partimos para conhecer a cidade. Logo no finalzinho do dia chegamos ao Lago Guaíba e ainda com o pouco de luz que as nuvens que encobriam os céus de Porto Alegre, consegui fazer a capa dessa matéria, uma bela e dramática imagem da Usina do Gasômetro, o galpão de uma antiga usina de geração de energia que tem se transformando em um calderão cultural na capital gaúcha.

Porto Alegre é fantástica - Aeroporto Salgado Filho, Xis gaúcho
Porto Alegre é fantástica – Aeroporto Salgado Filho, Xis gaúcho e muito mais

No meu último dia antes de voltar para Goiás, o passeio foi muito legal logo depois do fim do #AdventureBloggers. Saímos Maurício, o Leandro e a Roberta (Territórios) para dar uma volta pelo parcão e sentir um pouco o ritmo de vida nos fins de tarde em Porto Alegre.

Fim de tarde no parcão de Porto Alegre
Fim de tarde no parcão de Porto Alegre

Pouco a pouco fomos sentindo a beleza dos detalhes no ritmo de vida dos gaúchos. Depois de passear muito por ali, perambular por algumas das ruas mais badaladas da região, ainda nos reunimos com a Alexandra Aranovich, do Café Viagem, e partimos para a celebração do pré-lançamento do mais novo guia de viagens que ela criou, sobre Gramado e Canela!

Blogueiros reunidos em Porto Alegre
Blogueiros reunidos em Porto Alegre

Gosto muito de visitar os destinos por conta de suas paisagens e lugares turísticos, mas o que faz verdadeiramente a diferença são as pessoas que podemos encontrar neles. Foram dias muito legais ao lado de pessoas que se transformaram em verdadeiros amigos no decorrer desse ano de 2012.

No outro dia ainda pela manhã, o Guilherme da Rota dos Canyons passou na sede gaúcha do territórios para nos levar para um dos passeios mais lindos que realizei nesse ano: uma visita a Gramado e Canela!

Próxima parada: Gramado e Canela
Próxima parada: Gramado e Canela

Mas isso é assunto do próximo post! Hey, guri!, não vá perder hann! 😀

Adventure Bloggers



Autor
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
3 comentários publicados
  1. Guri, amei o post, emocionante. Espero que retornes para que tenhamos a oportunidade de nos conhecermos, pq naquela noite foi impossivel acompanhar vcs na A Brasa. Estou acompanhando os relatos de vcs sobre a aventura dos Canyons. Abraços,

    Paula

  2. Faaaaaala grande Luiz! Que bom que você gostou dessa cidade incrível em que decidi vir morar! Porto Alegre tem lá suas imperfeições (a principal é o calor, COM CERTEZA), mas é uma das cidades mais arborizadas do país e tem spots muito legais para passear. Pena você não ter ficado mais tempo para eu te apresentar ainda mais coisas interessantes. Abração, travelbrother!

  3. Luiz, que lindo!!! Como é que eu não vi isso antes. Obrigada pela divulgação. Concordo contigo, as pessoas é que fazem a diferença nos destinos. ADOREI te ver novamente.

    beijos enormes

    Alexandra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *