RBBV - A blogosfera brasileira de viagens se organizando

A Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem é uma comunidade composta por cerca de 140 blogueiros que publicam sobre diferentes nichos diretamente ligados a turismo e viagens, e este blog de viagens não só é membro como apóia e acredita na idéia de colaboração entre os blogueiros de turismo brasileiros.

Há tempos está em meu editorial este assunto e somente agora consegui um prazo para publicar sobre a RBBV, Rede Brasileira de Blogueiros de Viagens, um grupo que reune os editores de vários blogs de turismo da internet brasileira. Muito bem estruturados em uma comunidade no facebook, todos os participantes do grupo são livres para expressar suas opiniões, tirar dúvidas sobre o gerenciamento de seus blogs, compartilhar experiências com cases que são sucesso. Essas são algumas das mais básicas premissas desse grupo ao qual o Blog Boa Viagem tem grande satisfação em fazer parte.

Um variado mix de tópicos, muitas curtidas e milhares de comentários. Uma verdadeira comunidade viva em que os donos dos blogs aprendem a conviver juntos, compartilhando, somando experiências, aprendendo uns com os outros. Alguns com experiências profundas na arte de blogar sobre turismo na internet brasileira, vários novatos que abriram seus blogs recentemente e que podem se beneficiar de informações valiosíssimas para administradores de conteúdo. Discussões acontecem diariamente sobre temas que envolvem os blogs direta ou indiretamente. O compartilhamento de tantas informações relevantes, ensinamentos, aprendizados, discussões e debates acontecem com alto nível de profissionalismo, comprovando o amadurecimento desses veículos de comunicação como verdadeiros agentes embasadores da opinião pública quando o tema do assunto são as VIAGENS.

Em um ambiente muito democrático, todas as decisões são tomadas com base nas opiniões dos membros. Todos opinam com liberdade de expressão absoluta, respeito e companheirismo. Recentemente, nós blogueiros desta comunidade chegamos a conclusão que deveríamos desenvolver um site, com o índice das áreas de publicação de cada um dos blogueiros do grupo - o resultado já pode ser conferido no site da RBBV. Todo dividido em categorias que compreendem a regiões do Planeta, o site é atualizado conforme as publicações vão sendo disponibilizadas por cada um dos blogs.

Como surgiu

Em novembro de 2011, a RBBV foi fundada pela Cláudia Beatriz, do Aprendiz de Viajante, como um grupo no Facebook que reuniria os responsáveis pelos principais blogs de turismo do Brasil. Posteriormente, em junho deste ano, com a gestão da Luciana Misura, do Colagem, foi criado o site da RBBV, como forma de promover os conteúdos dos membros desta rede de blogueiros. O lançamento oficial do site foi realizado no EIBTUR (1o. Encontro Internacional de Blogueiros de Viagem), evento que ocorreu na cidade de Foz do Iguaçu-Paraná.

Toda semana o site da RBBV apresenta 5 blogs membros que são destaque na página inicial - os blogueiros são livres para escolher os melhores posts e fotos para figurarem como destaque semanal. Nesta semana fomos detaque com um post bem legal sobre snorkelling em Cozumel.

Como participar

Existem alguns critérios básicos para quem deseja participar da RBBV. O foco na rede são as viagens. Os conteúdos dos blogueiros participantes devem ser autênticos. A RBBV não admite blos que plagiam conteúdo de terceiros. Além disso é importante que o blog em questão tenha pertinência no tema - a rede é de blogueiros de viagens. O conteúdo dos blogs devem refletir a visão dos autores através dos seus relatos pessoais e sua própria personalidade, e é claro, atualidade - não são aceitos blogs com conteúdos que tenham sido postados há menos de um ano. E sabem o que é o mais legal?! Qualquer membro pode indicar novos blogueiros! Sendo assim, se você possui um blog de viagens e quer entrar para a RBBV, deixe um comentário nesse post e vamos analisar o seu caso. Se as descrições desse parágrafo refletem a realidade sobre o seu blog pessoal, então faremos questão de lhe recomendar como novo membro.

Alguns dos objetivos

Compartilhamos informações com colegas blogueiros sobre a profissionalização de nossos blogs, discutimos as melhores formas para nos desenvolvermos (tanto em conteúdo, quanto em visual, plataformas e métodos de monetização). Discutimos muito os detalhes relacionados ao comportamento dos blogueiros (nossa ética, moral, respeito e níveis de autênticidade). Outros assuntos interessantes discutidos com frequência são relacionados ao tratamento comercial entre blogueiro e agências de publicidade/empresas ligadas ao turismo: lutamos para que sejam criadas parcerias que sejam boas para ambos os lados e principalmente para os nossos visitantes.

Bom para nós blogueiros e melhor ainda para vocês leitores, que sempre terão qualidade e credibilidade ao ver o selo do RBBV nas páginas dos blogs de viagem que fazem parte dessa comunidade.

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias