Como comprar um iphone usado em uma viagem aos Estados Unidos

Se você vai fazer uma viagem aos EUA, então pode valer a pena adquirir parte das mercadorias aqui mesmo no Brasil, antes de chegar lá! Aqui compartilho algumas experiências pessoais sobre a compra de iPhones usados na craiglist e no ebay.

A dica é quente e interessante - como comprar um iphone usado em uma viagem aos Estados Unidos. E não é uma tarefa tão simples também. Em minha viagem a Nova York, tinha uma missão muito importante: conseguir um novo iphone, pois o meu anterior havia se afogado no aquário lá de casa (obra do meu sobrinho mais velho). Já até havia obtido algumas experiências de compras nos EUA quando visitei a Flórida pela primeira vez, mas nunca havia colocado em prática alguns dos macetes que aprendi com vários gringos nos albergues de Miami Beach. Os caras são demais! Eles compram tudo sem sair de casa e na minha primeira vez nos US eu gastei muitíssimo tempo com meus deslocamentos - eu precisava ser mais dinâmico.

Tudo começa aqui no Brasil. Você deve optar por uma hospedagem que te transpareça confiabilidade - essa é a chave do sucesso! O seu hotel, albergue, resort ou casa de amigo deve aceitar receber encomendas por você. Esse é o passo número um. Sem ele as chances de sucesso serão reduzidas na metade.

Com a certeza de que seu host nos EUA vai aceitar as encomendas que chegarem em seu nome, o próximo passo seria conseguir o endereço completo do lugar que você vai se hospedar e partir para as compras. Isso mesmo! Partir para as compras sentado na sua confortável poltrona aqui mesmo no Brasil! Comprei um iphone 3GS branco por U$ 180,00 no ebay tomando uma coca-cola e ouvindo "Smoke on the Water" quando ainda me faltavam umas duas semanas para o início da minha viagem a Nova York. E quando cheguei lá na SoBro Guesthouse lá estava ela, linda, me esperando, a caixa com a minha encomenda que havia feito ainda no Brasil.

Encomenda remetida ao meu hotel
Encomenda remetida ao meu hotel

Não tem segredo pessoal! O lance é acreditar que tudo vai dar certo. Basta criar uma conta no ebay, vincular o endereço do seu hotel ao seu "shipping address" e partir para o abraço. E o ebay é apenas um exemplo de site que você pode comprar produtos (novos e usados) nos Estados Unidos e usufruir da comodidade da internet para enviar suas mercadorias diretamente para o seu hotel (existem uma centena deles: bestbuy, amazon, walmart, b&h photo, tiger direct (compusa) e tantos, taaaantos outros!).

Ao realizar suas compras com o seu "shipping address" estadounidense, o cálculo do frete vai ser dinamicamente atualizado para sua região e então você terá uma prévia da data de entrega das mercadorias no seu hotel. Eu recomendo muito que você não extrapole as datas!! Compre as mercadorias prevendo a chegada delas no máximo no primeiro terço da sua estadia. Eu gosto mesmo de comprar para fazê-las chegar antes! Não tem preço desembarcar nos USA e logo ao chegar no seu quarto de hotel você conseguir ter nas mãos os produtos que você queria há tempos!

E não para por aí. Estamos apenas na metade do caminho - para conseguir comprar um iphone usado nos Estados Unidos você terá que ir além do ebay.

Existem outras técnicas mais avançadas para a negociação de mercadorias (principalmente eletrônicos e gadgets) nos EUA. Apresento-lhes a craigslist - ela é o maior classificados online dos Estados Unidos. O pessoal realmente usa esse site por lá com bastante intensidade. Funciona realmente como um grande site de anúncios liberado para todo o tipo de pessoa: tanto boas, honestas e confiáveis, como caloteiros, ladrões e estelionatários. As pessoas podem publicar suas próprias ofertas de produtos para venda, ou seus interesses para compra. Os visitantes entram, se informam sobre o produto em questão e podem enviar um email para o dono do anúncio. Se o anunciante interessar ele te responde via email e a partir daí é uma negociação pessoal via mensagens.

Diria que comprar via craigslist é uma técnica avançada de negociação de mercadorias nos EUA. Você precisa ter domínio do idioma e noções básicas de como não ser passado para trás: nunca mandar dinheiro via internet e esperar um envio da mercadoria, sempre marcar encontros em lugares movimentados e seguros para fazer suas negociações pessoalmente, ser insistente, pois correr atrás de produtos na craigslist dá trabalho, mas também pode dar resultados muito satisfatórios!

Dois iphones usados comprados via craiglist
Um iphone comprado via ebay, outro via craiglist

A partir do momento que existe a oportunidade de comprar o ítem desejado, você deve conversar com o anunciante pessoalmente para chegarem ao ponto comum da melhor forma de vocês se encontrarem para a efetivação da compra. Essa é a reta final, a mais perigosa e que deve ter toda a atenção e cuidado por parte do negociante. Sempre confira a mercadoria antes de mostrar o seu dinheiro, dê prioridade para os vendedores que aceitam um encontro público, peça detalhes, fotos, se possível várias, dos produtos que você está prestes a adquirir, todo o cuidado é pouco.

A primeira foto dessa matéria é de um iphone 4, comprado atravez da craigslist em Nova York. O custo: U$ 300,00. A forma de negociação: pessoal, marquei um encontro com o dono do iphone em uma rua movimentada de Manhattan. A vantagem: a negociação foi perfeita do começo ao fim! E se você conseguir um façanha tal como a minha, volte aqui nos comentários e registre a sua experiência ;)

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias