Retrospectiva 2010 do Blog Boa Viagem

Em 2010 visitei muitos lugares tanto no Brasil quanto fora. Foi um ano muito promissor profissionalmente e principalmente foi um ano que conheci lugares inesquecíveis, conheci pessoas excepcionalmente imprescindiveis para minha vida de viajante e também para a vida profissional. Confira aqui os principais relatos publicados pelo Blog Boa Viagem, os assuntos que ainda estão pendentes e o que 2011 nos reserva!

Comecei o ano de 2010 em pleno território chileno! Isso para eu que ainda vivia a sindrome da volta de um mochilão foi como tomar um copo d'agua no deserto! Quando viajei para a América Central e Colômbia, não imaginava que sofreria da sindrome pós mochilão da forma que sofri! Ainda em 2009 esta crise foi abrandada pela visita de um amigo alemão que conheci no Panamá a minha cidade (uma pequena visita de 3 meses!), e como a inércia de um mochilão é sentida ao longo dos anos, a virada do ano de 2009 para 2010 foi no Chile, Valparaíso. Uma das viradas de ano mais espetaculares de toda a minha vida.

Muito além de visitar a Patagônia chilena e argentina (2010), consegui documentar tudo aqui no Blog! Foi um grande sucesso conseguir blogar tudo que vivencei nessa viagem. Infelizmente ainda não consegui fazer isso também com meu mochilão na Colômbia e América Central (2009), como também não consegui desempacotar também tantas outras viagens que realizei. Existem toda uma série de posts que tenho que fazer sobre a Ilha Grande (RJ), as duas viagens que realizei até o Paraguay, Argentina, e Foz do Iguaçu (Fronteira Tripla) e já estou com meu caminho trilhado neste mês de janeiro de 2011 em terras peruanas. Como vocês podem ver, ainda devo boa parte de minha dedicação a este humilde recinto. Felizmente 2010 foi um ano de transformações profundas na minha vida profissional! Foi muito bom conseguir superar tudo que Deus me propôs para este ano que passou, foi maravilhoso poder conhecer os lugares que conheci (várias cidades na Argentina, Chile, Paraguay! E é claro: Jericoacoara, Fortaleza, Foz do Iguaçu no Brasil). Foi neste ano de 2010 que encontrei a essência deste blog, mesmo sem tanto tempo disponível para blogar! Foi em 2010 que consegui criar os primeiros posts da série América Central e foi também neste mesmo ano que desempacotei toda a minha viagem de virada de ano na Argentina e Chile.

Relembrando então aqui estão algumas das publicações mais interessantes do ano de 2010 do Blog Boa Viagem:

Comecei a compartilhar a viagem que realizei para a Patagônia Chilena (e argentina também!) ainda no mês de janeiro (2010). Saí de Buenos Aires com destino a Mendoza - a capital argentina do vinho, e de lá subi a Cordilheira dos Andes para atravessar a Fronteira Los Libertadores, rumo a Santiago do Chile e posteriormente ao meu destino de reveillon em Viña del Mar e Valparaíso. Virado o ano, voei de LAN desde Santiago de Chile até Punta Arenas, a cidade mais ao sul que os aviões conseguem chegar no Chile e visitei a pinguinera Otway e a Zona Franca desta cidade. Além disso viajei desde Punta Arenas a Puerto Natales para visitar o Parque Nacional Torres del Paine no Chile e depois rumar para El Calafate e conhecer o impressionante Glacial Perito Moreno, no Parque Nacional Los Glaciares.

Minha visita até o Glacial Perito Moreno foi um dos pontos altos de 2010
Minha visita até o Glacial Perito Moreno foi um dos pontos altos de 2010

Para você que perdeu algum detalhe desta aventura fascinante pela Patagônia Argentina-Chilena, deixo abaixo os links para cada uma das publicações pertinentes a esta viagem:

Depois de conseguir relatar tudo aqui no Boa Viagem, tentei organizar meu mochilão pela América do Sul e consegui compartilhar muita coisa aqui sobre a Colômbia no ano de 2010. Além disso comecei a destrinchar os caminhos do Panamá, mais ainda não consegui conclui-los até então! Sendo assim, do mochilão 2008-2009 pela Colômbia e América Central ainda faltam muitos países: Costa Rica, onde visitei Puerto Viejo de Talamaca e a capital San Jose, Nicarágua com San Juan del Sur, Ometepe e Managua, Honduras: Tegucigalpa e as famosas ruínas de Cópan, a tão bela Guatemala com Flores, Tikal (capital do império Maia), Antiqua e a praia de MonteRico. Muita coisa ainda para ser falada neste 2011 para esta viagem que já estou é com muita vontade de voltar e conhecer os lugares que ficaram para trás :D

Pois bem, mais uma listinha! Confira as publicações do Blog Boa Viagem que já foram construídas para ilustrar minha viagem mochileira até a América Central no ano de 2009 mais que só saíram aqui no Blog em 2010:


Minha viagem pela América Central só foi ao ar em 2010!

Panamá

Colômbia

Como podem ver, ainda faltam muitas publicações que com fé em Deus estarão no ar ainda neste ano de 2011! Visitei também a fronteira tripla entre Brasil, Paraguay e Argentina duas vezes nesse ano de 2010. A idéia era construir uma mega coleção de publicações para aqueles interessados em turismo na região da fronteira tripla e principalmente de compartilhar de um guia excepcional de viagens e compras no Paraguai. Estes posts ainda estão apenas no meu cérebro, mais é promessa para 2011 também. Depois de visitar duas vezes Foz do Iguaçu e ter ido bastante ao Paraguay comprar alguns eletrônicos, aprendi bastante sobre impostos de importação, taxas de tributação, compras de mercadorias sem nota hahaha sim! Como aprendi! E quero comprtilhar tudo aqui com vocês no ano de 2011.


Minha primeira visita a Foz do Iguaçu também foi em 2010!

Enquanto isso, existem alguns posts aqui no blog já que abrangem o tema fronteira tripla de Foz do Iguaçu! São eles:

E em agosto de 2010 eu visitei pela primeira vez a região nordeste do Brasil! Conheci a capital do Ceará e fui muito além de Fortaleza até Jericoacoara! Durante 3 inesquecíveis dias eu estive desfrutando das maravilhas oferecidas por esta região do país, conheci as lagoas de água doce mais cristalina que já pude visitar, tive minhas primeiras lições de kite surf e visitei em um tour de um dia as cidade de Beberibe e Canoa Quebrada.


Visitando o Nordeste! Muito além de Fortaleza: Jericoacoara e Canoa Quebrada

Realmente ainda faltam algumas entradas a serem publicadas, mais a luz do sol nordestino já deu as caras por aqui em outros posts! Confira o que você já pode encontrar aqui no Blog Boa Viagem sobre esta viagem!

Finalizando esta melancólica retrospectiva 2010, em outubro eu desencanei dessa história de precisar de um parceiro(a) sempre que fosse viajar e embarquei na ideologia dos solo travelers. Achei a promoção do ano e não pensei duas vezes ao comprar uma passagem de LAN partindo de Brasília rumo a Lima no Peru por singelos R$ 365,00 divididos humildemente em 5 vezes no meu cartão de crédito smiles :D e desde então comecei a fazer a lição de casa para não ter problemas sozinho no Peru! Comecei a definir meu roteiro de viagem e estou hoje a apenas 5 dias distante da minha próxima aventura.

Além de falar muito sobre o Peru e adentrar a realidade dos Incas aqui no Blog Boa Viagem, vou falar muito ainda sobre viagens solo e como se dar bem sempre (espero que eu me dê bem sempre para relatar tudo por aqui!).

Viajar sozinho! Chegou a minha vez!
Viajar sozinho, enfim chegou a minha vez!

Cofira então o que temos publicado até agora sobre essa mais nova odisséia turistica do Blog Boa Viagem!

Muito nos reserva 2011! Muitas milhas foram acumuladas em 2010 e 2009 e merecem ser gastas em 2011. Quero muito conhecer mais o meu país e terminar de explorar todos os países da América Latina (me faltam poucos!) para a partir daí pensar em uma viagem aos Estados Unidos ou Europa e Ásia. Há tantos lugares que visitar! Tantas coisas para se fazer que ainda não sei quando vou conseguir tempo suficiente para fazer tudo aquilo que pretendo. Quero muito conhecer mais o nordeste brasileiro! Visitar a Bahia, Rio Grande do Norte o Maranhão e muitos outros! Pretendo também visitar a Venezuela, Los Roques e Isla de Margarita ainda esse ano, e se possível prolongar esta viagem até Aruba e Curacao, vamos ver o que nos reservará 2011! Aguardem por mais atualizações sobre a viagem ao Peru nos próximos dias, meu roteiro virou de cabeça para baixo! Literalmente!

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias