Cenotes no México: veja alguns cenotes que você precisa conhecer!

Hoje você vai conhecer alguns dos mais impressionantes cenotes no México. Te convido a conhecer lugares espetaculares em Yucatán e Quintana Roo!

Olá amigos e amigas que acompanham o Boa Viagem, é um prazer estar aqui novamente para escrever mais uma matéria espetacular pra vocês. Hoje o assunto são os cenotes no México, vamos compartilhar 10 alternativas de cenotes para você conhecer em uma viagem até a Península de Yucatán, no México.

Se um dia você tiver a oportunidade de ir pra Cancun, ou até mesmo pra Cidade do México, recomendo muito que tome o tempo necessário para explorar esses lugares que parecem ter sido extraídos de um filme de aventuras a la Indiana Jones!

O que são os cenotes no México?!

Gente, esse tema dá uma tese de doutorado em turismo facilmente. É algo que eu quero muito explorar ao longo da minha vida, sempre que tiver a oportunidade de voltar ao México.

Esses cenotes são de fato lugares mágicos que podem ser encontrados aos milhares na Península de Yucatán, tanto no estado que leva o nome da península quanto em Quintana Roo, onde estão Cancun, Tulum e Playa del Carmen.

Cenotes no México
Diversão em Cenotes no México

Um Cenote é um buraco na terra, que quase sempre formam naturalmente uma piscina natural de água cristalina - se você quer fazer uma viagem de exploração de cenotes no México então a sua melhor alternativa é ir pra Mérida, a capital do estado do Yucatán. A palavra Cenote vem da palavra maia "D'zonot". Esses lugares são sagrados na cultura maia, eles acreditavam que aquele era um reduto de cura e contato com divindades. Ainda é possível encontrar antiguidades e artefatos maias perdidos nas profundezas de alguns cenotes.

Cenotes no México: alternativas em Yucatán e Quintana Roo

Boa parte dos cenotes no México estão localizados em Yucatán, é muito fácil conhecer uma dezena de cenotes ao visitar Mérida. Eu estive por aquelas bandas uns tempos atrás e confesso que esses lugares são espetaculares: você pode passar um mês visitando um cenote novo todo santo dia e não vai conseguir conhecer sequer uma fração deles.

De fato contabiliza-se mais de 6.000 cenotes somente em Yucatán. Eles podem basicamente ser de 3 tipos diferentes: completamente cobertos, semi-cobertos, ou abertos ao mundo exterior.

Cenotes no México
Cenotes no México

Sempre que visito essa região do México faço questão de tirar um ou dois dias da viagem pra explorar essas formações únicas no planeta: já visitei mais de uma dezena e nesta matéria de hoje eu gostaria de compartilhar com você alguns dos melhores cenotes que visitei nessas oportunidades, quem sabe você também não se anima e vai mergulhar nessas águas cristalinas também né!?

Cenotes no México: quais devo visitar?!

Essa é uma pergunta bem difícil de responder: vai depender de vários fatores, como o tempo que você pode investir nas explorações, quanto está disposto a pagar, se quer mergulhar com cilindro ou apenas nadar, se pode escalar ou não, tem cenote pra todo gosto e perfil de viajante.

Água cristalina em Cenotes no México
Água cristalina em Cenotes no México

Então vamos lá, a seguir eu deixo você com uma relação básica de 3 regiões de cenotes que eu já visitei e que também recomendo a sua visita se um dia tiver a oportunidade. Além de aguçar o nosso desejo viajante, conhecer esses cenotes e mergulhar em suas águas é de fato uma experiência memorável, é possível entrar em contato com a natureza e consigo mesmo de uma maneira de fato surpreendente.

São tantas alternativas que acredito ser mais interessante agrupá-las: em um único passeio você poderá conhecer mais de um cenote. Pode ser interessante organizar o planejamento dos lugares que deseja visitar durante uma viagem de exploração a cenotes no México, desde que pode ser necessário envolver certa logística que demanda muito tempo pra ir de um lugar ao outro.

Cenotes de Cuzamá em Yucatán

cenotes de cuzamá
Cenote em Cuzamá, Yucatán

Começamos com os cenotes de Cuzamá, que podem ser visitados independentemente desde a cidade de Mérida. Sabe aquele tipo de passeio fora da caixa de roteiros triviais que você pode comprar de um guia no México?! Pois é, se você gosta de fazer as coisas por conta própria então vai se apaixonar pela forma na qual é possível conhecer os Cenotes de Cuzamá, uma cidadezinha que fica a uma hora e pouco de viagem da capital de Yucatán.

A gente foi puxado por uma carroça movida a cavalo em uma velha rede de trilhos de trem onde foi possível conhecer 3 cenotes espetaculares! Além de ser uma viagem de baixo custo pra quem vai em um grupo de até 4 pessoas, conhecer Cuzamá e seus cenotes pode requerer um dia inteiro do seu itinerário, então é bom se planejar para maximizar o tempo. Você pode conhecer mais detalhes sobre esse lugar em um relato completo que escrevi tempos atrás: cenotes de Cuzamá em Yucatán.

Los 7 Cenotes

Los 7 Cenotes
Los 7 Cenotes em Yucatán

Se o seu negócio é tour guiado então não se preocupe pois vai encontrar alguns dos melhores passeios para conhecer cenotes de todo México em Mérida. Ali eu conheci uma galera super legal que faz passeios para uma fazenda privada chamada Fazenda SN Geronimo. Eles batizaram o lugar com o nome "Los 7 Cenotes", estruturaram a fazenda para receber grupos de visitantes guiados pelos próprios donos do lugar. Olha eu já fiz muitos tipos de atividades guiadas ao longo dos anos viajando ao redor do mundo, mas em nenhum deles eu fui tão bem tratado quanto nessa oportunidade com o Ricardo e a Alícia.

Nesse passeio é possível conhecer até 4 cenotes diferentes. As águas translúcidas prometem uma experiência que vai ser difícil de esquecer, eu inclusive nesta oportunidade mergulhei em um cenote completamente no escuro, foi algo SURREAL! Recomendo muito a experiência, é algo que chega a trabalhar os nossos sentimentos de superação e confiança pessoal. Vou deixar a seguir o link do site deles, se você quiser visitar um dia e conhecer 7 cenotes de uma vez só, então essa pode ser a melhor alternativa em Yucatán.

Cenote Dós Ojos em Quintana Roo

Cenote Dós Ojos em Quintana Roo
Cenote Dós Ojos em Quintana Roo

Agora, antes de concluir essa matéria sobre cenotes no México, vamos deixar aqui uma das melhores dicas para sua viagem até Cancun - vá conhecer o Cenote Dós Ojos em Tulum, esse sim é um lugar que vai fazer você ficar impressionado com sua magnífica beleza. Dá pra conhecer ele bem baratinho, saindo da Zona Hoteleira de Cancun, bem na avenida é possível pegar uma van que roda rumo a Tulum por pouquíssimos centavos de dólar. Peça pra descer no Cenote Dós Ojos!

Uma vez no cenote é possível conhecer o lugar por conta própria, fazer tours de snorkel em grupo e até contratar um mergulho com cilindro no cenote. Olha eu não me lembro de quando foi a última vez que um passeio turístico me surpreendeu tanto viu, vale super a pena pagar a entrada e conhecer o lugar! Eu também recomendo demais o mergulho com cilindro por ali, desde que as águas são super cristalinas, proporcionando efeitos de luz sensacionais pra quem encarar o desafio!

Concluindo..., espero que tenha gostado desse apanhado de sugestões relacionadas aos Cenotes no México, esses foram lugares que fui pessoalmente, mergulhei nas águas, conheci ao meu tempo e que sem dúvidas voltaria na primeira oportunidade. E você!? Tem vontade de conhecer um lugar como esse?! Vale super a pena né! Conta pra mim o que achou nos comentários que vão vir logo a seguir, tá bom? Abração e até a próxima matéria!

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias