Ilha da Conceição e suas piscinas naturais em Noronha

Quer conhecer o paraíso? Que legal! Eu te convido a ir além dos lugares mais comuns em um destino tão paradisíaco como Fernando de Noronha! Conheça essas belíssimas piscinas naturais que encontrei enquanto saí para contemplar as riquezas naturais que a maré baixa revela nas proximidades da Praia da Conceição.

Sabe o que eu gostava de fazer em Noronha no intervalo das atividades?! NADA! Justamente isso! Eu gostava de encontrar lugares perfeitos para fazer absolutamente nada. Ficava procurando aqueles lugares que seriam perfeitos apenas para sentar, apreciar a vista e reestruturar as idéias nos miolos :)

Encontrei um desses refúgios de paz, tranquilidade e contato direto com a natureza bem ali pertinho da terceira praia mais linda do Brasil: a Praia da Conceição, no Mar de Dentro, bem próxima do centrinho da Vila dos Remédios. Esse refúgio só é possível ser visitado quando a maré está seca. As pessoas que aventurarem se encontrar com a paz que encontrei por lá devem ser astutas: assim como em todos os lugares de Noronha, os habitantes locais estão por lá aos bandos, a maré é rápida ao subir, e as pedras, bem, as pedras são extremamente escorregadias e traiçoeiras, é bom ficar esperto com as unhas dos pés ;)

Pedra do Pião em Fernando de Noronha
Praia da Conceição e Pedra do Pião em Fernando de Noronha

Como vocês podem perceber observando a montagem anterior, existe esse mar de pedras entre a praia/bar do Meio (que são aquelas casinhas na última foto) e a Ilha da Conceição, possibilitando que os visitantes do arquipélago possam conhecer esse lugar apenas enquanto a maré estiver baixa. É a oportunidade ideal para contemplar (e até quem sabe tocar) na Pedra do Pião, um sismógrafo natural que existe nesse lado da Ilha de Noronha. Essa pedra está aí dessa mesma forma desde as épocas da colonização (e com certeza apareceu por ali vários anos antes!). Devido à ação abrasiva das ondas sua base foi sendo esculpida com o passar dos anos, de forma a comprometer sua estabilidade natural! Qualquer tipo de abalo sísmico poderia fazê-la despencar, e já que está de pé até os dias atuais, podemos então concordar que Noronha está localizada em um local no Atlântico que está livre de qualquer tipo de abalo sísmico.

Uma vez vencida a distância entre a praia e a Ilha da Conceição, eis que começa a melhor parte: o sussego! Ao passar a Pedra do Pião é possível encontrar vários lugares legais para sentar e apreciar a beleza das piscinas naturais, que vão naturalmente tendo seu nível de água elevado conforme a maré vai subindo. Existem vários lugares que são seguros para tomar um banho e refrescar o calor, mas é bom ter bastante cuidado pois essa região é riquíssima em vida marinha e você não vai querer machucar os corais, moréias, caranguejos e tantas outras espécies que residem por ali, não é mesmo?!

A maré enchendo algumas piscinas naturais
A maré enchendo algumas piscinas naturais

A beleza das piscinas naturais é realmente estônteante! Até encontrei um lugarzinho legal, que mais parecia um ôfuro: a água do mar vinha enchendo e trazia aquela ducha de água salgada! Mas pra ser sincero?! Queria tomar banho de mar nada! Eu queria era contemplar a natureza e os detalhes que ia encontrando no meu caminho até a Ilha da Conceição.

Piscinas naturais na Ilha da Conceição em Noronha
Piscinas naturais na Ilha da Conceição em Noronha

Não cheguei a cruzar até a ilha pois percebi que a maré estava enchendo muito rápido. Marquei uma pedra para servir de nível, deixei meu equipamento fotográfico em outra pedra mais alta e fiz questão de registrar bem esse momento. As fotos ficaram incrivelmente vibrantes pois o contraste das cores escuras das pedras realçava bruscamente quando enquadrados de modo a valorizar os azuis do céu e das águas do Mar de Dentro.

Ilha da Conceição suas piscinas naturais e a vista do Morro do Pico
Ilha da Conceição suas piscinas naturais e a vista do Morro do Pico

E que vistinha tem o turista que decide apenas sentar e ver as piscinas enchendo naturalmente! Encontrei um lugar bem legal contra o sol para apreciar o Morro do Pico com as piscinas naturais. Porém a melhor hora para registrar fotos nesse lugar é com certeza se a maré estiver se enchendo na parte da manhã, quando o sol está na direção contrária do Morro do Pico, a iluminação solar faria com que as piscinas naturais se realçassem e a cor azul do céu pela manhã destacaria o Pico de uma forma realmente especial (tá na lista pra próxima viagem hein!)

Chegou ao ponto que a maré vinha trazendo tanta água, e com ela tanta vida, que eu corri até meu equipamento, peguei uma lente de 300 milímetros para conseguir alcançar a galera que estava chegando! Vida por todos os lados! Cardumes de sargentinhos em todas as piscinas, prontíssimos para massagear naturalmente os meus pés. Caranguejos, siris e outros mariscos cruzando as pedras de um lado pro outro sem parar! Sussurros de vida inundavam a paisagem! Enquanto de ser humano existia apenas eu por ali! Como a maré seca muito rápido, acaba deixando represadas nas pedras diversas espécies de vida marinha, assim como a pequenina moréia que ilustra a foto de capa desta matéria.

Alguns dos ilustres residentes das piscinas naturais
Alguns dos ilustres residentes das piscinas naturais

Você não iria querer perder um pedaço do dedão do seu pé se aventurando tomando banho nessas piscinas naturais né não?! Um lugar para contemplar! Amei e vou voltar! Enquanto não voltamos, deixo vocês com o Morro do Pico e as ondas quebrando na Ilha da Conceição em Noronha! Paraíso!


Maré enchendo as piscinas naturais da Conceição

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias