Mergulho Livre com Snorkel na Baía do Sueste

O Sueste é considerado uma das mecas para mergulho livre com snorkel em Fernando de Noronha. Como na primeira oportunidade a visibilidade não estava muito boa, então decidi voltar antes de partir da Ilha para tentar a sorte novamente - cardumes, corais, tartarugas, arraias e tubarões - continue lendo a aventura completa!

Em praticamente qualquer viagem existem aquelas experiências que merecem um belo repeteco não é mesmo?! Pois é, quando visitei Fernando de Noronha, duas aventuras me proporcionaram momentos tão intensos que decidi repeti-las antes de deixar a ilha e ambas estão direamente ligadas a mergulhos livres, um deles no Sueste e o segundo na Baía do Sancho.

Meu primeiro mergulho livre com snorkel na Baía do Sueste não foi muito legal. O mar estava um pouco remexido e a visibilidade ficou comprometida. Mesmo assim naquela oportunidade já havia percebido a importância fundamental desse lugar, que pode ser considerado uma verdadeira meca para os adeptos do mergulho com snorkel. Eu merecia uma nova oportunidade! E um dia antes de voltar pro continente, lá estava eu, alugando novamente um colete para pular na água. Aproveitei que o Lombra estava na correria com duas garotas pra acompanhá-los novamente, assim como fiz na Trilha para as piscinas dos Abreus

Partindo para um mergulho livre com snorkel no Sueste
Partindo para um mergulho livre com snorkel no Sueste

A visibilidade nesta segunda vez estava um pouco melhor, não era aquela transparência impressionante que encontrei em Barbados, ou ainda em Cozumel, no México, mas a brincadeira estava divertida. Apesar da baixa profundidade, o oceano permanecia ainda um pouco remexido, com bastante ondas que acabavam levantando suspensão e prejudicando um pouco a transparência, mas isso não nos intimidou, ainda mais por ter sido recepcionado por um belo tubarão que passou a alguns metros de distância seguindo seu caminho.

Vários cardumes e um solo repleto de corais
Vários cardumes e um solo repleto de corais

Por ser considerado um verdadeiro berçário para várias espécies de animais marítimos, é comum encontrar cardumes migrando de um lado para o outro da Baía em busca de alimento, isso quando eles mesmos não são a refeição de outras espécies - o Sueste é tremendo justamente por esse balanceamento perfeito entre caça e caçador, proporcionando um ecossistema ativo, intenso e extremamente fantástico para quem curte o mergulho com snorkel.

Boa visibilidade, corais e cardumes por todos os lados
Boa visibilidade, corais e cardumes por todos os lados

Pra quem gosta de apreciar os corais, o Sueste também é uma alternativa com centenas de opções - a começar pelo próprio solo do fundo do oceano, riquíssimo em diversas espécies - é praticamente impossível encontar um lugar para pisar que possua apenas areia - justamente por isso é importante ter uma prévia experiência com a prática da flutuação e a ajuda básica de um guia especializado na região - os caras sabem tudo sobre os animais e te levam exatamente no ponto que eles estão - sem o guia o turista pode ficar horas nadando de um lado para o outro sem conseguir contemplar os animais incríveis que residem nessa baía de Fernando de Noronha.

Alguns dos corais e cardumes que encontrei pelo caminho
Alguns dos corais e cardumes que encontrei pelo caminho

E quais seriam os motivos de eu gostar tanto de mergulhar com snorkel? Bom, o número UM dos motivos: o custo - basta ter uma máscara, rashguard e um amigo para compartilhar a experiência e você está pronto para entrar na água e explorar o fundo do oceano! Outro belo motivo é a liberdade e o nível da interação com o meio ambiente ao qual nós somos expostos ao praticar mergulho livre - você pode mergulhar com os cardumes, ficar estagnado admirando arraias, tartarugas e corais, mas falando em arraias, nós estamos no Sueste! Não era pra ter várias? E tem SIM! Não demorou muito para encontrar a bela arraia da montagem a seguir nadando tranquilamente não muito longe da praia do Sueste!

Uma bela arraia no Sueste em Fernando de Noronha
Uma bela arraia no Sueste em Fernando de Noronha

Me rendeu umas fotos incríveis, concorda? Consegui regular a câmera em macro para registrar a beleza da superfície do corpo desse animal impressionante! Super, extremamente dócil - parecia posar para as fotos! Nadando muito tranquilamente passou ao alcance das mãos ostentando seu gigantesco ferrão na ponta da cauda! E quando eu já começava a sentir falta das tartarugas, eis que surgiram...

Uma das várias tartarugas encontradas no Sueste
Uma das várias tartarugas encontradas no Sueste

É na Baía do Sueste que o Projeto Tamar trabalha tão brilhantemente catalogando e acompanhando a vida desses quelônios gigantescos! Encontrei várias no meio do caminho, mas uma delas pareceu se encantar com a minha câmera! Ela fez pose e tudo mais..., consegui registrar bem o sorriso em seu rosto, que por consequência se transformou na foto de capa dessa matéria! Curtiu? Deixa aí seu comentário então! Na próxima matéria sobre Noronha encerro com chave de ouro as publicações sobre esse arquipélago, relatando o mergulho com snorkel mais intenso que já estive envolto na vida! Enquanto isso você também pode ir conferindo a galeria de fotos desse mergulho no link que vem logo a seguir!

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias