Farol de Santa Marta em Laguna: dicas sobre o que ver e fazer

Conheša as praias e as principais atividades que podem ser realizadas nos arredores do Farol de Santa Marta, em Laguna, litoral sul de Santa Catarina

Em minha mais recente viagem ao estado de Santa Catarina, conheci diversos lugares realmente muito especiais, um deles foi o Farol de Santa Marta, localizado em uma região que também é conhecida por Cabo de Santa Marta, município de Laguna, localizado a pouco mais de 130 quilômetros de Florianópolis.

Este é um lugar de uma beleza natural realmente incrível, de fácil acesso para quem vem do norte de Santa Catarina, via Laguna, onde é preciso fazer uma travessia por balsa e depois percorrer aproximadamente 20 quilômetros até chegar à região do Farol de Santa Marta. Já para quem vem pelo sul, a alternativa é entrar em Jaguaruna, seguindo até o centro da cidade até atravessar o trilho do trem, local onde haverá uma saída para Camacho. Depois da ponte do Camacho é só seguir por 5 quilômetros em uma estrada de chão até o Farol de Santa Marta.

A vila do Farol de Santa Marta

Este pode ser o refúgio ideal para quem busca contatos imediatos com a natureza exuberante do sul de Santa Catarina. São menos de três mil habitantes residindo às margens das praias do Cabo de Santa Marta, boa parte das casinhas coloridas estão espalhadas ao longo da costa, quase todas possuem sua própria vista para o mar.

vila do Farol de Santa Marta
Vila do Farol de Santa Marta

Existem diversas alternativas de hospedagem, restaurantes e atividades turísticas para aqueles que optam pela hospedagem nessa região ao longo de alguns dias, inclusive é possível caminhar por todo vilarejo sem precisar de um carro. Costuma ser um destino muito procurado por famílias viajando com filhos, indicado também aos surfistas, amantes de caminhadas e para quem quer obter momentos de contatos diretos com a natureza do local.

Vila do Farol de Santa Marta
Vista do vilarejo

As paisagens são espetaculares em praticamente todos os lugares que visitamos nos arredores do vilarejo. Pela foto a seguir você consegue ver o quão próximas do oceano estão boa parte das casinhas que compõem a vila. Existem várias pousadinhas com vista pro mar e casas para aluguel por temporada que podem ser a sua alternativa ideal de hospedagem por ali também.

Paisagens obtidas nas imediações do Farol de Santa Marta
Paisagens obtidas nas imediações do Farol de Santa Marta

Conseguimos detectar várias trilhas ao longo da costa do Farol de Santa Marta que são simplesmente perfeitas para caminhadas ao ar livre, com direito a brisa fresca vindo diretamente do mar. Nesta oportunidade chegamos um pouco atrasados, pois a grande maioria dos moradores testemunharam a presença de baleias franca (saiba mais sobre a Rota da Baleia Franca) nas proximidades da Prainha do Farol de Santa Marta, lugar que também é recomendado para a observação de golfinhos.

Casinhas coloridas com vista para o mar, próximas ao Farol de Santa Marta
Casinhas coloridas com vista para o mar, próximas ao Farol de Santa Marta

Perceba que este é um lugar capaz de deixar seus visitantes em contato direto com a natureza. As praias são os principais atrativos naturais, contudo as trilhas que levam até as pontas mais remotas do Cabo de Santa Marta podem ser um convite adicional à descoberta de paisagens espetaculares.

Praia, igreja e o vilarejo do Farol de Santa Marta
Praia, igreja e o vilarejo do Farol de Santa Marta

É possível realizar várias atividades mesmo contando com pouco tempo nessa região. É possível surfar na Prainha, contemplando a vista do vilarejo e da igrejinha. Existem inúmeras trilhas que possibilitam caminhadas de contemplação à natureza, também é possível alugar pranchas para surf e stand-up paddle durante a alta temporada. Dá inclusive para praticar sandboard nas dunas da Praia da Cigana, ou ainda conhecer o Farol de Santa Marta caminhando pelas pelas trilhas presentes na área protegida pela Marinha Brasileira. Curtiu a boa energia do lugar? É o tipo de refúgio que você vai querer conhecer se visitar Laguna, em Santa Catarina.

O Farol de Santa Marta

Um dos marcos presentes nesta região é o Farol de Santa Marta, o maior farol do mundo construído com óleo de baleia. Ele possui 29 metros de altura, sendo um dos mais potentes do Brasil com relação ao alcance de sua sinalização. É possível entrar na área de reserva ao longo do dia para caminhadas contemplativas, sendo indicado inclusive como um bom lugar para contemplar o pôr do sol.

Farol de Santa Marta
Farol de Santa Marta

As praias do Farol de Santa Marta: Prainha, Praia do Cardoso, Praia da Cigana e outras

O Farol está localizado na praia que leva o mesmo nome. As duas praias mais frequentadas do Farol de Santa Marta são a Praia do Cardoso e a Prainha. Contudo existem outras várias praias de fácil acesso a quem está hospedado na região do cabo de Santa Marta. A Praia da Cigana é muito procurada por surfistas, não possui casas ao seu redor e para chegar lá é preciso analisar as condições do vento e do relevo local (pode ser preciso utilizar um 4x4).

A praia de Santa Marta Grande está localizada entre a Prainha e a Galheta, sendo pouco procurada por banhistas. Para chegar lá recomenda-se o uso de um veículo 4x4. A praia da Galheta costuma ser bem frequentada por famílias que estão passando férias de veraneio na região. Ainda existem a Praia do Ipuã, Teresa e Gravatá, cada qual com suas belezas únicas.

Praia do Cardoso, no Farol de Santa Marta
Praia do Cardoso, no Farol de Santa Marta

A Praia do Cardoso é a praia principal do Farol de Santa Marta e fica localizada no início do Morro do Farol. Ela possui uma extensa faixa de mar aberto, perfeita para surfistas, banhistas e para quem busca um contato direto com os pescadores da região.

Gaivotas se alimentam na Praia do Cardoso em Laguna/SC
Gaivotas se alimentam na Praia do Cardoso em Laguna/SC

Perto da Praia do Cardoso é possível visitar uma zona arqueológica chamada sambaqui (cemitério indígena), que consiste-se por um amontoado de conchas, restos de frutos do mar, elementos de origem calcária, resquícios de alimentos e outros materiais que foram depositados ali ao longo dos anos pelos povos que chegaram primeiro a essa região.

Gaivotas na Praia do Cardoso
Gaivotas na Praia do Cardoso

Foi um lugar bem interessante para vivenciar um pouco da rotina da vida real de vários pescadores que diariamente se lançam ao mar em busca do sustento financeiro para suas famílias. Este é o melhor lugar para participar do evento da pesca da tainha, um verdadeiro espetáculo que acontece sempre entre os meses de maio e julho.

Pescadores recolhem redes na praia do Cardoso
Pescadores recolhem redes na praia do Cardoso

Como visitar o Farol de Santa Marta

Existem três maneiras básicas para conseguir visitar o Farol de Santa Marta partindo diretamente da Barra de Laguna. A primeira opção pode ser realizar este passeio com um GUIA DE TURISMO devidamente credenciado. Nós recomendamos o guia Júlio César Vicente, verdadeiro expert no avistamento de Baleias Franca. Ele inclusive é dono da “KomBaleia”, uma kombi adaptada ao ambiente local e que pode te levar para fazer os passeios na região. Os telefones dele são (48) 9948 2224 ou 9977 6352.

Para visitar o Farol de Santa Marta DE CARRO, basta sair de Laguna e cruzar o canal da Barra, depois é seguir os cerca de 20 quilômetros até o Cabo. Também é possível fazer o passeio com a ajuda do TRANSPORTE PÚBLICO: saindo de Laguna basta pegar o barco de pescadores que fica no Molhes, perto da Ponta da Barra. Desembarcando ao lado do Geraldo Restaurante basta procurar o ponto dos ônibus circulares (onde está sinalizado por "Farol") que vão direto para o Farol de Santa Marta. Super recomendo!

* Luiz Jr. Fernandes viajou a convite do SEBRAE/SC, contudo todas as opiniões registradas aqui refletem a real experiência obtida

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias