Amsterdam e Dusseldorf por uma semana

Aterrisamos recentemente de uma viagem que nos levou a conhecer os centenários canais de Amsterdam, a capital da Holanda. Nós aproveitamos o final de semana para esticar a viagem até a Alemanha, onde conhecemos Dusseldorf e Mönchengladbach.

Na semana passada cheguei de uma viagem que já há mais de dois anos era planejada. Como foi complicado conseguir pisar fora do aeroporto de Amsterdam na minha vida de viajante. Eu sempre quis conhecer esse lugar, porém parecia que o destino sempre brincava com a minha cara, a ponto de me fazer passar pelo Aeroporto Internacional de Schipol várias vezes, porém nunca me dando a oportunidade de descer para conhecer os canais e toda a plenitude de uma das cidades mais liberais do mundo. Eis que chegou a minha vez de conhecer Amsterdam e de quebra viajei até a Alemanha para fazer uma visita a um velho amigo que mora pelas bandas de Dusseldorf. E quer saber?! Foi DEMAIS!

Caminhamos pelos canais centenários da capital holandesa, descobrimos uma infinidade de lojas, mercados, supermercados, museus e marcos urbanos. Sem pressa caminhamos pelas ruas do centro histórico em Old Amsterdam. Foi uma viagem de surpresas. Por mais preparado que você esteja, não é comum caminhar pelas ruas de uma metrópole imerso no cheiro de Cannabis apreciando garotas expostas como em uma vitrine de prostituição com aquele sentimento de que nada disso é vulgar ou que não seja definitivamente legalizado aos olhos do estado.

Amsterdam / Holanda

Símbolo da cidade de Amsterdam: I Amsterdam
Símbolo da cidade de Amsterdam: I Amsterdam

Foram dias realmente de exploração. Nós utilizamos todas as formas possíveis de deslocamento, por incrível que pareça apenas não nos deslocamos no meio mais óbvio de Amsterdam: com a ajuda de bicicletas. Como a cidade é muito bem conectada por trens, bondes e ônibus, acabamos não vendo necessidade de alugar bicicletas para correr as principais ruas de Amsterdam, porém é claro que a gente tinha que deixar algo pra trás, a cidade fez com que eu me apaixonasse ainda mais pelo modo de vida europeu.

Nesta oportunidade aproveitamos para visitar um velho amigo meu na Alemanha. Viajamos de trem rumo a Dusseldorf, onde fomos recepcionados e partimos para uma breve degustação das potencialidades turísticas que podem ser encontradas na região próxima à fronteira com a Holanda. Na realidade esta viagem foi apenas para rever meu amigo, porém acabou nos surpreendendo também com a arquitetura e modo de vida dos alemães que vivem nas cidades próximas a Dusseldorf.

Dusseldorf / Alemanha

Monchengladbach
Cidade histórica na fronteira com a Holanda, Mönchengladbach

Foi apenas um final de semana, porém mais do que suficiente para nos divertirmos em uma festa ao estilo anos 90 em uma das cidades localizadas nos arredores de Dusseldorf. Também tivemos a oportunidade de caminhar pelas ruas históricas de Mönchengladbach, tomamos boas cervejas, rimos, atualizamos as conversas e ficamos com aquele desejo de uma roadtrip completa pelos principais destinos da Alemanha.

Nos próximos dias vamos compilar uma série de matérias exclusivas sobre destinos europeus. Tem tanta informação legal estocada aqui na redação sobre países da Europa, tal como a própria Alemanha, Itália, Espanha, Rússia e tantos outros. Se a sua praia está na Europa, então recomendo a você que não deixe de acompanhar de pertinho nossas próximas atualizações, vai ter cada post legal sobre o velho continente, que já está dando vontade de voltar pra morar, bora?!

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias