Depois de conhecer Muro Alto, uma das praias mais lindas do Brasil, realizaríamos mais uma atividade bastante ofertada aos turistas que conhecem Porto de Galinhas: desbravaríamos a Rota dos Cavalos-Marinhos, no Pontal de Maracaípe, um mangue riquíssimo em belezas naturais, local em que poderíamos nos refrescar nas águas do Rio Maracaípe e conhecer um pouco mais sobre a fauna da região, mais especificamente sobre os cavalos-marinhos, que transformam as águas desse mangue em sua residência temporária em alguns meses do ano, lugar mais que propício para a procriação/perpetuação das espécies.

Maracaípe também é o nome de uma das praias que complementam o litoral de Porto de Galinhas, altamente recomendada para quem é adepto à prática do surf e que tem se mostrado ao longo dos anos como a praia preferencial para os turistas que visitam essa região do estado de Pernambuco.

Pontal de Maracaípe

Isso pois nesse lugar é possível encontrar o melhor de dois mundos: o cálido oceano Atlântico com suas fortes ondas e a tranquilidade do Pontal de Maracaípe, onde o Rio encontra o Mar, formando uma área exclusiva de preservação ambiental – o Mangue de Maracaípe. Partindo de Muro Alto foi preciso um fazer um deslocamento de buggy que não durou mais do que 15 minutos, seguido de uma breve e agradável caminhada pela praia, que levou praticamente o mesmo tempo do passeio motorizado.

Rota dos Cavalos-Marinhos: Pontal de Maracaípe
Rota dos Cavalos-Marinhos: Pontal de Maracaípe

O banho no rio mostra-se extremamente convidativo! O calor intenso do estado brasileiro de Pernambuco faz com que os visitantes desta localidade se joguem nas águas calmas e mornas desse rio. É o local ideal para quem visita Porto de Galinhas acompanhado por crianças!

Rio Maracaípe

As águas são rasas e não oferecem risco de segurança para os pequenos. Além disso é possível mergulhar tranquilamente e desfrutar da brisa forte que vem do Oceano, assistindo lentamente a vida passar diante de seus olhos. Logo ao pisar nessas areias, fiz questão de gravar um vídeo para compartilhar a visão geral deste lugarzinho com os leitores aqui do blog.

Pontal de Maracaípe próximo a Porto de Galinhas – PE

Grande parte dos turistas visitam Maracaípe em busca das águas mornas e da beleza exuberante do encontro deste rio com o mar, mas sinceramente acredito que a atração principal é o momento em que os jangadeiros mergulham com snorkel para cuidadosamente retirar alguns cavalos-marinho de seu habitat natural e expô-los aos visitantes. O trabalho de acompanhamento e instrução feito junto aos jangadeiros, sobre a importância relacionada com a preservação e cuidado na retirada do cavalo-marinho é feito pelo Projeto Hippocampus.

Turistas admiram os cavalos-marinhos
Turistas admiram os cavalos-marinhos

Existem relatos inclusive de turistas que mergulham com o snorkel para tentar encontrar os cavalos-marinhos por conta própria, uma missão bastante difícil e exclusivamente recomendada para quem tem experiências na área, desde que esses animais são mestres em camuflagem e enrolam seus rabos nas raízes presentes no manguezal para dificultar a ação de predadores.

Esta é uma prática nada recomendada tanto por jangadeiros quanto pelo pessoal do Hippocampus. Outros animais (tais como alguns siris) também foram encontrados com facilidade pelo jangadeiro que nos acompanhou!

Passeio de Jangada no Maracaípe é alternativa interessante de atividade em Porto de Galinhas
Passeio de jangada no Maracaípe é alternativa interessante de atividade em Porto de Galinhas

Foi legal ver a preocupação e zelo dos jangadeiros com os animais – eles faziam questão de informar que os cavalos-marinhos não poderiam ficar muito tempo dentro dos vidros para observação, devido a limitações de oxigênio e stress acumulado! Investimos cerca de duas horas apreciando as belezas naturais do Pontal de Maracaípe até subirmos novamente na jangada e passear mangue acima.

Passeio de Jangada no Rio Maracaípe

Quem quer sossego em Porto de Galinhas, pode buscar por uma solução de hospedagem próxima a Maracaípe. Fiquei hospedado nesta primeira oportunidade no belíssimo Best Western Solar Porto de Galinhas, mas também fiz uma visita técnica ao Best Western Vivá, que podem ser ótimas alternativas para você e sua família também.

Concluindo

Este é um destino brasileiro que merece vários retornos, você já visitou essa pérola do litoral pernambucano?

Conhece uma dica imperdível que não foi citada aqui no blog até então!? Então fica aqui o convite para que você manifeste suas opiniões na caixa de comentários que vem logo a seguir, transformando essa matéria em uma referência quando o assunto é Pontal de Maracaípe e Porto de Galinhas.

Luiz Jr. Fernandes viajou para Porto de Galinhas – PE a convite da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG), Secretarias de Turismo do Pernambuco e Ipojuca.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
2 comentários publicados
    1. Olá Alessandro! Obrigado por sua visita e comentário! Legal saber que um destino possui alternativas até então inexploradas, não é mesmo!? Adoro saber que os lugares que já conheço possuem novidades que me obriguem a voltar lá qualquer dia desses! Exclusivamente no caso de Porto de Galinhas, quero muito voltar para conhecer a Praia dos Carneiros e ficar de bobeira por lá apenas admirando as belezas naturais! Mais uma vez meu mto obrigado e volte sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.