10 lugares imperdíveis em uma viagem pela América Central

Qual o destino que você acredita ser o melhor da América Central. Se fosse escolher, qual seria?! Panamá, Costa Rica, Nicaragua, Honduras, Guatemala ou El Salvador?! Confira aqui dez lugares imperdíveis em uma viagem pela América Central.

É muito difícil categorizar dez dos principais pontos turísticos em um continente tão pequeno e que ao mesmo tempo é tão vasto, com tantas riquezas naturais e culturais e que possui sete países tão distintos, com tantas particularidades, que fica praticamente inviável defender um lado ou o outro. Pois bem, em minha opinião, compartilho aqui com vocês, leitores do Blog Boa Viagem, os principais, únicos e imperdíveis destinos que você não deve eliminar do seu roteiro em uma viagem para a América Central

1. Panamá - San Blás

Panamá - San Blás
Panamá - San Blás

Realize um vôo de 20 minutos em um avião desde a cidade do Panamá até a comarca Kuna Yala e faça uma viagem no tempo. A comarca Kuna Yala ou Comarca San Blas está situada a oeste da privíncia de Colón, adjacente ao territorio colombiano, é comandada pela tribo indígena dos Kuna e nada acontece por ali sem o concentimento do cacique. Mais da metade da população dos Kuna Yala vivem no meio do mar Caribenho. Existem trucks que fazem o percurso desde a Cidade do Panamá até o outro lado do país, no território Kuna, o valor por pessoa era em janeiro de 2009 de U$ 50,00 para a ida e volta. Lembre-se que nas Ilhas é cobrada hospedagem por parte dos Kuna (média de U$ 20,00) com três refeições inclusas (arroz, pescado, bananas) e que somado a isto você deve pagar 1 dólar para cada dia que se hospedar como impostos.

2. Panamá - Bocas del Toro

Panamá - Bocas del Toro
Panamá - Bocas del Toro

Almirante, o arquipélago de Bocas del Toro, fica encravado no nordeste do Panamá, já muito próximo da fronteira que dá acesso a Costa Rica. Para conseguir chegar a esta maravilha caribenha, basta seguir na rodovia PanAmericana, desde a cidade do Panama até a entrada de Guanaca, em um trajeto de aproximadamente 400 kilometros (uma média de 6 horas de viagem de onibus). Seguindo por mais 90 kilometros de estrada asfaltada, depois de Guanaca, você chegará a Almirante. Ali existem vários táxis maritimos (taxi-boat) que partem para a Ilha Colón (principal Ilha de Bocas) em uma viagem de aproximadamente 20 minutos. Existe também a opção do Ferry Boat, que demora uma hora para chegar até o destino final. Você pode levar um carro até a ilha, mais o mais conveniente é deixá-lo em Almirante. Uma diversidade impressionante de turistas visitam Bocas antes de partirem a Puerto Viejo na Costa Rica. Diversidade de fauna e flora, as melhores ondas do Panamá e uma vida noturna agitada te proporcionarão dias inesquecíveis neste paraíso caribenho.

3. Costa Rica - Puerto Viejo

Costa Rica - Puerto Viejo
Costa Rica - Puerto Viejo

Puerto Viejo de Talamanca é uma cidade costeira situada na província de Limón. Puerto Viejo expressa em gênero, número e grau a profundidade da sentença mais famosa da Costa Rica: Pura Vida! Sim, Puerto Viejo é uma cidade praieira, caribenha, com noites de muitas festas à beira mar e som de reggae jamaicano. Esta é aquela cidade que você chega em uma viagem e dá vontade de morar. Construir uma casinha simples, na beira da praia, e se precisar de algo industrializado basta se submenter às 8 horas de ônibus que ligam Puerto Viejo à capital San Jose. Com muitas praias ao redor de sua orla, bares e restaurantes tipicamente caribenhos, Puerto Viejo é uma cidade que se acostumou a não ter ruas asfaltadas e ter apenas um único caixa eletrônico para os turistas que vêm se encantar de suas maravilhas.

4. Nicaragua - San Juan del Sur

Nicaragua - San Juan del Sur
Nicaragua - San Juan del Sur

San Juan del Sur é um povoado que fica às margens do Oceano Pacífico ao sul da Nicarágua. A cidade é um dos principais destinos turísticos nacionais da Nicaragua, com ótimos hotéis, hostals e restaurantes. As praias de San Juan são famosas por boas ondas e por seu relevo extremamente plano. É muito comum ver turistas extrangeiros em meio aos locais na alta temporada. San Juan é destino obrigatório para quem visita a Nicaragua, assim como Ometepe!

5. Nicaragua - Ometepe

Nicaragua - Ometepe
Nicaragua - Ometepe

Encravado no meio do Lago da Nicarágua, está a Ilha de Ometepe, um dos principais destinos turísticos deste país. O Lago da Nicarágua é tão surpreendente, e suas águas tão vastas, que em dias de sol e tempo limpo, são formadas ondas em suas margens como se o lago fosse mar de água salgada. No meio do Lago, residem Concepción e Maderas, dois vulcões semi-ativos que atraem milhares de turístas ao vilarejo. Concepción possui 1.610 m de altitude e um diametro de 36 km. A última vez que expeliu cinzas foi em 2005 e sua última atividade com erupção de lavas foi em 1957, obrigando Ometepe a ser evacuada. Muito além de conhecer os vulcões, Ometepe possui o Ojo de Agua, um gigante poço de águas límpidas que brotam da terra.

6. Nicaragua - Granada

Nicaragua - Granada
Nicaragua - Granada

Granada é a capital do departamento de Granada. Assim como Managua (capital), Granada tem pouquíssimas incidências de chuvas, e tem clima ameno e agradável praticamente todo o ano. Granada foi construída às margens do lago da Nicarágua e é rota para aqueles que desejam conhecer o país desde o sul até o norte, saindo de Ometepe.

7. Honduras - Ruínas de Copán

Honduras - Ruínas de Copán
Honduras - Ruínas de Copán

Existem vários outros lugares em Honduras que merecem ser visitados. Como esta publicação se restringe a apenas 10 lugares que são imperdíveis na América Central, então tenho que ser sucinto e direto. Eu poderia escrever um novo artigo com os 100 lugares que são realmente imperdíveis na América Central, mas vamos nos ater a apenas 10, únicos e totalmente imperdíveis. Em Honduras, você deve visitar Tegucigalpa(capital) e as Ilhas do lado caribenho de Honduras, mas você não pode sair deste país sem visitar o principal e mais popular destino turístico: Copán. A popularidade é tão forte, que as Ruínas de Copán são as ilustrações das notas de 1 lempira (moeda local). Copán fica já na fronteira com a Guatemala, e ali está um dos sítios arqueológicos da cultura MAIA mais importantes de Honduras

8. Guatemala - Tikal

Guatemala - Tikal
Guatemala - Tikal

Tikal é considerada a capital do império MAIA na América Central. É um dos maiores sítios arqueológicos com lugares e centros urbanos desta civilização pré colombiana. Situado ao norte da Guatemala, no departamento de El Petén, Tikal pode ser visitada através de uma estadia em uma das mais charmosas cidades do interior da Guatemala: Flores, uma Ilha.Tikal dispensa comentários. Basta ver as fotos e sentir o quão fabuloso foi o Império Maia em seu apogeu. Tikal ainda terá várias publicações aqui no Blog.

9. Guatemala - Antiqua

Guatemala - Antiqua
Guatemala - Antiqua

Antiqua é a antiga capital da Guatemala. Uma cidade rodeada por vulcões, e com uma cultura única na América Central. Um dos principais centros comerciais deste país, visitar Antiqua é definitivamente voltar uns 100 anos no passado. Por ser considerado patrimônio histórico, esta cidade possui uma arquitetura única e muito preservada para a realidade. Até as franquias internacionais que existem nessa cidade se adaptaram aos edíficios e preservando ao máximo a cultura guatemalteca. Antiqua possui o mercado de artesanatos mais badalado da América Central em minha humilde opinião. E realmente você pode se perder dentro do mercado de artesanatos de Antiqua. Existem objetos de todos os estilos e que podem atendem a todas as personalidades.

 

10. El Salvador - La Libertad

El Salvador - La Libertad
El Salvador - La Libertad

La Libertad é a cidade praieira de mais fácil acesso em El Salvador. Famoso destino de surfistas de todo o mundo, Punta Roca é uma das mais belas praias de El Salvador. O Porto de La Libertad é um dos principais destinos turísticos no país. Ali você encontrará desde hotéis com estrutura para atender aos mais exigentes clientes e também encontrará albergues e hostels economicos e muito aconchegantes.

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias