Passeio de Barco em Bora Bora e mergulho com tubarões

Minha primeira experiência em uma das ilhas mais lindas do mundo me levou a conhecer a rotina diária da turma do Lagoon Service, uma agência de turismo de Bora Bora que leva seus clientes para mergulhar com snorkel entre tubarões galha preta e raias gigantescas.

Quis Deus que eu fosse conhecer a Polinésia Francesa esse ano. Ele também quis que eu vivesse dias incríveis e não desse a mínima pro clima. Do momento em que eu me instalei em Bora Bora (eu vou contar pra você depois como eu fiz pra conseguir hospedagem sem quebrar o banco) até o momento em que o avião partiu o tempo permaneceu encoberto e com pancadas de chuva. Pensa a minha satisfação =/

Estava eu em uma das ilhas mais lindas do mundo, o lugar que figura os sonhos mais paradisíacos dos casais apaixonados em busca de um bangaloo sobre as águas para a sua lua de mel, das paisagens estonteantes, dos múltiplos tons de azul de sua lagoa, porém no céu, tudo permanecia cinza. E eu não dei a mínima pra isso.

Em meu primeiro dia completo fui convidado a experimentar uma das atividades mais praticadas pelos visitantes de Bora Bora: o passeio de barco na lagoa com direito a mergulho livre com snorkel no meio de dezenas de tubarões e arraias. Eu queria muito fazer isso e se o tempo não suspendesse completamente as atividades da empresa que ofereceu o tour, sem dúvidas eu estaria lá para desfrutar de cada segundo.

Bora Bora e as primeiras impressões

Águas cristalinas da lagoa de Bora Bora
Águas cristalinas da lagoa de Bora Bora

Pois imagine bem a situação: você reserva aquela grana para conhecer um dos lugares mais lindos do mundo, faz mil planos, reservas, planeja cada segundo da estadia. Aí quando você chega no hotel o mundo começa a cair em forma de chuva. Tá certo que isso poderia me desanimar se eu não fosse um cara que ama o oceano, me mantive firme e segui com os combinados.

A minha primeira experiência seria realizada com o apoio da empresa de passeios turísticos de Bora Bora chamada "Lagoon Services". Eles queriam me mostrar como era a rotina diária deles neste lugar paradisíaco. Nosso passeio começaria bem cedinho e tomaria o dia todo, porém como a chuva estava castigando a Polinésia, eles decidiram encurtar o passeio, levando-nos direto aos pontos mais interessantes.

Bangalôs sobre as águas de Bora Bora
Bangalôs sobre as águas de Bora Bora

Eu estava hospedado na ilha principal, mais precisamente no centro da capital de Bora Bora a cidadezinha de Vaitape. O grupo da "Lagoon Services" chegou exatamente na hora e locais combinados, já em um barco a motor com cobertura, com uma caixa de isopor repleta de bebidas..., tinha refrigerante e muita cerveja, o dia ia prometer bem se não estivesse tão nublado e chuvoso, mas mesmo assim a equipe foi muito atenciosa e fez questão de não cancelar o passeio só por causa do mau tempo. Seguimos nosso caminho rumo a alguns dos resorts de Bora Bora para recorrer os outros integrantes do tour.

Bora Bora Jet Sky, Lagoa
O tempo nublado e chuvoso em Bora Bora não nos impediu de realizar os passeios

Mesmo com tempo encoberto eu fiquei impressionado com a transparência da água da lagoa de Bora Bora. Não havia um lugar sequer onde não era possível enxergar o fundo do oceano, aquela coloração da água sempre meio azul-esverdeada faziam com que a empolgação fosse dando lugar à desmotivação que aquele clima nublado trazia. Poxa, fala sério! Você custa ir pra tal da Bora Bora e quando chega lá só faz chover?! Isso é capaz de colocar até o mais centrado dos viajantes em depressão!

Resort em Bora Bora
Resort em Bora Bora

Mesmo assim eu ergui a cabeça e me entreguei às experiências sem me atentar muito para a cor do céu, já que todo azul que eu poderia mergulhar estava ali abaixo dos meus pés. Nas paradas nos resorts que ficam no atol que circunda a grande ilha principal eu fiquei em ecstasy ao ver a grandiosidade das amenidades que os hóspedes possuíam. Tinha estacionamento de jet sky, caiaques, mordomos com toalhas secas para todos, nossa, acho que vale a pena os quase 2 mil dólares de diária hein :)

Visual nublado porém extremamente paradisíaco em Bora Bora
Visual nublado porém extremamente paradisíaco em Bora Bora

Afinal de contas não é todo dia que conseguímos chegar em Bora Bora! Eu fiquei por ali de bobeira, fotografei bastante, caminhei pelo deck que dá acesso aos bangalós construídos como palafitas sobre as águas e fiquei realmente maravilhado com aquelas alternativas de hospedagem. Uma vez com todos os integrantes do passeio a bordo, era hora de navegar rumo ao primeiro ponto de ancoragem para praticar mergulho livre com snorkel.

Navegando até o lugar do snorkel

Águas cristalinas na parada para snorkel em Bora Bora
Águas cristalinas na parada para snorkel em Bora Bora

Essa textura gelatinosa era constante em nossa navegação. Quanto mais nos aproximávamos das bordas do atol, mais raso ficava o fundo do oceano e consequentemente mais convidativo também. Mesmo encoberto e chuvoso a temperatura da água era muito alta. E não eram somente as águas da lagoa que pareciam sentir calor, todos nós estávamos transpirando sem fazer muito esforço, nesse ponto eu agradecia a Deus pelo tempo encoberto, afinal de contas pode ser muito fácil sofrer uma desidratação ou queimadura solar nessa região do mundo sem tomar as devidas precauções.

Embarcação na Polinésia Francesa
Homem vestido com trajes de banho de mar da Polinésia hahah

Eu ficava espantado com a diferença entre Bora Bora e Maupiti e já percebia que a forma na qual ambas as ilhas exploram suas potencialidades turísticas pode sofrer mudanças drásticas com apenas poucos quilômetros de distância entre essas ilhas do Arquipélago da Sociedade. Quando chegamos ao local e a âncora foi lançada ao mar já haviam outras duas embarcações ancoradas e com praticamente todo mundo na água. Só que os turistas não estavam sozinhos...

Barcos ancorados para snorkel com tubarões em Bora Bora
Barcos ancorados para snorkel com tubarões em Bora Bora

Poucos minutos depois já existiam dezenas de tubarões rodeando a nossa embarcação. Cena de filme de terror para alguns, momento de profunda excitação para outros, EU NÃO VIA A HORA DE PODER PULAR NA ÁGUA :)

Tubarões galha preta em Bora Bora
Tubarões galha preta em Bora Bora

VOCÊ TERIA CORAGEM!? Te pergunto mais uma vez (e quero ver sua resposta nos comentários hein!) E se eu disser que esses animais são completamente inofensivos a nós seres humanos? Ainda não acredita?! Mas nem vendo esse tanto de gente dentro da água?!

Turistas nadando com tubarões e arraias em Bora Bora
Turistas nadando com tubarões e arraias em Bora Bora

Sei que pode parecer assustador, mas calma! Este é apenas o início de tudo! Os locais costumam interagir bastante com esses animais. O líder do grupo é um experiente nativo da Polinésia, que faz questão de explicar com calma todos os detalhes, repassa tranquilamente cada informação necessária para que os seus visitantes se encham de coragem e pulem na água. É claro que nem todos gostam da ideia, sempre tem gente com medo, mas eu não pensei duas vezes quando ele gritou dizendo que a "piscina estava aberta".

Tubarões em Bora Bora

Snorkel com tubarões em Bora Bora
Snorkel com tubarões em Bora Bora

Além de nadar lado a lado com tubarões galha preta, os nativos que nos acompanhavam também eram mestres na hipnose de raias. Na verdade boa parte deles pulava na água com um pedaço de peixe na mão para alimentá-las. Elas ficam loucas com o cheiro do peixe na água! Num primeiro momento o que mais chamou a atenção foi a grande concentração dos tubarões, porém logo que caí na água eu consegui entender que a essência deste trabalho está no relacionamento que os locais possuem com esses animais selvagens.

No próximo post você vai se impressionar com tudo que consegui registrar enquanto estava dentro da água. É de perder o fôlego hein! Enquanto isso fique com o vídeo que vem logo a seguir. Ele foi registrado no momento em que ancoramos nossa embarcação e enquanto contemplávamos a nossa recepção por dezenas de tubarões galha-preta. Mais uma vez lhe pergunto: você teria coragem de pular na água?! Abração e até a próxima!


Snorkel com tubarões em Bora Bora

Serviço

Lagoon Service Bora Bora
Celular : +689 87 756 957
Site: lagoonservice.com

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias