City Tour Loumar Turismo - parte 1 - Mesquita Árabe e COART

Logo na primeira manhã do segundo dia de BlogTurFoz realizamos o city tour da Loumar Turismo, dividimos essa ação em três partes, nesta primeira, conheça um pouco mais sobre a história de Foz do Iguaçu, veja como foi a nossa visita na Mesquita Mulçumana desta cidade e aproveite também para conhecer um pouco mais sobre a COART, cooperativa de artesãos que atua na fronteira tripla.

Em nosso primeiro dia completo em Foz do Iguaçu, logo após realizarmos a visita técnica ao Hotel Águas do Iguaçu, nos preparamos para realizar uma série de passeios a lugares interessantíssimos nesta cidade. Ainda neste hotel, nos reunimos no escritório turístico da Loumar que existe por ali para sermos introduzidos a uma breve apresentação do que viria pela frente por um dos colaboradores mais legais desta empresa - o Júnior! E não é que eu esteja puxando um pouco da "sardinha" pro lado dele, e muito menos desmerecendo o resto da galera que trabalha por lá! Todo pessoal da Loumar foi extremamente agradável conosco, mas o Júnior foi um caso a parte! O cara sabe tudo de Foz, fala uma dezena de línguas, e foi ele quem nos levou pra conhecer um pouco mais da cidade.

Ainda no Águas do Iguaçu fomos introduzidos a uma breve história sobre a fundação da cidade de Foz. Particularmente esta foi uma das experiências "must-have" que obtive nesta oportunidade. Nunca tinha pensado que seria fundamental fazer um City Tour em Foz do Iguaçu, mas eu estava completamente enganado. Depois de realizar essa visita descobri que não conhecia nada desta cidade, mesmo depois de visitá-la pela terceira vez. Conhecer um pouco mais da história desse lugar, ser introduzido a detalhes tão importantes foi-me essêncial para poder entender as particularidades que transformam Foz do Iguaçu em um destino único e exclusivo dentro do território brasileiro.

Saindo para o City Tour com o Jr. da Loumar Turismo
Saindo para o City Tour com o Jr. da Loumar Turismo

Logo após a apresentação da história da cidade, saímos pelas ruas para conhecer alguns detalhes sobre a Avenida Brasil, uma das principais avenidas de Foz. Logo ali, bem pertinho do Águas do Iguaçu, estava o primeiro ponto de parada de nosso city tour: o 34º Batalhão de Infantaria Motorizado de Foz, o legal é justamente que o Júnior é como uma wikipedia ambulante! Sabe tudo de Foz do Iguaçu! Ele nos falou da importância do Batalhão como força nacional de expressividade em uma região fronteirística como a de Foz do Iguaçu.

Blogueiros caminhando nas ruas de Foz do Iguaçu
Blogueiros caminhando nas ruas de Foz do Iguaçu

E logo após adentramos a VAN da Loumar Turismo e partimos para uma nova parada em um lugarzinho muito legal para a sua visita em Foz, meu prezado leitor: fomos conhecer a Mesquita Árabe de Foz, mais um "first time" para mim nesta cidade.

Ainda antes de chegar na Mesquita Árabe, ao pegar o smartphone foi muito legal ver que existia um sinal de internet "no ar" totalmente disponível para os blogueiros: meus amigos, pasmem! A van que nos levou no City Tour em Foz do Iguaçu tinha conexão wi-fi de internet 3G. Isso foi uma revolução implantada pelo pessoal da Loumar que fez com que ficássemos conectados o tempo todo!

Modem 3G na Van da Loumar Turismo - sim! eles tem wi-fi no city tour!
Modem 3G na Van da Loumar Turismo - sim! eles tem wi-fi no city tour!

E para quem voltou recentemente da Ásia, um caldeirão de culturas borbulhante, conhecer afundo a cidade de Foz do Iguaçu pode deixar bem aparente a verdadeira situação da cidade: um grande encontro de várias culturas internacionais em solo brasileiro.

Até o presente momento da minha vida não tive o prazer de conhecer um país com cultura 100% árabe, mas a experiência de visitar uma Mesquita em Foz do Iguaçu foi uma experiência capaz de me introduzir à atmosfera dessa região do planeta.

Meninas do BlogTurFoz preparadas para entrar na Mesquita Árabe
Meninas do BlogTurFoz preparadas para entrar na Mesquita Árabe

Em respeito às tradições desta cultura, as mulheres devem cobrir suas cabeças com um véu antes de adentrar as dependências deste estabelecimento (que é fornecido pelo pessoal da Mesquita). É por isso que as garotas do 2º BlogTurFoz ficaram tão bonitinhas na foto anterior!

Fato é que esta Mesquita localizada em Foz do Iguaçu conta com mais de 17 mil integrantes, toda uma colônia árabe que manteve suas tradições e foi fundamental para colaborar com que esta cidade se transformasse em um dos destinos mais multiculturais e cosmopolitas do nosso Brasil.

Luiz Jr. na Mesquita Árabe
Luiz Jr. na Mesquita Mulçumana

Já os homens são livres para adentrar a Mesquita com suas próprias roupas, sem a necessidade de uma vestimenta especial. Uma outra solicitação que também é requerida de todos: estar descalço. Depois de visitar este lugar, facilmente você conseguirá perceber o quanto existem meninas e mulheres circulando pela cidade com roupas longas e lenços cobrindo os cabelos, assim como se estivessem em alguma cidade de língua árabe no Oriente Médio.

Os imigrantes árabes começaram a chegar nesta região antes mesmo que existisse uma ponte ligando Brasil ao Paraguai, ainda na década de 60! A presença desse povo foi determinante para que hoje em dia você tivesse condições de desfrutar de tamanha mescla cultural pelas ruas da cidade de Foz. Basta uma caminhada leve na Avenida Brasil para você ter condições de observar uma centena de lojas, restaurantes e estabelecimentos em geral ao estilo árabe. Não se surpreeenda ao adentrar um recinto como esses e ver um alcorão aberto sobre um pequeno altar.

Detalhes da Mesquita Árabe de Foz do Iguaçu
Detalhes da Mesquita Árabe de Foz do Iguaçu

E este era apenas o início de um City Tour que prometia muita miscigenação ao longo do dia! Além de conhecer a Mesquita Mulçumana, ainda teríamos uma breve visita a um Templo Budista, mas esse será o assunto predominante nas próximas partes desse passeio que virão por aí.

Todos os blogueiros do segundo BlogTurFoz na Mesquita Árabe
Todos os blogueiros do 2º BlogTurFoz na Mesquita Árabe

Logo depois, partimos na nossa van conectada para uma outra visita que recomendamos muito a vocês que pretendem visitar esta cidade e conhecê-la de verdade: a COART, uma cooperativa de artesanato presente em Foz do Iguaçu.

Coart - Artesanato em Foz do Iguaçu
Coart - Artesanato em Foz do Iguaçu

Se você pretende sair de Foz do Iguaçu apenas com as compras que vai fazer na Argentina e principalmente no Paraguai, então eu devo alertar-lhe para a seguinte premissa - recordações verdadeiramente artesanais, com a cara do destino Foz você não conseguirá encontrar nos países vizinhos. Vale muito a pena dar um pulinho rápido na COART!

Blogueiros do BlogTurFoz na Coart em Foz do Iguaçu
Blogueiros do BlogTurFoz na Coart em Foz do Iguaçu

Esta é uma cooperativa que funciona desde o ano de 1978, e tem a dura missão de organizar, divulgar e estruturar o artesanato de Foz, preservando sempre a arte, cultura e identidade dessa região. Imagine um lugar que funciona como um agregador de artesãos, proporcionando estrutura e força de equipe para conseguindo integrar os trabalhos de diversas pessoas em um único lugar. Além de organizados, transformaram-se em referência para as pessoas que buscam por um verdadeiro artesanato, e consequentemente são uma gigantesca vitrine para as pessoas que vivem desse trabalho.

Exemplos do trabalho da COART
Exemplos do trabalho da COART

E existem produtos que conseguem atender com excelência a todo tipo de turista, do mais pobre ao mais endinheirado: são artigos desenvolvidos manualmente, que utilizam diversos tipos de matéria prima: desde imãs para geladeiras, passando por incríveis peças de cerâmica, chegando até a esculturas, colares, canecas e muitos outros artefatos.

Artesanatos da COART em Foz do Iguaçu
Artesanatos da COART em Foz do Iguaçu

O legal desse lugar é poder adquirir um artesanato de qualidade e acima de tudo, saber que o dinheiro investido vai te comprar uma ótima recordação e ajudará a fortalecer o verdadeiro artesanato tradicional de uma região tão fantástica de nosso país. Caso precise de mais alguma informação, você pode entrar em contato com eles por telefone: (45) 3523-5518, ou fazendo uma visita pessoalmente. Eles estão localizados no endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 462. Foz do Iguaçu, PR.

E nos próximos capítulos vocês poderão conferir um pouco mais sobre o nosso City Tour: fizemos uma visita ao Marco Brasileiro das Três Fronteiras ("another first-time to me..."), almoçamos na Churrascaria Bufalo Branco (estamos preparando um post que vai te dar água na boca) e logo depois fomos conhecer o Templo Budista (Asia Feelings). Encerramos o city tour por aí e fomos direto para uma das cerejas do bolo desse BlogTurFoz - um passeio completo, com direito ao teste do carro elétrico na Usina de Itaipu. De olho no Blog Boa Viagem galera!

BlogTurFoz

Participaram do 2º BlogTurFoz de 13 a 18 de Março de 2012

Os Blogueiros - Alexandra Aranovich (Café Viagem), Anna Martinelli (Finestrino), Beatriz Mignolo (Viaje no Detalhe), Cidilan da Apresentação (Se Pluga no Mundo), Clarissa Comim (Viagem e Viagens), Daniella Mendes (Dicas e Turismo), Gleiber Oliveira (Andarilhos do Mundo), Jonathan Pádua (Eu Vou de Mochila), Luiz Jr (Boa Viagem), Marcos Coqs (Blog Viajão), Maurício Oliveira (Aventureiros), Monique Ribeiro (Diário Radical), Roberta Martins (Territórios) e Vivian Dornelles (Dicas de Viagem)

Realização: Trilhas e Aventuras e Loumar Turismo em Foz do Iguaçu Patrocínio: Hotel Bella Italia e Itaipu Binacional Apoio: Gol Linhas Aéreas Inteligentes

Os Parceiros - Churrascaria Rafain Show - CityTour Histórico - Hotel Águas do Iguaçu - Restaurante Bufalo Branco - Cataratas do Iguaçu - Trilha do Poço Preto - Macuco EcoAventura - Restaurante Porto Canoas - Parque das Aves - Cataratas Argentina - Iguazú Argentina - Restaurante La Selva - Gran Aventura - Iguassu Jungle Explorer - Shopping Del Este - SAX Department - Dutty Free Shop Argentina - Restaurante El Quincho Del Tio Querido - Rafain Chopp - Woods - Cataratas JL Shopping

Apoiadores - Moleco - Pulp Edições - Zupper

Dica: Saiba mais sobre o Projeto BlogTur e leve essa Ação de Marketing de Turismo para promover o seu destino nas mídias sociais. Acompanhe o evento pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e as atualizações na Fanpage do BlogTur no Facebook.

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias