Mergulho com snorkel no Porto Santo Antônio em Fernando de Noronha

Díficil é afirmar qual o lugar exato para o melhor mergulho livre com snorkel em Noronha. Isso pois depende de muitos fatores. Porém acredite em mim: se tem um lugar que vai valer a pena, esse lugar é a praia do Porto Santo Antônio. Confira comigo como foi o nosso último mergulho livre com snorkel nas águas claras do porto noronhense.

Muitos amigos e visitantes do blog perguntam frequentemente: qual é o melhor lugar para pratica snorkel em Fernando de Noronha? Pois em minha opinião este é um questionamento que depende de várias circunstâncias. As condições climáticas e oceânicas são determinantes fatores determinantes para apontarmos um lugar ou outro como sendo o melhor. Vai depender de tanta coisa..., da sua cia, da vontade, da visibilidade, da qualidade de vida que vai encontrar, para enfim dizer, putz! aquele é o melhor lugar pra snorkel em Noronha :)

Eu já tive o prazer de praticar mergulho livre em vários lugares: Sancho, Cachorro, Conceição, Sueste (o clássico de Noronha), nas piscinas naturais e acabei em minha última viagem dando um pouco mais de atenção à Praia do Porto de Santo Antônio. Já me recomendaram tantas vezes um snorkel por ali, é tão conveniente com a praia por ali e todas as facilidades ao redor.

Tartarugas na nossa saída para snorkel na praia da porto de Noronha
Tartarugas na nossa saída para snorkel na praia da porto de Noronha

Chegando na praia do Porto fomos direto à ponta mais ao fundo e escolhemos um dos guarda-sóis que existem por ali para fazer de base. Levamos uma caixa de isopor repleta de bebidas e quitutes e ficamos organizando nosso equipamento antes de irmos ao mar. Praia do porto e sua baía são realmente um gigantesco aquário natural, repleto de espécies em desenvolvimento, com uma verdadeira explosão de vida selvagem a qualquer distância que se esteja das areias da praia. Nos organizamos em um grupo de 2 casais, levamos coletes para as meninas caso ficassem cansadas, ninguém estava usando lastro, era pra ser tranquilo e divertido. E realmente foi!

Mergulhando por baixo do cardume de sardinhas que estava no porto
Mergulhando por baixo do cardume de sardinhas que estava no porto

Nós encontramos esse cardumão de sardinhas ae logo na saída da praia. Ainda estava muito raso, porém me esforcei conseguindo registrar a foto anterior que consegue demonstrar com exatidão a vista de quem se atreve a colocar o snorkel e a máscara e sair pra conhecer o fundo do mar.

Ficamos encantados com o bailar das tartarugas. Encontramos várias no caminho, realmente uma benção que Deus ofereceu a esta ilha no meio do Atlântico, tão distinto entre tantos outros lugares do mundo, aqui as tartarugas reinam absolutas! Avistamos várias e algumas delas até nos acompanharam por alguns metros enquanto deslizávamos vagarosamente na superfície do oceano. Até gostamos muito de ver tartarugas e cardumes, mas o objetivo aqui era outro!

Tartarugas acompanhando-nos durante o snorkel
Tartarugas acompanhando-nos durante o snorkel

Nós estávamos atrás dos cardumes coloridos encontrados em meio aos destroços concentrados no meio da baía do porto. Nadamos por vários minutos mas sem pressa, sem compromisso com chegar logo, queríamos desfrutar dos preciosos momentos que nos foram dados ao imergir nas águas cristalinas deste porto, afinal de contas não é em qualquer porto do planeta que você consegue ter essa visibilidade incrível e esse monte de tartarugas em seu caminho, concorda?!

Bailado das tartarugas em snorkel no Porto de Santo Antônio em Noronha
Bailado das tartarugas em snorkel no Porto de Santo Antônio em Noronha

Aos poucos o sargaço e as algas acumuladas no fundo da baía vão servindo de berço para gigantescos pedaços de ferro que formavam a carcaça das embarcações naufragadas. Ficamos cada vez mais ansiosos por ver os cardumes. É praticamente uma regra no mergulho livre com snorkel: se existe um navio naufragado, então a possibilidade de ver grandes (ou pequenos) cardumes regionais é praticamente uma certeza!

Alguns destroços em nosso caminho
Alguns destroços em nosso caminho

Mas o mergulho livre não rendia muito sabe?! A gente queria ficar parando toda hora, tirando foto, divertindo ao máximo afundando e prendendo a respiração até quando dava conta! Alguns dos efeitos que eu mais curto realizar quando estou mergulhando com snorkel e tirando fotos é este efeito "catedral" que pode ser conferido na imagem a seguir. É bem simples de fazer e de vez em quando as fotos ficam verdadeiramente surreais!

Reflexo do sol caracteriza o efeito catedral
Reflexo do sol caracteriza o efeito catedral

A partir do momento que começamos a encontrar destroços das embarcações naufragadas espalhadas no fundo da baía do porto nos dedicamos ainda mais à arte da paciência e contemplação. Por vários minutos ficamos explorando os lugares mais amontoados de ferragens e sinceramente eu ficava cada vez mais surpreso com o espetáculo da explosão de vida (e cores) proporcionado pelos cardumes que íamos encontrando pela frente. Tão bonitos que era preciso registrar fotos para eternizar definitivamente o momento na memória.

Cores incríveis nos destroços encontrados no fundo do mar da Praia do Porto
Cores incríveis nos destroços encontrados no fundo do mar da Praia do Porto

E quanto mais paciência, mais cuidado ao explorar, mais éramos brindados com o esplendor da vida selvagem desses cardumes encontrados tão facilmente em qualquer mergulho livre nas águas claras de Noronha. O bom do Porto é isso, enquanto a nossa cerveja estava gelando na caixa de isopor lá na praia (devidamente comprada antes no mercadinho da Vila dos Remédios pra ficar bem baratinho), nós estávamos no meio do oceano, encantados com o espetáculo ao qual éramos brindados naquele momento, era apenas um simples mergulho livre em uma manhã de sol que ficou marcado pro resto da vida!

Os destroços como recifes artificias repletos de vida em abundância
Os destroços como recifes artificias repletos de vida em abundância

E quanto mais conseguíamos segurar o ar nos pulmões, mais conseguíamos ir fundo e não só ir, porém ficávamos por mais tempo, estáticos, consumindo o mínimo de oxigênio possível, registrando tudo com as pupilas, ávidas, impressionadas pela grandiosidade das cores e do movimento que presenciávamos no fundo do mar, uma verdadeira dádiva divina que pode ser obtida facilmente apenas adentrando o mar de Noronha munido apenas de snorkel, máscara e nadadeiras.

Poderia ficar ali por horas admirando esses cardumes
Poderia ficar ali por horas admirando esses cardumes

Ainda nas imediações dos vestígios de embarcações naufragadas que encontramos inicialmente, vimos que ainda existia muito mais a ser explorado. Já estávamos por mais de 2 horas na água quando a sinfonia veio até nós para consagrar este como um dos melhores lugares que já mergulhamos com snorkel em Noronha. Eu tirei a cabeça da água e comecei a tentar me orientar sobre o que estava acontecendo. Eles pareciam estar pulando ao nosso lado. A sinfonia que ecoava frequentemente era o barulho dos golfinhos que pulavam logo alguns metros adiante, complementou brilhantemente a nossa experiência! Não conseguimos ver um, mas eles pareciam estar cantando para nós :)

Quanto mais destroços, mais peixes em nosso caminho
Quanto mais destroços, mais peixes em nosso caminho

E a regra se confirmou novamente. Quanto mais destroços, mais cardumes. Em alguns momentos até ficávamos um pouco desorientados quando mergulhávamos e nos encontrávamos rodeados completamente por cardumes vermelhos, azuis, amarelos, uma verdadeira explosão de vida marinha. Eu ainda tentei por tudo encontrar um dos navios onde é possível passar por ele de uma ponta à outra, porém o meu grupo começou a ficar um pouco mais cansado e resolvemos voltar pra praia. Mas uma foto do que é possível ver dentro do corpo desse navio eu consegui registrar depois quando mergulhei com cilindro na Praia do Porto, olha só que demais:

Foto registrada enquanto atravessávamos um dos navios naufragados
Foto registrada enquanto atravessávamos um dos navios naufragados

E pra fechar com chave de ouro mais esse relato de mais um mergulho em Fernando de Noronha, convido você a clicar no play que vem logo a seguir e assistir a uma compilação rápida em vídeo dos melhores momentos dessa experiência. Dá vontade de voltar pra Noronha agora, armar uma barraca na praia do Porto e só sair de lá no ano que vem :) Até a próxima!


Mergulho com snorkel no Porto de Santo Antônio em Noronha

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias