Turismo no Polo Sul - Que tal conhecer a Antarctica?

Em Punta Arenas conhecemos uma oportunidade de fazer uma viagem ao Polo Sul (Antarctica ou Antártida). Conheça a melhor forma de viajar ao continente branco.

A Antártica é o ultimo continente descoberto pelo homem e sua ocupação efetiva se concretizou em um lapso muito curto de tempo. Como o continente carece de população, este exclui todos os vínculos e ligações proporcionadas por uma nação, e acaba sendo uma nação multicontinental na qual vários países participam de sua gestão.

Em 1959 se firmou o tratado Antártico, uma forma jurídica de se regulamentar as atividades desenvolvidas no continente branco. Inicialmente foi assinado por 12 nações e seu objetivo principal era o de reconhecer que o futuro da Antártida é de interesse geral de toda a humanidade, Desta maneira, foram evitados conflitos e o território foi destinado exclusivamente a investigação dos primórdios do homem como um verdadeiro laboratório natural.

Além de cuidar do ecosistema, as nações que fazem parte desse tratado se comprometeram a não realizar explorações econômicas nesta região. Este tratado tem um período de duração indefinido e foi ratificado em 1991.

Falando um pouco agora da parte turistica da Antartica, esta se concentra principalmente nas ilhas Shetland do Sul e da costa ocidental da peninsula Antártica, principalmente pela boa acessibilidade de ambas as regiões. Abundância de fauna, paisagens magníficas e a presença de numerosas bases científicas internacionais são as principais atrações do local.

O turismo também é regido pelo tratado mencionado anteriormente. Os operadores turisticos devem cumprir e fazer serem cumpridas as normas estabelecidas: tal como avisar suas viagens até a Antártida, e cuidar para que os turistas cumpram as leis do tratado. A principal regra vigente para turistas atualmente é que nenhum turista deverá dormir nas terras do continente. Sendo assim existem diversas opções de cruzeiros que cortam aquelas geladas regiões do planeta.

Os dois principais portos de partida para a Antártida estão na região de Punta Arenas no Chile e na cidade de Ushuaia na Argentina. Além de vôos que partem para as bases da península Antarctica, existem os cruzeiros e veleiros que partem dessas regiões. São circuitos de 7 a 12 dias onde existem embarcações polares, científicas e cruzeiros de luxo. Algumas companias incluem visitas ás Ilhas Malvinas na Argentina, cenário clássico da guerra entre a Argentina e Grã Bretanha. Pessoas visitam as Malvinas no intuito de entrar em contato com um dos lugares mais ricos em fauna marinha na região, além de bases científicas de diversos países. Já as expedições em veleiros são para os amantes de aventuras e velas. As expedições duram entre 4 e 6 dias e passam pela famosa Passagem de Drake, que separa a Terra do Fogo da Antártida. Estas viagens dependem é claro das condições climáticas do periodo escolhido.

Antarctica XXI - www.antarcticaxxi.com - Punta Arenas, Chile - Tel. +56 61 61 41 00 sales@antarcticaxxi.com

Eles oferecem uma oportunidade única, graças a sua exclusiva combinação de vôo e cruzeiro. Com apenas duas horas de vôo desde Punta Arenas, eles sobrevoam as turbulentas aguas do Mar de Drake para se unir a um cruzeiro de expedições que vai até a Península Antártica.

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias