Conhecendo a Itaipu Binacional

Ao visitar Foz do Iguaçu, faça questão de conhecer a Hidrelétrica Itaipu Binacional, explore todas as suas dependências fazendo o passeio do Circuito Especial e aproveite ainda para realizar o test drive no veículo elétrico. Quer saber mais detalhes sobre tudo isso?! Continue lendo...

Visitamos a Usina Itaipu Binacional em nosso segundo dia do 2º BlogTurFoz. Foi um passeio muito especial, visto que tivemos a oportunidade de fazer o Circuito Turístico Especial e de quebra realizamos o test-drive do veículo elétrico, uma novo tour que pode ser realizado por qualquer visitante do Complexo Turístico Itaipu.

Além de compilar uma série de dicas, essa publicação também faz questão de informar o visitante acerca de vários detalhes e alternativas que estarão disponíveis para as pessoas que querem se aventurar por uma das maiores obras de arquitetura e engenharia da humanidade.

São 3 tipos de visita disponíveis, todas elas guiadas e que cobrem boa parte da Usina. São elas a visita panorâmica, especial e técnica. Há ainda uma novidade, lançada neste ano de 2012, que é o Passeio no Veículo Elétrico, que será assunto exclusivo de um novo post muito em breve!


Chegada da galera do 2º #BlogTurFoz na Itaipu Binacional

Na visitação panorâmica, o passeio começa com a projeção de um filme sobre a história que existe por trás de tão grandiosa obra e dá uma visão geral ao visitante com relação aos detalhes do tour que será realizado. Logo após a exibição do filme, as pessoas são convidadas a seguir para o passeio externo nas dependências da Itaipu em um ônibus. Existem algumas paradas para fotos. Você não precisará fazer agendamento para realizar esse passeio, basta chegar um pouco antes dos horários, adquirir seu ingresso e seguir adiante.

Gleiber e eu na roda da Itaipu
Gleiber e eu na roda da Itaipu

Para a visita técnica é preciso agendamento. Este é um passeio detalhado e exclusivo para profissionais das áreas de atuação da Usina, engenheiros, técnicos, estudantes de engenharia e autoridades em geral. O passeio ilustrado nessa matéria é o Circuito Especial. É um passeio diferenciado! Segue-se após o filme em um dos ônibus da Itaipu para a sala de comando central, com algumas breves paradas para fotos no caminho. No ônibus existem monitores trilíngues, água a bordo e permissão total para você fazer filmes e fotos no decorrer do passeio.

Visita muito especial até a Itaipu Binacional
Visita muito especial até a Itaipu Binacional

Como deve ser do conhecimento de todos, a Usina Hidrelétrica de Itaipu é Binacional, fica localizada no Rio Paraná, exatamente na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Imagine uma mega obra de arquitetura e engenharia que possui exatamente a mesma medida de brasileiros e paraguaios - assim é esta Usina. Construída por ambos os países entre os anos de 1975 a 1982, Itaipu é hoje a maior usina geradora de energia do mundo.

Do interior da Usina partem as torres de transmissão de eletricidade, cada par para um país diferente, levando a eletricidade até as agências distribuidoras de energia elétrica, tanto no Brasil (Furnas), quanto no Paraguai. São dois tipos de energia, a corrente alternada ( 60Hz e 750kV ) e a corrente contínua ( 50 Hz ).

Torres de transmissão Itaipu Binacional
Torres de transmissão da Itaipu Binacional

Neste circuito os visitantes são convidados a conhecer arquitetura das majestosas catedrais de concreto e pode sentir a pulsação interrupta da usina ao tocar as paredes e os condutos que enviam a água para dentro das turbinas.

Sentindo a vibração da água que passa pelas turbinas
Sentindo a vibração da água que passa pelos tubos da usina

Algumas curiosidades importantes a serem relatadas são as seguintes:

  • A quantidade de concreto usado para construir a Usina seria o equivalente ao necessário para construir 210 Maracanãs
  • Mais de 40 mil pessoas trabalharam para a construção de Itaipu
  • A barragem principal tem 196 metros de altura, equivalente a um prédio de 65 andares
  • Comprimento total da barragem é 7 919 metros. A elevação da crista é de 225 metros
  • A vazão máxima do vertedouro de Itaipu (62,2 mil metros cúbicos por segundo) corresponde a 40 vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu.

Entrada para o Centro de Controle da Itaipu Binacional
Entrada para o Centro de Controle da Itaipu Binacional

O mais interessante de fazer o Circuito Especial é a possibilidade de mergulhar nas entranhas da Itaipu Binacional e conhecer lugares tão surpreendentes quanto o coração da Usina, seu Centro de Controle, onde brasileiros e paraguaios trabalham constantemente administrando todas as constantes de seu complexo sistema de gerenciamento.

Centro de Controle da Usina Itaipu
Centro de Controle da Usina Itaipu

Até já conhecia também a dica da foto a seguir. Caso realize o tour especial, então prepare-se para conseguir uma foto como a minha! Assim como toda fronteira internacional, Itaipu também tem uma marca divisória entre Brasil e Paraguai qeu corta a Usina de fora a fora, e essa marca pode ser muito bem observada ( e fotografada ) por aqueles que decidem conhecer o interior desta hidrelétrica.

Na fronteira entre Brasil e Paraguai
Na fronteira entre Brasil e Paraguai

Outro detalhe sensacional do passeio especial é poder descer até uma das turbinas da Usina e acompanhar de perto o trabalho ( e o calor ) produzido por ela.

Em uma das turbinas da Itaipu Binacional
Em uma das turbinas da Itaipu Binacional

A Usina Hidrelétrica de Itaipu faz parte da lista das Sete maravilhas do Mundo Moderno, que foi elaborada no ano de 1995 pela revista Popular Mechanics, dos Estados Unidos. Esta lista foi baseada em uma pesquisa realizada pela Associação Norte-Americana de Engenheiros Civis, entre engenheiros de diversas nações.

Serviço

ITAIPU BINACIONAL
Site: https://www.turismoitaipu.com.br/pt
Twitter: @turismoitaipu
Facebook: Turismo Itaipu
Blog: http://www.turismoitaipu.com.br/pt/blog
Venda de Ingressos: https://www.turismoitaipu.com.br/pt/atracoes/circuito-especial
Tours guiados:: Todos os dias às 8h, 8h30, 10h, 10h30, 13h30, 14h, 15h30 e 16h.

BlogTurFoz

Participaram do 2º BlogTurFoz de 13 a 18 de Março de 2012

Os Blogueiros - Alexandra Aranovich (Café Viagem), Anna Martinelli (Finestrino), Beatriz Mignolo (Viaje no Detalhe), Cidilan da Apresentação (Se Pluga no Mundo), Clarissa Comim (Viagem e Viagens), Daniella Mendes (Dicas e Turismo), Gleiber Oliveira (Andarilhos do Mundo), Jonathan Pádua (Eu Vou de Mochila), Luiz Jr (Boa Viagem), Marcos Coqs (Blog Viajão), Maurício Oliveira (Aventureiros), Monique Ribeiro (Diário Radical), Roberta Martins (Territórios) e Vivian Dornelles (Dicas de Viagem)

Realização: Trilhas e Aventuras e Loumar Turismo em Foz do Iguaçu Patrocínio: Hotel Bella Italia e Itaipu Binacional Apoio: Gol Linhas Aéreas Inteligentes

Os Parceiros - Churrascaria Rafain Show - CityTour Histórico - Hotel Águas do Iguaçu - Restaurante Bufalo Branco - Cataratas do Iguaçu - Trilha do Poço Preto - Macuco EcoAventura - Restaurante Porto Canoas - Parque das Aves - Cataratas Argentina - Iguazú Argentina - Restaurante La Selva - Gran Aventura - Iguassu Jungle Explorer - Shopping Del Este - SAX Department - Dutty Free Shop Argentina - Restaurante El Quincho Del Tio Querido - Rafain Chopp - Woods - Cataratas JL Shopping

Apoiadores - Moleco - Pulp Edições - Zupper

Dica: Saiba mais sobre o Projeto BlogTur e leve essa Ação de Marketing de Turismo para promover o seu destino nas mídias sociais. Acompanhe o evento pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e as atualizações na Fanpage do BlogTur no Facebook.

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias