Restaurante Ai Fiori na Quinta Avenida de Nova York

O Ai Fiori é um estrelado restaurante que oferece pratos com inspiração na cozinha mediterrânea típica da Riviera Francesa e Italiana.

Hoje venho até aqui para compartilhar com você sobre uma dica excelente para restaurante de alto nível em Nova York, hoje nosso tema é o Restaurante Ai Fiori, localizado na ilha de Manhattan. O blogger que lhe escreve no momento tem um apreço inestimável pelas oportunidades que aparecem para obter novas experiências e escrever sobre elas, principalmente se o destino em questão é a cidade de New York.

Não estamos colocando em pauta um restaurante qualquer. De fato a missão de servir pratos com inspiração na cozinha mediterrânea não é desafio para cozinheiros com pouca experiência, pelo contrário, é preciso ter vasto conhecimento para fabricar massas à mão, manipular pescados frescos, enfatizando sempre certos ingredientes que são sazonais, conseguindo servir pratos com apresentação ao estilo "regional" do menu, inspirados por ares, terra e mar europeus.

Restaurante Ai Fiori em Nova York
Restaurante Ai Fiori em Nova York

O Ai Fiori é um restaurante que possui um nome bastante interessante - ai fiori, de origem italiana, pode ser traduzido ao pé da letra em português por "entre as flores", atualmente é classificado como um dos melhores restaurantes de Nova York pelo Zagat, que é um guia de restaurantes e de entretenimento para as principais cidades norte-americanas, com destaque para a cidade de New York.

O restaurante está localizado no Langham Place Hotel na Fifth Ave (Quinta Avenida), Ai Fiori é um dos lugares mais requintados para degustar a cozinha esplêndida cozinha da riviera francesa e italiana no coração de Midtown em Manhattan. O menu tradicionalmente destaca as massas próprias feitas à mão pela equipe do Chef Michael White. O menu oferece opções à la carte com preço fixo ou menu de degustação. Eles costumam estar abertos tanto para almoço quanto para o jantar, sendo que o movimento maior está entre as 17 e as 21 horas.

Restaurante Ai Fiori e um momento para cervejas especiais em Nova York

Ai Fiori está localizado no segundo andar do Langham Place Hotel na Quinta Avenida. O Chef di Cucina, Scott Schneider, supervisiona as operações diárias da cozinha junto com o Diretor do Vinho, Colin Thoreen, curador responsável pela tremenda lista de vinhos, que possui mais de 1000 seleções. Além da sala de jantar principal, o Bar Fiori e sua área de salão oferecem aos hóspedes do Langham Place Hotel a oportunidade de experimentar o Ai Fiori em um ambiente mais casual para desfrutar de um cocktail artesanal e lanchar com amigos durante a happy hour, para realizar um brunch, ou fazer algum lanchinho com as iguarias que eles servem ao longo do dia.

Aproveitei para visitar o Ai Fiori no meu happy hour em um dos meus últimos dias na Big Apple. Eu estava ávido por conhecer a carta de cervejas especiais e vinhos para prosseguir posteriormente com a leitura do menu por completo. Fui recepcionado com tremenda rapidez e agilidade, desde o primeiro momento percebi o tratamento diferenciado que os visitantes recebem logo ao chegar ao recinto. Como sou um amante de cervejas especiais, aproveitei para ir direto ao assunto e solicitei uma recomendação do sommelier. Ele foi rápido ao me indicar a Captain Lawrence Liquid Gold, uma belgium-style ale produzida nos Estados Unidos que faz jus ao seu nome, verdadeiro ouro líquido.

Cerveja Captain Lawrence Liquid Gold
Degustando cervejas especiais: Captain Lawrence Liquid Gold

Já pensou você em um restaurante da Quinta Avenida degustando uma cerveja especial como essa?! Você pode até se perguntar: "Mas Luiz, e a carta de vinhos com mais de 1.000 seleções?!" Pois tenho uma resposta pronta e objetiva: "Gosto de vinhos quando estou viajando em casal, quando estou sozinho bebo cerveja :D". Nesta oportunidade eu estava só e aproveitei para conhecer novos rótulos, desfrutando de momentos agradabilíssimos no bar anexo ao salão principal do restaurante Ai Fiori.

Como a noite estava apenas começando, ainda decidia qual opção viria bem para acompanhar as bebidas que iria experimentar naquela noite. Eles possuem pratos a la carte individuais algumas modalidades interessantes de degustação: o Four Course Prix Fixe por U$ 99: antipasto / macarrão ou risoto / verdure, peixe ou carne / sobremesa. Já o menu de degustação completo com 7 cursos possui o valor de U$ 150,00. Enquanto optava pela refeição, aproveitei para degustar uma nova cerveja, a GreenMarket Wheat produzida ali mesmo na vizinhança.

Outro rótulo especial: GreenMarket Wheat, produzida no Brooklyn
Outro rótulo especial: GreenMarket Wheat, produzida no Brooklyn

O Ai Fiori também realiza um menu de degustação de vinhos por U$ 135,00. Este restaurante possui três estrelas do New York Times, bem como o reconhecimento de uma estrela Michelin. Também foi incluído na lista de melhores restaurantes modernos da América pela revista Esquire. Minha opção foi pelo menu com preço fixo de 4 cursos, vamos conhecer um pouco das iguarias degustadas nesta oportunidade?

Entradas do Jantar no Bar e Restaurante Ai Fiori

Devo ressaltar primeiramente que o Bar Fiori é a solução ideal para quem deseja dar um tempo na correria de Midtown Manhattan e desfrutar de um ambiente refinado que oferece pratos e bebidas espetaculares em meio à badalação da Quinta Avenida. Ali são servidos cocktails de assinatura como Royal Blush e Fiori d'Arancio que podem ser apreciados ao longo do dia.

Eles também oferecem um menu de almoço expresso por apenas US $ 29 durante todos os dias da semana, além é claro de oferecerem várias programações especiais. Simplesmente adorei o perfil do ambiente mais casual no Bar Fiori para realizar esta refeição completa em meu jantar, estava com o paladar aguçado para apreciar a explosão de sabores que estava por vir logo em seguida.

Entradinhas especiais do Ai Fiori em Nova York
Menu de degustação com 4 cursos no Ai Fiori de Nova York, restaurante estrelado pela Michelin

O menu de degustação com 4 cursos (antipasti / pasta or risotto / verdure or pesce or carne / dolce) começou de maneira bem interessante. Rapidamente me foram servidas 3 aperitivos muito especiais, que faziam questão de anunciar o nível do cardápio que seria servido naquela noite. Essa foi uma parte que achei interessante. Achei interessante notar que o Ai Fiori possui um cardápio que leva ingredientes que realmente te colocam com o pé na praia: sardinhas mediterrâneas frescas, lagosta, ouriço do mar e polvo são algumas das estrelas que reinam no cardápio de Antipasti (ou em franco português: aperitivos).

Com valor relativamente interessante também para serem pedidos individualmente, a variedade dos aperitivos que foram servidos como entradas foi de fato surpreendente. Em um cardápio com 9 opções, optei inicialmente por Sardina, que eram sardinhas mediterrâneas frescas acompanhadas por maçãs caramelizadas no mel. Eu lembrei da oportunidade que tive de jantar alguns anos atrás no Foreign Cinema de São Francisco e tive a oportunidade de comer uma sardinha incrível. Fiquei surpreso com o prato que chegou na minha mesa, veja só que sardinha espetacular!

Sardinhas mediterrâneas, uma delícia!
Sardinhas mediterrâneas com ovas de truta

No menu tradicional a la carte as sardinhas estavam em U$ 23,00, sendo que o prato mais econômico custava U$ 17,00 e o mais caro U$ 29,00. Fácil concluir que o menu com 4 cursos é a opção mais interessante para que visita um restaurante pela primeira vez. Logo depois a segunda entrada chegou à mesa, era linda também, Insalata di Astice, quem brilhava no prato era uma perfeita lagosta da Nova Scotia! Veja a beleza das cores do prato na foto a seguir, elas não conseguem descrever jamais o sabor de um prato incrível como esse.

Salada de lagosta no Ai Fiori em Nova York
Salada de lagosta no Ai Fiori em Nova York

Seguindo o curso das refeições, depois de experimentar 4 pratos que para mim já valeriam pelo preço do curso completo, passamos à etapa em que eu poderia escolher um tipo de massa ou um risoto. Eu optei pelo Risotto, um prato que levava arroz aquarela, feijão cranberry de abóbora, e queijo taleggio, um ESPETÁCULO!

Um dos risotos mais deliciosos que já experimentei em minha vida
Risoto com ingredientes muito exclusivos, comuns em destinos da riviera francesa/italiana

Na realidade boa parte dos pratos que eu cheguei a experimentar possuiam ingredientes tão exclusivos que todo curso da refeição se transformou em um verdadeiro aprendizado para meu paladar.

Prato principal em um jantar no Ai Fiori de Nova York

No momento do prato principal eu já poderia considerar estar muito satisfeito com o atendimento. Porém fui surpreendido. Eu poderia optar por peixe, carne de vaca, carneiro e pato. Sinceramente até então eu não tinha a devida recordação do último dia que eu havia comido carne de pato. Sou um grande apreciador de carnes, quem acompanha o blog e me conhece pessoalmente sabe da minha satisfação por degustar carnes nobres.

Opção de prato principal: pato assado
Opção de prato principal: pato assado

Optei pelo Anantara, um prato que levava pato de Long Island, pastinaca (uma raíz que se usa como hortaliça), alface assada, laranjas carbonizadas e foie gras. A carne estava macia, suculenta, ao ponto, cheia de sabor. Foi difícil encerrar o prato por completo visto que a refeição como um todo é realmente muito farta. E ainda tinha uma parte importante por vir né...

Sobremesa no Ai Fiori de Nova York

Confesso não ser muito adepto a pedir sobremesa na grande maioria dos restaurantes que visito, mas eu estava no Ai Fiori e não poderia partir sem fechar essa experiência da melhor maneira possível :D As opções eram muito tentadoras. Eu poderia escolher entre Semifreddo al Pistacchio, Torta di Nocciole, Meringa, Mousse al Formaggio, Tartaletta di Cioccolato ou Budino. Pelos nomes você já percebe que o nível é bem interessante, concorda?!

Sobremesa no Ai Fiori de Manhattan
A sobremesa parecia uma obra de arte

Tenho uma queda muito grande por pistacchio :) Não teve outro nome pra brilhar mais na seção de DOLCI do que aquele Pistaccio siciliano que fechou com chave de ouro a minha espetacular noite no Ai Fiori de Nova York. Caso opte por desbravar a cena gastronômica de Manhattan, não deixe de incluir esse nome na sua lista: Ai Fiori.

Ai Fiori
Endereço: 400 5th Ave #2, New York, NY 10018, EUA
Telefone: +1 212-613-8660 / Site: http://aifiorinyc.com/

Luiz Jr. Fernandes realizou esta experiência através da colaboração mútua entre Ai Fiori e o Blog Boa Viagem, sem custos agregados, entretanto isso não influencia na transparência sobre este relato.

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias