Dicas para turistas em Berlim, capital da Alemanha

Reunimos algumas das melhores dicas e recomendações para que você possa planejar sua viagem para Berlim com sucesso absoluto.

Berlim é a maior cidade, a capital e um dos dezesseis estados da Alemanha. É uma linda e moderna metrópole europeia que possui clima temperado sazonal com estações muito bem definidas ao longo do ano. Ao longo de sua extensão territorial é possível encontrar várias áreas verdes, florestas, parques urbanos, jardins abertos à visitação, alguns rios e lagos.

Palco de diversos acontecimentos e catástrofes históricas, em Berlim aconteceram inúmeros fatos notórios que ficaram marcados na história da humanidade, tal como sua própria divisão, que aconteceu logo após a Segunda Guerra Mundial, seguida pela construção do famigerado muro de Berlim, símbolo maior da divisão do mundo entre capitalistas e socialistas no decorrer dos anos em que a Guerra Fria se instaurou no planeta.

Berlim Alemanha

Atualmente Berlim é uma cidade moderna, cosmopolita, residência fixa de imigrantes com diversas nacionalidades, possuindo um dos maiores e mais influentes centros de culturais, políticos, de mídia e ciência presentes em nosso planeta. Com economia forte, baseada em serviços e startups criativas, Berlim consegui-se reestruturar como um dos expoentes culturais da Europa no século XXI, transformando-se em uma das cidades mais amigáveis e interessantes para visitantes de todo mundo.

Berlim

Berlim - Alemanha

Fotos de Berlim

Lugares estratégicos para se hospedar

Localização estratégica em Berlim

Para explorar uma das maiores e mais imponentes metrópoles europeias, o principal trunfo do viajante é saber optar pelas melhores regiões para conseguir se hospedar, maximizando assim o seu tempo para explorar a capital da Alemanha com maior tranquilidade. Estar bem localizado é sinônimo de economia, visto que assim é fácil conhecer os principais marcos municipais sem precisar gastar muito tempo e dinheiro com deslocamentos desnecessários.

É na região central de Berlim onde estão os principais lugares para serem visitados então aposte em hotéis que estejam próximos do bairro chamado Mitte. Esta é sem dúvidas uma das melhores regiões para conseguir hospedagem em Berlim, justamente pelo fato de estar bem localizada em relação aos marcos urbanos a serem visitados, tal como o Muro de Berlim, o Portão de Brandemburgo, entre outros. Considere também a hospedagem no bairro ao lado de Mitte, o Kollwitzkiez, uma excelente alternativa para estar bem localizado na capital da Alemanha.

Principais marcos urbanos

Muro de Berlim e East Side Gallery

Muro de Berlim e East Side Gallery

Impossível falar na Alemanha sem recordar do Muro de Berlim. Até hoje existem resquícios do Muro que foi erguido logo após a Segunda Guerra Mundial pela Alemanha Oriental durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental (capitalista). Caminhe ao longo dos resquícios do Muro reservando o tempo necessário para contemplar os grafites e tirar fotos afinal de contas este é um dos maiores símbolos do século XX. Não deixe de conhecer a East Side Gallery, uma galeria de arte ao ar livre situada em uma seção de 1.113 metros, no lado leste do antigo muro de Berlim.

 

Checkpoint Charlie

Checkpoint Charlie

Em uma cidade dividida por conceitos sociais, culturais, econômicos e ideológicos, o Checkpoint Charlie representou foi o funil que conectou uma nação dividida em duas, transformando-se em um dos maiores símbolos da Guerra Fria, desde que representava a separação entre leste e oeste. Foi projetado para ser um modesto posto militar para trânsito de estrangeiros e membros das Forças Aliadas na Alemanha Ocidental para a Alemanha Oriental. Hoje é um dos lugares mais visitados da capital alemã.

 

Memorial aos Judeus Mortos

Memorial do Holocausto

Nenhuma visita a Berlim estará completa sem que o turista antes tenha caminhado entre os 3.000 blocos de concreto que compõem o Memorial aos Judeus Mortos da Europa, também conhecido como Memorial do Holocausto. Como o próprio nome já diz, esta é uma pérola da arquitetura cravada no coração de Berlim que faz questão de recordar a todos sobre um dos mais sombrios capítulos da humanidade, o assassinato de milhões de judeus durante o Terceiro Reich. Segundo as inscrições do projeto original de Eisenman, os blocos são desenhados para produzir uma certa intranquilidade, um clima de confusão representando supostamente a perca da razão humana expressa pelo extermínio em massa que ocorreu durante o período do Holocausto.

 

Portão de Brandemburgo

Portão de Brandemburgo

Este é um dos marcos urbanos mais emblemáticos da Europa que está diretamente associado à história desta cidade. Foi construído ainda em 1791, símbolo maior da recepção ao Unter den Linden, maior bulevar de Berlim, representado como um símbolo de paz para a Alemanha. Foi utilizado como ferramenta de marketing pelos nazistas no pós Segunda Guerra Mundial, Abandonado em ruínas na divisa entre o Oriente e o Ocidente durante a Guerra Fria, foi palco em 1987 para o discurso de Ronald Reagan, Presidente dos Estados Unidos, que exigiu a queda do Muro de Berlim, entretanto apenas em 1989 que o portão foi reaberto ao tráfego entre ambas as Alemanhas.

 

 

Kreuzberg

Também conhecido como pequena Istambul ou bairro turco, este é um dos bairros mais icônicos e famosos da capital alemã. O Kreuzberg é o epicentro alternativo de Berlim, aqui é possível se perder e encontrar-se muito rapidamente em meio aos mais variados estilos pessoais, de punks a hippies, de boêmios a intelectuais questionadores da realidade atual do país. Caminhe pelas ruas deste bairro para se perder em pubs e restaurantes sensacionais, contemple obras de arte ao ar livre grafitadas em muros antigos e vielas, desde que a diversidade cultural de Kreuzberg está diretamente ligada à história do Muro de Berlim (1961-89).

 

 

Gärten der Welt (Jardins do Mundo)

Um dos mais agradáveis e cosmopolitas parques urbanos de toda Europa. Depois de conhecer vários marcos históricos presentes ainda hoje na arquitetura de Berlim, é mais do que recomendável reservar alguns momentos da viagem para respirar ar puro e conhecer mais sobre a botânica mundial nos Jardins do Mundo. Construído por paisagistas de várias nacionalidades, aqui é possível contemplar gloriosas paisagens que expressam a arquitetura em harmonia com a natureza de várias partes do mundo. Caminhe entre trilhas floridas que levam a parques repletos de cerejeiras ou relaxe conhecendo o surpreendente estilo arquitetônico presente nos jardins japonês, chinês e balinês.

 

A seguir confira 10 dos pontos turísticos imperdíveis em sua visita até Berlim.

Museus, história e arte

Com tremenda riqueza cultural, poderíamos passar vários dias apenas visitando os museus de Berlim e reconhecendo os detalhes históricos que colocaram esta cidade no epicentro cultural do século XX. Reserve alguns dias para conhecer alguns dos principais museus da cidade, além de serem muito interessantes, eles são capazes de relatar com veracidade os fatos históricos que transcorreram pelas ruas de Berlim.

No Museu da DDR (DDR Museum) é possível mergulhar no passado e reconhecer o estilo de vida cotidiano da Alemanha Oriental. Este é um museu de imersão, onde é possível não somente visitar um apartamento decorado como na época da Alemanha Oriental, bem como tocar e interagir com os ambientes. Já o Museu Judaico (Jüdisches Museum) relata a história dos judeus alemães ao longo de dois milênios. Também recomenda-se visitar a Topografia do Terror, localizado no terreno da antiga sede das policial nazista, por onde passa coincidentemente o Muro de Berlim.

Vida Noturna


 

Existem diversos bairros no centro de Berlim que pulsam agitação logo nas primeiras horas da noite. A região que concentra mais bares e boates é chamada de Mitte, ali é possível encontrar uma balada que se encaixa ao perfil de qualquer tipo de viajante. Também é possível encontrar muita agitação nas ruas que conectam o Friedrichshain, que fazia parte da Berlim Oriental, uma das melhores alternativas de vida noturna para quem quer se entregar à agitação da vida noturna de Berlim. Outros lugares de interesse que podem ser relacionados são os seguintes:

  • Cookies, localizado no centro da cidade, mais precisamente escondido no porão de um hotel;
  • Astra Kulturhaus, está em uma antiga oficina de trens em Friedrichshain
  • Matrix, uma das melhores boates de Berlim, que permanece funcionado até altas da madrugada mesmo em dias úteis da semana, oferece promoções de bebidas e uma programação bem agitada.

Comendo e bebendo

Uma das formas mais legais de descobrir os destinos que visitamos é aproveitando a vida como os locais, permitindo-se descobrir os novos sabores de iguarias bem regionais. Conhecendo a comida diária de um povo podemos compreender os caminhos para da cultura das nações que visitamos!

Esta metrópole cosmopolita está recheada com diversas alternativas de entretenimento gastronômico que merecem fazer parte de seu itinerário de viagem. Confira a seguir uma breve relação de algumas iguarias que você não pode deixar de experimentar em uma viagem até Berlim:

Portão de Brandemburgo

Currywurst

Este é o principal prato ao estilo "fast-food" que você poderá encontrar em Berlim. Consiste-se por uma salsicha que por padrão é feita com carne de porco, temperada com ketchup ao molho de curry que pode ser muito ou pouco apimentado. Costuma também vir acompanhada por uma porção generosa de batatas-fritas.

Portão de Brandemburgo

Kartoffelpuffer

Delicioso prato típico da culinária alemã. São mini panquecas feitas à base de um tipo de purê de batatas cruas e raladas. Um prato comum, econômico e muito tradicional da culinária alemã. Geralmente é servido com um purê doce, feito de maçãs, contudo é vastamente apreciado em sua versão salgada.

Pretzel ou Bretzel

Pretzel ou Bretzel

Esta é mais do que mais uma das deliciosas iguarias da culinária alemã, o pretzel é frequentemente associado a um forte tradicionalismo presente na cultura, religião e história da Alemanha. Preparado a partir da mistura da farinha de trigo com água e fermento, geralmente é polvilhado com sal grosso, feito para comer no mesmo dia. O pretzel é mais do que um snack alemão, é um símbolo gastronômico de toda uma nação.

Doner Kebab

Doner Kebab

Residência de imigrantes de diversos países, em Berlim também é possível encontrar uma grande variedade de restaurantes de diferentes nacionalidades, estrategicamente localizados ao longo de suas grandes avenidas centrais. Desde que existe uma grande comunidade de turcos, é comum encontrar grandes espetos giratórios na porta de alguns estabelecimentos que são chamados de Döner Kebap. Permita-se conhecer novos paladares e encante-se com a vasta alternativa de sabores que poderá encontrar pelas ruas de Berlim.

Algumas das melhores cervejas do mundo!

Erdinger Weissbier

Como não falar das cervejas especiais e tragos mais fortes que podemos saborear visitando a capital alemã?! Existem várias lojinhas de conveniência ao longo das principais avenidas da capital onde é possível comprar bebidas especiais. Costumam estar sempre estrategicamente posicionadas em ruas turísticas e lugares com restaurantes típicos. Algumas das marcas que você não pode deixar de conhecer estão listadas logo a seguir:

Erdinger Weissbier

Foto Cerveja Alemanha

Cerveja leve e realmente muito aromática, com sabor incomparável, um verdadeiro clássico entre as cervejas de trigo. Este é o principal produto da cervejaria Erdinger e pode ser encontrada em qualquer pub ou lojas de conveniência da capital alemã. A Weissbier é uma cerveja de trigo com levedura fina e tradicional maturação dentro da própria garrafa, similar aos champanhes.

Warsteiner

Warsteiner

Outra cerveja clássica da Alemanha e que pode ser fabricada exclusivamente à base de cevada, lúpulo, levedura e água, conforme a Lei Alemã de Pureza de 1516. É uma Cerveja tipo Pilsen, de baixa fermentação e alta concentração de lúpulo. Seu aspecto é brilhante, quase transparente, com finas borbulhas e espuma branca, além de encorpada.

Wernesgruner

Wernesgruner

É possível contratar passeios de barco para conhecer alguns dos principais edifícios seculares construídos às margens do Rio Spree enquanto degusta de cervejas especiais, tal como a Wernesgruner.

Jägermeister

Jägermeister

Deixando um pouco o cenário da cevada, não se apavore se sair para beber com algum amigo de Berlim e este pedir um shot de Jägermeister para ser consumido logo após o primeiro gole refrescante de cerveja gelada. Essa é uma bebida alcoólica produzida na Alemanha desde 1935, é simplesmente o nono destilado mais consumido no mundo.

Fazendo compras!

Compras em Berlim
Várias lojas nos arredores de Checkpoint Charlie

Berlim é uma das melhores cidades para compras na Europa. Com várias lojas de departamentos, outlets, mercados de antiquários ou lojas de estilistas renomados, é possível encontrar uma infinidade de lojas interessantes e áreas comerciais que podem valer a visita dos visitantes. Nos Flohmärkten, ou mercado das pulgas você poderá garimpar por coisas antigas e pechinchar e encontrar o souvenir para recordar-se sempre de sua viagem.

Outro lugar interessante para compras pode ser o Nowkoelln Flowmarkt, onde é possível encontrar artigos de segunda mão, instrumentos musicais, artes, presentes e artigos especiais para decoração. Outros pontos de interesse para serem visitados são o Antikmarkt Ostbahnhof, Flohmarkt im Mauerpark, Arminiusmarkthalle.

Locomovendo-se

Paulaner

Existem vários métodos para se deslocar de maneira econômica e eficiente com o auxílio dos transportes públicos municipais integrados da Grande Berlim. Você pode começar um itinerário adentrando os terminais de metrô e complementar a sua viagem com a ajuda de outros tipos de deslocamento, tal como táxis, ônibus, tram e metro tram (bondinho), U-Bahn e S-Bahn. A diferença básica entre o U e o S dos Bahn (metrôs) é que o primeiro (U) é subterrâneo e o segundo (S) possui trilhos na superfície.

O U-Bahn tem 10 linhas e o S-Bahn possui 15, sendo 22 linhas de bondinhos e outras mais de 100 linhas de ônibus circulando pela cidade. Podemos considerar que o sistema de transporte público de Berlim é um dos mais desenvolvidos do mundo, entretanto é bom ficar esperto para não pagar altas tarifas de táxis durante a noite, quando algumas linhas encerram suas atividades.

Concluindo

Berlim, passeio no rio

Seja para mergulhar na história do passado recente desta metrópole, ou para deixar-se surpreender com a agitação intensa da vida noturna fervilhante tão presente em nossos dias atuais, a melhor alternativa para conhecer Berlim, é se entregar aos atrativos que esta cidade oferece vivendo intensamente cada segundo de exploração, regozijando-se pela ideia de que podemos hoje visitar uma cidade livre que foi palco de grandes acontecimentos que ficaram verdadeiramente marcados na história da humanidade.

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias