São Francisco, Califórnia e minhas primeiras impressões

Depois de explorar algumas das ilhas do Havaí por 15 dias consecutivos, era hora de partir para novos horizontes, era hora de voltar para a California e experimentar uma das cidades mais cosmopolitas do planeta, era hora para SanFran!

Hoje estou muito feliz pois iniciamos uma nova fase aqui no Blog Boa Viagem. Depois de passar 15 dias entre Oahu, Maui e Big Island no Havaí, peguei um voo noturno da United que me lançou em uma das cidades mais descoladas do planeta: São Francisco!, localizada ao norte do estado da California, na Costa Oeste dos Estados Unidos.

Esta cidade marcou o início da segunda etapa de um projeto que batizei por aqui com a hash #AmericanDream, pois foi a descoberta de um novo lado deste país que já havia visitado outras vezes, porém estado apenas em cidades da Costa Leste americana, tais como Nova York, Miami e Orlando. Durante 15 dias explorei algumas das cidades que mais tinha desejo de conhecer: São Francisco, Las Vegas, Los Angeles e os principais Parques Nacionais acessíveis via essas metrópoles, tais como o Grand Canyon, Death Valley, Yosemite, Kings Canyons e o incrível parque das Sequóias, as maiores árvores do planeta.

E tudo começou numa manhã gelada quarta-feira, na qual eu ainda estava "virado do avesso" pelo voo noturno desde Oahu e teria que aguardar até o meio-dia para fazer o checkin no albergue que havia escolhido, bem no centro de SF, próximo à Union Square. Bom eu cheguei tão empolgado, com tanta vontade de me jogar nessa cidade que sequer fiz questão de tirar um cochilo em qualquer canto do aeroporto, peguei o BART, um impressionante sistema de trens que conecta as regiões da Baía de SF e parti para o hostel chegando por lá ali ainda às 6 da manhã. Deixei minhas mochilas, peguei apenas o necessário e me lancei às minhas primeiras impressões de uma das cidades norte-americanas que definitivamente conquistou meu coração.

Pelas ruas de SF
Pelas ruas de SF

Confesso que foi um baque sair de meio mês perambulando pelas paisagens sensacionais de algumas das ilhas do Havaí e desembarcar em plena madrugada em uma das cidades mais desenvolvidas do planeta, com seus arranha-céus e bondinhos elétricos cortando as grandes avenidas do centro. Foi interessante ter desembarcado em SF num dia normal no meio da semana e logo pela manhã já conseguir capturar as primeiras impressões desta metrópole, acompanhando a rotina diária das pessoas que partiam para suas jornadas de trabalho, seja da forma que fosse: de carro, nos excelentes transportes coletivos ou simplesmente escalando algumas das várias ladeiras da "Bay Area"

Rotina diária pelas ladeiras de São Francisco
Rotina diária pelas ladeiras de São Francisco

Falar de SF para mim é muito mais do que falar de bondes e a vida levada no ritmo imposto pela frenética Baía. É falar de amizades resgatadas, e de experiências solitárias - de companheirismo e conhecimento secular adquiridos em quartos de albergues econômicos - é compartilhar as idéias que obtive enquanto caminhava maravilhado pelas ruas dos bairros mais afastados do centro, contemplando a arquitetura clássica dos bairros residênciais. Uma cidade acessível, com transporte público de tremenda adentramento nas principais áreas deste gigantesco complexo metropólico.

As ladeiras de São Francisco e algumas áreas residênciais
As ladeiras de São Francisco e algumas áreas residênciais

Experimentei esta cidade por dois dias antes de partir para Las Vegas (via Oakland, a cidade vizinha mais próxima de SF, do outro lado da ponte) e acredito que consegui apenas obter excelentes impressões, tanto do povo californiano, quanto do modo de viver com a baía sempre próxima - para quem não sabe é nesta região que se encontra uma das mais importantes baías dos Estados Unidos, a porta de entrada de cargueiros que viajam desde todo o continente Asiático é justamente nesta cidade, foi por aqui que milhares de viajantes e imigrantes desembarcaram pela primeira vez em território americano e para te ser bem sincero, tinha horas que eu conseguia enchergar em São Francisco, uma metrópole tão estruturada e desenvolvida quanto é Nova York, porém com suas particularidades extremamente distintas, tal como o sistema de transporte público mencionado anteriormente - é um charme poder deslizar pelas avenidas de São Francisco com o auxílio dos bondinhos (U$ 6,00 por corrida).

Bondinhos na Rua Powell - centro de São Francisco
Bondinhos na Rua Powell - centro de São Francisco

Viajar por "SF downtown" sentindo a brisa fria que vem da baía estando a bordo de um desses veículos é sensacional - poder experimentar São Francisco assim como fazem diariamente vários "sfers" - eu apenas subia nos bondes sem me preocupar com qual roteiro estavam seguindo; perdia-me tentando encontrar uma cidade que à primeira vista se mostrou uma das mais amigáveis e cosmopolitas dos Estados Unidos até então. Não é a toa que este é o berço de tantos movimentos importantes na formação da opinião pública americana, além de ter sido a capital da revolução musical nos EUA e pátria do movimento hippie.

Alguns destaques de uma caminhada matinal por SF
Alguns destaques de uma caminhada matinal por SF

Cidade que transborda culturas, miscigenações aparentes e uma vida noturna extremamente intensa. Terra do hip hop, jazz, música clássica, rock clássico e tantos outros ritmos - foi um prazer experimentar SanFran por dois dias e ter o prazer de ser surpreendido por uma cidade que eu já esperava ser surpreendente, mas que o fez em uma escala maior! Fiquei impressionado pela amabilidade das pessoas, pelo modo de vida que levam, pela educação e pela loucura encontrada pelas ruas - nunca havia encontrado tantos pedintes e indigentes pelas avenidas do centro de qualquer metrópole estado-unidense assim como encontrei em SF: resultado de uma cultura neo-liberalista pensante?! De um modo ou de outro é um destino must-have na lista de qualquer viajante, tanto pelas pessoas, quanto pela história por detrás de lugares como a Golden Gate ou a ilha que já foi o presídio mais famosa do planeta: a Ilha de Alcatraz.

Golden Gate e Alcatraz
Golden Gate e Alcatraz

Gostinho de destino novo no ar?! Pois então não deixem de acompanhar nossas atualizações nos próximos dias - muitas dicas sobre a California e boa parte dos melhores destinos na Costa Oeste dos Estados Unidos pintarão por aqui! Abração e até a próxima!

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias