Fala meu povo! Tudo na paz? Eu espero que sim! Tô aqui hoje para te contar que é possível visitar algumas pirâmides fora do Egito, algumas delas estão pertinho da gente, vem comigo que hoje te conto um pouco mais sobre as pirâmides nas Américas que estão disponíveis para que a gente possa visitar (e o quanto antes de preferência!)

Quando mencionamos a palavra pirâmide, quase que de imediato vem à mente a imagem da esfinge e da grande pirâmide de Gizé no Egito. Sem dúvidas esta é a principal referência assimilada por todos nós quando o assunto são pirâmides, mas deixa eu ter a oportunidade de te mostrar outros lugares com pirâmides e ruínas tão emblemáticas quanto as que podem ser encontradas do outro lado do oceano.

Pirâmides nas Américas: visitando lugares para ver pirâmides fora do Egito

Com a dificuldade em viajar com o dólar alto para fora do Brasil, o ideal é começar a planejar viagens mais próximas do nosso país e de preferência para países que não possuem o dólar como a moeda principal.

Nesta matéria eu quero te mostrar que existem alternativas muito interessantes para visitar cidades que possuem pirâmides (incas, astecas, maias) e que são capazes de proporcionar experiências tão incríveis quanto as que podem ser adquiridas na cidade do Cairo, a capital do Egito. Vamos lá? A seguir você confere 5 sugestões de pirâmides nas Américas:

1 – Teotihuacán

Acho que esse é o maior complexo com pirâmides e ruínas de civilizações construídas por povos pré-colombianos.

Teotihucán é um lugar sagrado para o povo mexicano, localizado a apenas alguns quilômetros da massiva Cidade do México.

Pirâmides no México: Teotihuacán
Pirâmides no México: Teotihuacán

Se você busca um lugar incrível para se perder (e no fim acabar se encontrando), então acredito que esta pode ser uma ótima alternativa. Este é o lugar certo para visitar se você quer ver muitas pirâmides juntas. De quebra é possível contemplar outros edifícios não piramidais, desde que Teotihuacán é significativa por conta dos seus complexos familiares e pela sensacional “Avenida dos Mortos”.

2 – Pirâmides nas Américas / Guatemala: Tikal

Ainda é possível ver pirâmides nas Américas caso seu itinerário de viagem inclua a Guatemala e mais precisamente a cidade antiga de Tikal como parte do roteiro.

As imponentes pirâmides de Tikal
As imponentes pirâmides de Tikal

Conheci a cidade antiga de Tikal alguns anos atrás. Não foi uma missão muito simples vijar pelo roteiro proposto para cruzar a Guatemala e chegar até a cidade de Flores, localizada no extremo norte do país, que serve como base para as explorações do complexo arqueológico de Tikal. As pirâmides Maias de Tikal são de longe uma das principais atrações turísticas que você poderá encontrar na Guatemala. Este local foi um dos maiores complexos construídos pela civilização Maia que ainda estão disponíveis para a nossa visita.

3 – Pirâmides nas Américas / Honduras: Copán

Honduras é outro destino que você pode incluir na sua lista de viagens caso tenha como objetivo ver as pirâmides das Américas. No país encontramos as ruínas de Copán, que ficam localizadas próximas a uma cidade que leva o mesmo nome (Copan Ruinas). Este lugar foi um sítio arqueológico que ficou muito famoso por conta da série de pedras talhadas com uma riqueza impressionante de detalhes. Essas pedras são chamadas de estelas e eram instaladas na praça central da cidade antiga, próximo a um grande complexo de pirâmides, praças e palácios.

Ruínas de Copán em Honduras
Ruínas de Copán em Honduras

Particularmente eu achei que a cidade de Tikal na Guatemala possui pirâmides e construções mais grandiosas e imponentes do que as que eu encontrei em Copán. Entretanto a presença dessas estelas é que fazem as ruínas de Copán se diferenciarem de qualquer sítio arqueológico que pode ser visitado nas Américas. Se quiser saber mais sobre esse assunto você pode visitar a série de posts que publicamos alguns anos atrás sobre as Ruínas de Copán.

4 – Pirâmides nas Américas / México: Uxmal

Este é outro sítio arqueológico que pode ser encontrado em terras mexicanas. A propósito, o México deveria ser considerado o “Egito” das Américas, devido à grandiosa quantidade de ruínas, pirâmides e templos pré-colombianos muito bem preservados e que podem ser visitados até os dias atuais.

Pirâmides nas Américas em Uxmal, México
Pirâmides nas Américas em Uxmal, México

Também tive a oportunidade de visitar Uxmal, cidade histórica localizada próxima à cidade de Mérida, a capital do estado mexicano de Yucatán.

Este é um sítio arqueológico muito preservado que já foi inclusive tombado pela UNESCO como um Patrimônio Mundial da Humanidade e localiza-se a apenas 78 quilômetros de Mérida. A riqueza de detalhes e a beleza arquitetônica das pirâmides de Uxmal demonstram a grandiosidade deste lugar. Além do mais, se você prefere explorar lugares com volume menor de gente, então esta pode ser a alternativa perfeita frente às multidões que são encontradas em Chichén Itza, outro sítio arqueológico interessante que fica na mesma região.

5 – Huaca Pucllana

Aqui uma das pirâmides nas Américas mais acessíveis: ela está localizada bem no meio da cidade de Lima, a capital do Peru.

Centro de Lima, no Peru
Pirâmides nas Américas, no centro de Lima, no Peru

A Huaca Pucllana é um sítio arqueológico pertencente à cultura Inca, e está localizado em um dos bairros nobres da capital peruana: o distrito de Miraflores. Sua construção é datada do período compreendido entre os anos 200 – 700 d.C.

Este lugar se transformou em uma das principais atrações turísticas presentes no centro de Lima e também é hoje o sítio arqueológico mais pesquisado na região metropolitana da capital. Na foto anterior você contempla a imagem de uma grande falésia localizada ao lado do distrito de Miraflores, contudo a Huaca Pucllana está localizada ainda mais para dentro desta região. No complexo arqueológico existe uma construção em formato piramidal chamada de “A Grande Pirâmide” que acredita-se ter sido o edifício principal do local

Bônus – Chichén Itzá

Aqui eu deixo para vocês um bônus entre as 5 pirâmides nas Américas que já foram relacionadas por aqui: o complexo arqueológico de Chichén Itza, localizado próximo à cidade de Cancun no México.

Chichen Itzá
Pirâmides nas Américas: Chichen Itzá

Este é de longe um dos lugares mais visitados nos estados mexicanos de Quintana Roo e também de Yucatán. O Templo de Kukulkán ou Pirâmide de Kukulkán é uma das maiores pirâmides de Chichén Itzá e foi construído no século XII d. C. Este é um lugar expressivo por conta de suas características arquitetônicas, contudo se compararmos o Templo de Kukulkán com a pirâmide de Quéops no Egito, ou mesmo à pirâmide do Sol de Teotihuacán, vamos conseguir notar que a principal pirâmide de Chichén Itza ainda é muito pequena (até Tikal é mais alta, com 69,70 metros).

Concluindo: vale a pena viajar para ver pirâmides nas Américas?!

Gostou da matéria?! Interessante ver que existem vários lugares que podem ser visitados quando o assunto é pirâmide, concorda?

Você já conheceu algum desses destinos? Sabe de outros lugares com pirâmides fora do Egito que também merecem destaque por aqui? Então não perca tempo e deixe o seu comentário na caixa que vem logo a seguir! Um grande abraço e até a próxima matéria!


Autor
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
2 comentários publicados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *