Backstage Experience no Parque das Aves de Foz do Iguašu

O Backstage Experience Ú um passeio guiado no Parque das Aves de Foz do Iguašu que mostra os bastidores do trabalho executado por esta instituišŃo.

Alguns dias atrás tivemos a oportunidade de voltar a uma das cidades mais queridas do Brasil, a belíssima Foz do Iguaçu. Eu simplesmente amo esse lugar! E não pense que é somente por conta das irresistíveis oportunidades de gastar alguns dólares em terras paraguaias, pelo contrário, acredito que o melhor da Fronteira Tripla entre Brasil, Paraguai e Argentina está em Foz!

São tantas atividades e atrações imperdíveis, passeios que verdadeiramente nos fazem mergulhar na natureza exuberante desta região do nosso país. Na verdade fica até difícil de encaixar um tempinho pras compras no Paraguai no itinerário!

Sempre que visito Foz do Iguaçu faço questão de voltar ao Parque das Aves, um lugar onde é realmente muito fácil se emocionar. E desta vez não foi diferente, fizemos questão de reservar logo o primeiro dia da nossa viagem para explorar um dos maiores viveiros de imersão do planeta, bem ao nosso tempo, sem ninguém pra apressar o nosso passeio :D

Parque das Aves em Foz do Iguaçu

Se você ainda não conhece esse lugar, meu amigo(a) pois marque uma viagem agora mesmo pra Foz do Iguaçu para se encantar com as maravilhas que você vai conseguir ver por aqui. Este é um centro reconhecido mundialmente por seu trabalho de recuperação e conservação de aves, construído em meio à rica Mata Atlântica e vizinho do Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu.

Reflexo da entrada do Parque das Aves
Reflexo da entrada do Parque das Aves

Este é um passeio mais do que essencial para complementar a sua visita à região da fronteira tripla. Você vai poder entrar em contato direto com mais de 1.300 aves, são cerca de 140 espécies diferentes de animais! Perceba que vai ser preciso reservar um tempo relativamente considerável para conhecer tudo, não faça novos compromissos no dia que decidir viver a experiência proporcionada pela visita ao Parque das Aves, você não se arrependerá!

Carpa gigante no laguinho da entrada do Parque
Carpa gigante no laguinho da entrada do Parque

Nesta oportunidade conseguimos conhecer uma nova atração opcional oferecida aos visitantes do parque, o Backstage Experience. Esta é a oportunidade perfeita para quem deseja vivenciar os bastidores do trabalho executado por todos os profissionais envolvidos na manutenção deste que é um dos maiores refúgios de aves das Américas.

Backstage no Parque das Aves

Em um passeio exclusivo com duração próxima a 1 hora e 30 minutos, nós tivemos a oportunidade de vivenciar os bastidores do trabalho de reintegração e manutenção do Parque das Aves. Fomos acompanhados até áreas restritas e entramos em contato direto com algumas aves, alimentamos alguns pássaros e conseguimos compreender um pouco mais sobre o trabalho de conservação e recuperação que o Parque das Aves realiza diariamente em Foz do Iguaçu.

Novo passeio do Parque das Aves, o Backstage
Trabalho de integração com animais provenientes de cativeiro

A primeira parte do passeio nos levou ao centro de reintegração de animais do Parque das Aves, também conhecido por Centro de Condicionamento de Psitacídeos. Este é o lugar onde eles realizam diversas atividades visando a reintegração de animais provenientes de cativeiro. Desta vez nós tivemos o grande prazer de conhecer o Peter, um pássaro que chegou até o Parque das Aves com problemas de socialização e dificuldades de integração ao meio ambiente.

Aprendizado longo e contínuo antes da inserção do animal novamente na natureza
Condicionamento de psitacídeos: aprendizado longo e contínuo antes do retorno do animal novamente na natureza

Acompanhamos um pouco do trabalho realizado diariamente para que o Peter possa conviver junto com outros animais no Parque das Aves. Foi um momento de aprendizado gratificante. Conseguimos compreender melhor o trabalho realizado pelo Parque das Aves na reintegração de pássaros provenientes de cativeiro. Foi fundamental para conseguirmos entender o quão magnífico é o papel desenvolvido por esta instituição junto à preservação ecológica das espécies nativas da América do Sul.

Indo além dos limites para a visita tradicional
Indo além dos limites da visita tradicional

Depois disso nós fomos conhecer um pouco mais dos principais viveiros do Parque das Aves. Essa parte foi muito agradável pois sempre visitei este lugar e nunca tinha ido além das cercas de contenção, desta vez fomos dentro dos viveiros para acompanhar a lida com os pássaros, aprendemos como funciona a alimentação de cada espécie e compreendemos como são executadas algumas das diversas rotina de manutenção do parque.

Lindos guarás vermelhos sendo admirados de pertinho no Parque das Aves
Lindos guarás vermelhos sendo admirados de pertinho no Parque das Aves

Eu particularmente fiquei em êxtase ao entrar no lugarzinho reservado aos guarás! Eles estavam super tranquilos com a nossa presença, foi possível tirar fotos muito próximas, gostei muito dessa parte! Todo passeio acontece em harmonia com os horários das principais atividades rotineiras do parque. Dependendo do horário o passeio pode incluir ainda as seguintes atividades:

  • Alimentar filhotes de flamingo com as mãos;
  • Acompanhar a alimentação de um pica-pau nativo;
  • Conhecer um dos papagaios ameaçados da Mata Atlântica;
  • Entrar no viveiro de passeriformes resgatados e alimentar corrupiões;
  • Atividade sensorial de tato com uma lagarta caligo (também conhecida como borboleta-coruja);
  • Adentrar o viveiro de ararajubas para acompanhar a alimentação.

Aproximação no rosto de um flamingo no Parque das Aves
Aproximação na face de um flamingo no Parque das Aves

Caso tenha interesse em vivenciar a experiência proporcionada pelo Parque das Aves da maneira mais surpreendente possível, então não deixe de optar pelo "Backstage Experience" ao adquirir seu ingresso, este passeio vai definitivamente te levar para os bastidores deste parque, te colocando em contato com a exuberante fauna presente neste lugar de um modo tão incrível que você não conseguirá esquecer esta atividade tão facilmente.

Alimentando pássaros e interação privilegiada

Ainda encantados pela beleza de tantos pássaros e pela possibilidade de ir além do tradicional, partimos para mais uma das etapas de imersão nos viveiros do Parque das Aves. Desta vez nós tivemos a chance de alimentar os curripiões, animais lindíssimos de olhar marcante, canto alto e muito melodioso. Eles inclusive possuem a capacidade de imitar o canto de outros pássaros e até mesmo reproduzem alguns sons musicais.

Pista de pouso e pequenos lagartos para alimentar pássaros
Pista de pouso para alimentar curripiões com pequenos lagartos

O staff que nos acompanhava repassou pra gente uma plataforma que funcionaria como "pista de pouso". Também ganhamos uns potinhos com algumas lagartas, iguaria predileta dos curripiões. Não demorou muito para vários deles pousarem em nossa pistinha. Alimentamos cada um deles com as nossas a próprias mãos, foi possível inclusive acariciá-los com bastante tranquilidade, eles pareciam estar bastante confortáveis com a nossa presença.

Depois foi a vez de alimentar os tucanos!

Contato próximo com os tucanos
Contato próximo com os tucanos

Quando chegamos ao principal viveiro onde vivem os tucanos, ficamos esperando por alguns momentos para que eles viessem até nós para receber a alimentação de rotina, para então conseguirmos obter a experiência de alimentá-los com as nossas próprias mãos. Nesse momento aprendemos que o bem-estar animal é a prioridade absoluta do Parque das Aves e de todas as atividades ofertadas por eles, tanto que o conteúdo dos tours pode variar a qualquer momento sem aviso prévio.

Interação segundo o desejo dos animais
Interação segundo o desejo dos animais

O problema foi que eles não estavam com muita fome naquele exato momento, então só um deles veio até nós, porém não quis comer. Foi bom pois percebemos que nada é forçado. O tucano foi embora minutos depois e nós partimos para a próxima etapa do passeio: nós realizaríamos uma atividade sensorial de tato com uma lagarta caligo. Nós seguramos uma lagarta nas nossas mãos e depois tivemos o prazer de contemplar os próximos passos de seu processo evolutivo, onde ela se transformaria em uma belíssima borboleta-coruja.

No borboletário, algumas espécies realmente muito interessantes
Atividade sensorial com uma lagarta caligo que sofre a metamorfose e se transforma em uma borboleta-coruja.

Essa parte foi bem interessante pois conseguimos tocar na lagarta que se transformaria em uma borboleta alguns dias depois. Obtemos diversas explicações técnicas sobre a importância desses animais para o equilíbrio ambiental, contemplamos várias espécies de borboletas que voavam freneticamente por todas as direções, para depois sermos convidados a seguir adiante com o passeio, para o que seria o grande final :D

Deck especial para apreciação de araras

Nós já estávamos ficando meio tristes por perceber que aquela "Backstage Experience" estava chegando ao final, contudo fomos surpreendidos mais uma vez pela maneira na qual esse passeio incrível foi finalizado (de fato com chave de ouro!).

Lindíssimas as araras que estavam nos aguardando no arremate da nossa visita
Lindíssimas as araras que estavam nos aguardando no arremate da nossa visita

Fomos convidados a visitar uma área novíssima do Parque das Aves, que até então eu não havia conhecido (e olha que já visitei esse lugar umas 3 vezes até então). No finalzinho, quando pensamos que já iriamos parar direto na porta de saída com direito a um tchau (brigado hehehe), fomos levados a um deck ao ar livre, construído em meio a um jardim repleto de borboletas!

Fotos com araras antes de finalizar o backstage
Fotos com araras antes de finalizar o backstage

Era um deck lindíssimo de madeira, neste lugar tivemos a privilegiada oportunidade de interagir livremente com duas araras canindé, uma das mais lindas na minha opinião. Neste lugar também conhecemos uma jiboia de perto, tiramos fotos com toda a calma do mundo e ainda nos ofereceram uma bela taça de açaí e suco de frutas da estação.

Lounge com bebidas e iteração com animais no parque das aves
Lounge com bebidas e iteração com animais no backstage do parque das aves

Gostaria de deixar aqui registrado o nosso agradecimento a toda equipe do Parque das Aves que nos acompanhou neste dia, muito obrigado pela amabilidade pessoal, vocês são sempre uns amores conosco! Todo mundo sempre tão feliz e com uma vibração tão positiva que faz a gente ter sempre vontade de voltar a Foz e incluir o Parque das Aves como uma das principais atrações do nosso roteiro.

equipe backstage parque das aves
Selfie com a equipe completa do backstage, obrigado galera!

No final da nossa visita, voltamos à entrada do parque, conseguimos recarregar as nossas baterias um pouco e voltamos a realizar o tour desde o começo, passando por cada viveiro, reservando o tempo necessário para registrar as melhores fotos possíveis. O resultado desse novo passeio que fizemos por lá você vai poder conferir na próxima matéria que vamos lançar sobre o Parque das Aves, ela vai ao ar muito em breve!

Backstage Parque das Aves
Backstage Parque das Aves

Visite o Parque das Aves em Foz do Iguaçu

PARQUE DAS AVES

Endereço: Av. das Cataratas, km 17.1 Foz do Iguaçu – Paraná/Brasil
Telefone: 55 (45) 3529 8282 | Site: www.parquedasaves.com.br
Funciona diariamente das 8h30 às 17h30
Valor do Ingresso (01/01 a 31/12/2017): R$ 40,00
Luiz Jr. Fernandes recebeu um convite para visitar o Parque das Aves e conhecer o novo Backstage tour

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias