Estátua da Liberdade, Manhattan, Staten Island e um ferry grátis

Em Nova York os turistas e locais podem aproveitar do excelente serviço de ferry grátis que conecta Manhattan e Staten Island, proporcionando uma vista única da Estátua da Liberdade, das pontes que ligam os bairros de NY e principalmente da incrível face de Manhattan.

Um dos passeios que ficaram nas minhas pendências ao visitar Nova York pela primeira vez foi realizar o bate-volta com o ferry para a Staten Island. Na época que viajei pela primeira vez, era meados de novembro e o outono coloriu os céus de cinza, fazendo com que decidisse deixar esse passeio para uma oportunidade com clima mais agradável. Como na segunda vez viajei no princípio de setembro, época de tempo firme, com sol e calor, acabei tendo a oportunidade que buscava para me aproximar ao máximo que poderia da Estátua da Liberdade, sem muita dificuldade ou burocracia e do modo mais econômico possível.

Uma das melhores dicas para quem não quer partir de NYC sem ao menos se aproximar da estátua é fazer esse passeio via ferry. O custo - ZERO - o ferry é um serviço gratuito mantido pela cidade de Nova York, e provê condições para que os moradores da Staten Island possam ser transportados até Manhattan. O grande atrativo desse passeio não é conhecer o destino final, mas sim aproveitar a majestosa vista da face de Manhattan e da belíssima estátua que se transformou no ícone principal desta grande metrópole do planeta.

Ferry para a Staten Island
Ferry para a Staten Island

São 8 embarcações que trafegam entre os terminais de St. George na Staten Island e Whitehall Street em Lower Manhattan, serviço este que funciona apenas de segunda a sexta-feira entre as 8:30 da manhã e as 4:30 da tarde. O grandioso terminal fica abarrotado de turistas e locais que utilizam esse método de transporte diariamente - são mais de 20 milhões de pessoas por ano (+ de 60.000 por dia!).

Para quem visita Nova York, não há vista mais fantástica do que a da bela estátua! No trajeto de ida a embarcação passa muito próximo da Liberty Island e o melhor lugar para contemplá-la é se posicionando na popa do ferry.

Estátua da Liberdade vista do Ferry para a Staten Island
Estátua da Liberdade vista do Ferry para a Staten Island

É um passeio que vale a pena pela estátua, mas que é excepcionalmente recomendado para aqueles que desejam apreciar um dos mais fabulosos cartões postais construído por mãos humanas - a face da ilha de Manhattan e seus imponentes edifícios.

A vista da face de Manhattan desde o ferry para Staten Island
A vista da face de Manhattan desde o ferry para Staten Island

Das mais belas paisagens, uma é histórica - a belíssima construção do novo edifício do World Trade Center, e seu primeiro arranha-céu, concluído recentemente, com 72 andares e considerado o mais alto da Big Apple.

Os novos prédios do World Trade Center
Os novos prédios do World Trade Center

Existem vários outros passeios que podem ser realizados com embarcações nos arredores de Manhattan, uma das empresas que podem ser consultadas é a Circle Line Sightseeing Cruise , que oferece 4 opções, dentre elas, as duas mais interessantes são as seguintes - o Full Island Cruise, que dá a volta completa na ilha (3 horas de duração, U$ 34.00); o 2 Hours Semi-Circle Cruise que dá meia volta na ilha. Pagando ou não este fato é certeiro: uma viagem até NYC merece um passeio de barco e um bom tempo para contemplar as paisagens desta fantástica cidade.

Esta foi uma viagem realizada no princípio do mês de setembro/2012 em que combinamos a oportunidade de voltar a Nova York com três dias incríveis de exploração acima e abaixo do nível do mar em Barbados, a ilha mais oriental do Caribe, servida por voos diretos semanais partindo do Aeroporto de Guarulhos em São Paulo. Como parceiros para a realização desta viagem, contamos com a hospedagem e todos os serviços do Resort All Inclusive Elite Island The Club, localizado em St. James na belíssima costa oeste barbadiana. Uma vez nos Estados Unidos firmamos parceria com a locadora de veículos HERTZ, que gentilmente nos ofereceu uma proposta de review dos serviços de locação em Nova York, proporcionando-me uma nova e completa experiência de imersão nas vias que conectam os 5 boroughs da Big Apple!Hospedagem em Barbados locação de veículos em Nova York

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias