Passeio na Cachaçaria Vale das Águas Quentes

Visitamos esta cachaçaria em Caldas Novas e atestamos que a qualidade dos produtos comercializados é realmente satisfatória, mas aviso que quem visita acaba comprando a mercadoria, ainda mais depois de tirar o gosto várias vezes :D

"Goiás é mais, é bão demais", já diz uma música da dupla goiana Jorge & Mateus, que exalta as belezas do coração do Brasil! E como amo viajar pelo estado que escolhi como casa! Na mais recente visita que realizei a Caldas Novas, além de presenciar a inauguração comercial de um dos maiores hotéis do país, tive a oportunidade de fazer alguns passeios até então inéditos.

Conheço Caldas Novas já de várias outras oportunidades, afinal de contas esse é o balneário turístico dos goianos, mineiros e paulistas! Não tem como ser goiano e não ter aproveitado um final de semana em algum clube da terra das águas quentes! Bom, dessa vez tomamos um tempo para conhecer a Cachaçaria Vale das Águas Quentes, que produz ainda além da cachaça, vários outros produtos típicos do meu querido Goiás.

Cachaçaria Vale das Águas Quentes em Caldas Novas - GO
Cachaçaria Vale das Águas Quentes em Caldas Novas - GO

E logo ao chegar já fomos muito bem recepcionados! Para quem queria degustar o produto não faltaram oportunidades. Além de um barril estratégicamente posicionado em meio aos outros produtos com duas garrafas do Aguardente Vale das Águas Quentes, o visitante também poderia experimentar a cachaça retirada diretamente do barril de carvalho. Experimentei um pouco das duas, uma bem mais suave que a outra (a cachaç prata!) que era um pouco mais forte (sênior), envelhecida em tonéis de carvalho por cerca de 1 ano, mas ambas de altíssima qualidade pois não agrediu o organismo na hora que o primeiro gole desceu guela afora =D

Alguns dos produtos comercializados nesta cachaçaria
Alguns dos produtos comercializados nesta cachaçaria

Outro produto típico de Goiás, Minas e Tocantins também pode ser encontrado por aqui, não exatamente em sua forma natural, mas com toda a força da essência de seu sabor - o PEQUI pode ser encontrado em forma de farinha e até de sorvete! Geléias, doces em cubos, barras, potes, cartelas e até erolado na palha de milho também são especialidades da casa.

Sorvetes (o meu foi de rapadura), doces, licores e farinhas - Goiás é mais!
Sorvetes (o meu foi de rapadura), doces, licores e farinhas - Goiás é mais!

Além da tradicional cachaça eles também fabricam licores com frutos naturais do cerrado brasileiro, tais como o pequi (novamente ele hein!), murici, jenipapo, mangaba entre vários outros. Esses frutos são plantados em uma outra unidade rural deste empreendimento, lugar onde também é cultivada a matéria prima essêncial para a fabricação do aguardente: o canavial. Eles fazem questão de frisar que o plantio é completamente feito de forma orgânica, sem uso de agrotóxicos e todos os produtos são selecionados cuidadosamente para a fabricação das iguarias tipicamente goianas encontradas neste local.

Além das vendas e é claro da prévia degustação, na sede da Cachaçaria Vale das Águas Quentes os visitantes podem ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o processo de fabricação dos licores e aguardentes, o prazo de degustação e inclusive são convidados a realizar um tour pelas dependências do estabelecimento, que conta com uma bela estrutura arquitetônica rústica e aconchegante, com seus jardins e uma capelinha ao fundo.

As cachaças e o criador: barril de carvalho para apurar o sabor
As cachaças e o criador: barril de carvalho para apurar o sabor

Serviço

Cachaçaria Vale das Águas Quentes
Endereço
Av. Cel Bento de Godoy, 2000 - Estância Itanhangá - Caldas Novas - Goiás (Em frente ao Centro a Rodoviária) saída para Uberlândia / Fone (64) 3453-3760 | www.cvaq.com.br
Horário de Atendimento ao Visitante
De Segunda a Sábado e nos feriados das 9:00hs às 18:30hs.
Aos domingos somente na alta temporada, feriados prolongados ou por solicitação.

Luiz Jr. Fernandes viajou para Caldas Novas - GO a convite do Grupo Privé e ficou hospedado no novíssimo Hotel Privé Riviera Caldas Novas por 2 dias.

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias