O poder de influência dos blogs de turismo na decisão final dos viajantes

Qual o verdadeiro papel de blogs como esse ao influenciar um de nossos visitantes na decisão final de uma compra? Discutimos um pouco mais o tema escolhido como debate no segundo #BlogTurFoz que acontecerá no decorrer desta semana na cidade de Foz do Iguaçu.

Ainda no ano de 2009 resolvi criar e manter um diário de bordo eletrônico – o Blog Boa Viagem. Qual era meu objetivo nessa época? Simples! Queria que as pessoas conhecessem minha rotina viajante! Meu desejo sempre foi o de compartilhar, alertar da roubada, valorizar aquela vendinha de esquina que tem a comida mais deliciosa da viagem. Esses eram meus objetivos. Hoje passaram-se 3 anos, estamos em 2012 e persistem em mim as mesmas motivações.

Sinceramente minha motivação principal por blogar minhas experiências de viagem sempre foi única - queria sempre ter a certeza de que momentos tão importantes na minha vida não ficariam nos cafundós dos meus HDs! As viagens são mestres em criar situações exclusivamente novas, que sempre desejamos marcar para relembrar em nossa posteridade! Esse sempre foi meu objetivo - compartilhar desses momentos com as pessoas que se interessam por minha vida, por tudo aquilo que aprendi e tenho a ensinar através das linhas do meu blog de viagens.

Esses meus anseios por compartilhar se desenvolveram com uma veracidade tremenda, a tal ponto de converter-me em uma pessoa mais atenciosa aos detalhes, aqueles mínimos detalhes que podem definir uma viagem como sendo a melhor ou a pior das nossas vidas. Desde então esse anseios por "dividir a minha bagagem" têm crescido com tamanha intensidade a ponto de converter-se em uma verdadeira missão. Isso mesmo! A dura missão de informar e compartilhar exclusivamente pelo prazer, sem remunerações, vínculos financeiros ou qualquer causa patrocinada – ter um blog de viagens é viver intensamente sentimentos assim como esses.

E até poderia questionar uma centena de amigos blogueiros do segmento de turismo e com certeza teremos motivações muito parecidas com as minhas - sempre queremos ir além do trivial para poder capturar os momentos ideais, descobrir e se aprofundar mais em determinadas matérias com único objetivo de ver você, prezado leitor, compartilhando as nossas aventuras traduzidas em textos, fotos e vídeos com seus melhores amigos, que um dia estarão prestes a se submeter aos mesmos périplos turísticos aos quais fomos submetidos. Sem mencionar é claro que somos também diretamente beneficiados – hoje é impossível planejar uma viagem sem antes buscar pelas informações compartilhadas internet afora, por pessoas tão comuns quanto nós mesmos, que também fizeram o mesmo que estaremos prestes a fazer, enfim é mais fácil conhecer o caminho das pedras do que ter que encará-las no decorrer do próprio caminho.

Ciclo de Influência dos blogs no ato da compra
Ciclo de Influência dos blogs no ato da compra

Com base no gráfico ilustrado pela imagem anterior, podemos observar o verdadeiro ciclo de influências geradas pelos blogs, sejam eles atuantes em qualquer nicho de mercado. Além de embasarmos nossos visitantes a adquirir produtos ou serviços que previamente avaliamos e gostamos, nós, os blogs de turismo, temos um papel fundamental no apoio à decisão dos nossos leitores. Além de influenciarmos nas decisões, temos o poder de apresentar novos produtos ou serviços que previamente conhecemos, além de inspirar ao ato da compra, tirar dúvidas e auxiliar, geramos embasamento e formamos opiniões quanto a uma centena de informações que estão devidamente exploradas nas páginas de nossos diários virtuais. Sendo assim é importante que os gigantes do comércio demonstrem respeito e reconhecimento por nossos veículos de comunicação. A base de boas parcerias de sucesso é o respeito comercial. É com esse mesmo tipo de respeito que lidamos todos os dias com nossos milhares de visitantes.

Blogs como esse são verdadeiros agentes formadores de opinião - sabemos do poder de influência que nossas experiências exercem nas pessoas que estão planejando roteiros, viagens e passeios e informações parecidoa com as que ilustramos nossas matérias! Mas até onde seriamos importantes nesse complexo e delicado ciclo de compras? Especificamente falando sobre os blogs de turismo, temos influências no ato de compras de passagens aéreas e até mesmo em reservas de hospedagens inteiras! Além de influenciarmos na decisão final do destino do turista que nos acompanha, influenciamos também todo o roteiro de sua viagem - inspiramos nossos leitores a novas descobertas - orientamos no difícil processo de decisão e compra! Com base nesses parâmetros defendemos a realidade de que os blogs de viagem atualmente são os véiculos responsáveis pelo aquecimento dos mecanismos que envolvem essa atmosfera comercialmente turística.

Pilares da Influência dos Blogs
Pilares de Influência dos Blogs na decisão de seus visitantes

Um artigo recentemente publicado n Harvard Business, uma revista de renome internacional, assinado por David Armano, demonstra claramente um pouco daquilo que tentamos esclarecer melhor por essa matéria, assunto este que também é tema do debate no segundo #BlogTurFoz que acontece nessa semana em Foz do Iguaçu. Um conjunto de ações executados diariamente em nossos blogs têm a capacidade de nos transformar em verdadeiros agentes influenciadores de comportamentos e obtensores de resultados! O alcance de nossas informações blogosfera afora, associado a fatores cruciais para a assimilação de um cliente, fatores muito intimos de blogs de viagem como esse - proximidade com nossos leitores, conhecimento profundo dos temas abordados, relevância e exclusividade das informações, associados á mutualidade existente entre credibilidade e confiança nos dirigem diretamente ao sucesso quando o assunto é influenciar e convencer de que tal produto ou serviço deve ser realmente adquirido.

Como em progressão geométrica a legião dos blogueiros de turismo continuará se disseminando, com objetivos tão comuns quanto os meus: vamos continuar influenciando em decisões e proporcionaremos momentos de felicidade para as pessoas que fizerem o "dever de casa" e pesquisarem em nossos conteúdos sobre seus destinos antes de viajar. Cabe aos gigantes desse segmento ater seus olhos para a evolução e sair na frente com máximo apoio e suporte para blogs que tentam perfazer seu caminho profissional sem os recursos financeiros necessários para trilhar um caminho de sucesso absoluto.

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias