“Goiás é mais, é bão demais”, já diz uma música da dupla goiana Jorge & Mateus, que exalta as belezas do coração do Brasil! E como amo viajar pelo estado que escolhi como casa! Na mais recente visita que realizei a Caldas Novas, além de presenciar a inauguração comercial de um dos maiores hotéis do país, tive a oportunidade de fazer alguns passeios até então inéditos.
Conheço Caldas Novas já de várias outras oportunidades, afinal de contas esse é o balneário turístico dos goianos, mineiros e paulistas! Não tem como ser goiano e não ter aproveitado um final de semana em algum clube da terra das águas quentes! Bom, dessa vez tomamos um tempo para conhecer a Cachaçaria Vale das Águas Quentes, que produz ainda além da cachaça, vários outros produtos típicos do meu querido Goiás.
Cachaçaria Vale das Águas Quentes em Caldas Novas – GO
E logo ao chegar já fomos muito bem recepcionados! Para quem queria degustar o produto não faltaram oportunidades. Além de um barril estratégicamente posicionado em meio aos outros produtos com duas garrafas do Aguardente Vale das Águas Quentes, o visitante também poderia experimentar a cachaça retirada diretamente do barril de carvalho. Experimentei um pouco das duas, uma bem mais suave que a outra (a cachaç prata!) que era um pouco mais forte (sênior), envelhecida em tonéis de carvalho por cerca de 1 ano, mas ambas de altíssima qualidade pois não agrediu o organismo na hora que o primeiro gole desceu guela afora =D
Alguns dos produtos comercializados nesta cachaçaria
Outro produto típico de Goiás, Minas e Tocantins também pode ser encontrado por aqui, não exatamente em sua forma natural, mas com toda a força da essência de seu sabor – o PEQUI pode ser encontrado em forma de farinha e até de sorvete! Geléias, doces em cubos, barras, potes, cartelas e até erolado na palha de milho também são especialidades da casa.
Sorvetes (o meu foi de rapadura), doces, licores e farinhas – Goiás é mais!
Além da tradicional cachaça eles também fabricam licores com frutos naturais do cerrado brasileiro, tais como o pequi (novamente ele hein!), murici, jenipapo, mangaba entre vários outros. Esses frutos são plantados em uma outra unidade rural deste empreendimento, lugar onde também é cultivada a matéria prima essêncial para a fabricação do aguardente: o canavial. Eles fazem questão de frisar que o plantio é completamente feito de forma orgânica, sem uso de agrotóxicos e todos os produtos são selecionados cuidadosamente para a fabricação das iguarias tipicamente goianas encontradas neste local.
Além das vendas e é claro da prévia degustação, na sede da Cachaçaria Vale das Águas Quentes os visitantes podem ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o processo de fabricação dos licores e aguardentes, o prazo de degustação e inclusive são convidados a realizar um tour pelas dependências do estabelecimento, que conta com uma bela estrutura arquitetônica rústica e aconchegante, com seus jardins e uma capelinha ao fundo.
As cachaças e o criador: barril de carvalho para apurar o sabor
Serviço
Cachaçaria Vale das Águas Quentes
Endereço
Av. Cel Bento de Godoy, 2000 – Estância Itanhangá – Caldas Novas – Goiás (Em frente ao Centro a Rodoviária) saída para Uberlândia / Fone (64) 3453-3760 | www.cvaq.com.br
Horário de Atendimento ao Visitante
De Segunda a Sábado e nos feriados das 9:00hs às 18:30hs.
Aos domingos somente na alta temporada, feriados prolongados ou por solicitação.
Luiz Jr. Fernandes viajou para Caldas Novas – GO a convite do Grupo Privé e ficou hospedado no novíssimo Hotel Privé Riviera Caldas Novas por 2 dias.