Explosão de sabores em Noronha: Mergulhão Gastronomia Brasileira

Voltamos à paradisíaca ilha de Noronha para comemorar o meu aniversário de 34 anos neste último mês de agosto. Um dos presentes que recebi nesta oportunidade foi um jantar com o menu de degustação no Mergulhão Gastronomia Brasileira, um dos melhores restaurantes da ilha.

Voltei pela quarta vez em Noronha. Quer saber? Voltaria mais 40 vezes facilmente. É o tipo de lugar que me atrai de forma surpreendente. Não apenas pelas belezas naturais que existem por ali em fartura, mas principalmente por tudo aquilo que consigo sentir quando estou caminhando nesta ilha paradisíaca. Os sentimentos explodem em nosso interior por estar em um lugar tão agraciado pelas mãos divinas. Foram por esses e tantos outros motivos que resolvi dar um presente a mim mesmo neste meu aniversário de 2015: voltar a Fernando de Noronha e aproveitar ao máximo o que esta ilha tem para oferecer.

O aniversariante foi eu, porém os leitores assíduos do blog são os que ganharão todos os benefícios deste lindo presente: construímos um novo editorial sobre Noronha que preencherá a linha do tempo nas nossas redes sociais (principalmente no instagram: @blogboaviagem) e as atualizações do blog neste segundo semestre do ano. Vamos compartilhar tudo com detalhes, começando pela noite em que completei mais um ano de vida, sem dúvidas um dos momentos mais especiais desta viagem.

O que um cara como eu gostaria de ganhar de aniversário?! Foi essa a pergunta que me fiz na noite em que uma promoção maluca do Smiles (programa de milhas da GOL) me ofertou o retorno a Noronha por meros 310 reais (ou o equivalente a 12.000 milhas saindo da minha Goiânia). É o tipo de promoção que não conseguimos ver frequentemente por aí, concorda?! É algo que não podemos subestimar, então fui rápido no gatilho e consegui emitir 4 passagens para voltar a Noronha com a minha namorada e um casal de amigos.

Porto Santo Antônio em Fernando de Noronha
Porto Santo Antônio em Fernando de Noronha

Passagens emitidas, destino garantido, aniversário na ilha mais linda do Brasil. E agora!? O que planejar para o dia e a noite do meu aniversário?! Eu sabia que meu dia seria bem molhado (mergulhando com cilindro pela manhã com a Atlantis Divers e com snorkel na parte da tarde), porém a noite teria que ser algo bem especial. Foi quando eu entrei em contato com o Pedro Maia, grande idealizador de um dos restaurantes mais sensacionais de Noronha e contei a saga para ele. Já fazia um tempão que queria reservar um prazo para conhecer a Gastronomia Brasileira reescrita pelo Mergulhão, ele topou me receber e de quebra me presenteou com um menu degustação para que conseguíssemos provar alguns dos pratos que eles conseguem executar tão brilhantemente com a vista fantástica da montagem anterior.

As fotos desta matéria foram registradas enquanto eu estava sentado em uma das mesinhas mais confortáveis que já consegui encontrar em um restaurante em Noronha, tudo bem tranquilo! Chegamos por volta das 5:30 da tarde e fomos muito bem recepcionados. Sorriso no rosto estampado por todo staff. Escolhemos um lugarzinho despojado com vista para o Morro do Pico e começamos a jogar conversa fora. Entre um clique e outro na paisagem espetacular que estava ali bem à nossa frente, eis que fomos questionados se gostaríamos de experimentar algumas das bebidas do cardápio. E claro que optamos por algumas das caipiroscas produzidas por eles (R$ 25,00 cada). Obras de arte em um copo mega colorido, assim eu defino as bebidas que escolhemos.

Algumas das mais deliciosas bebidas servidas no Mergulhão
Algumas das mais deliciosas bebidas servidas no Mergulhão

Optei pela Caipirosca de Kiwi com Vodca Absolut, mas cada um de nós acabou escolhendo uma das bebidas para conseguirmos experimentar um pouco de cada uma. Todas pareciam verdadeiras saladas de frutas, que espetáculo de drinque, ainda consigo sentir o gosto do kiwi na minha boca, tão marcante que sequer parecia uma bebida alcoólica. Eu ainda não havia experimentado a bebida dos meus amigos quando chegaram as entradinhas: Coalho Bronzeado (queijo coalho empanado, com mel e raspas de limão); Ceviche de Peixe (ao molho de maracujá); Tartar de Atum (acompanhado de cubos de manga e gergelim).

Entradinhas do menu degustação do Restaurante Mergulhão em Noronha
Entradinhas do menu degustação do Restaurante Mergulhão em Noronha

Ainda consigo sentir a crocância da casquinha do queijo e a maciez de seu interior. O Tatar estava simplesmente espetacular (eu amo atum cru!) e sinceramente não consigo encontrar palavras que descrevam o Ceviche de Peixe, que também amo tanto, porém não sabia que ele combinava tanto assim com molho de maracujá. Do fundo do meu coração, eu já estava bem satisfeito e eram apenas as entradas.

Limpamos os pratos e em alguns minutos começaram a chegar a sequência de pratos principais da gastronomia brasileira reescrita pelas mãos do chef do Mergulhão: a primeira obra de arte era simplesmente entitulada por Peixe Crocante, uma bolinha feita com filé de peixe recheada de camarão, palmito e queijo coalho. Essa bolinha na realidade era uma crosta de cereais, acompanhado por purê de abóbora e alho poró refogado. Eu que odeio abóbora madura acabei lambendo os dedos ao final deste que era apenas o primeiro prato principal (de uma sequência de 3)!

O primeiro dos pratos principais: Peixe Crocante
O primeiro dos pratos principais: Peixe Crocante

Entre uma mordida e outra o sol foi embora a noite foi caindo vagarosamente e o ambiente foi se transformando de forma espetacular. Acredito que não há melhor forma de curtir um pôr do sol em Noronha do que acompanhado pelos amigos desfrutando da explosão de sabores proporcionada pelos chef do Restaurante Mergulhão.

Ambiente agradabilíssimo para assitir ao pôr do sol em Noronha
Ambiente agradabilíssimo para assistir ao pôr do sol em Noronha

Pratos com nomes simples porém com sabor refinado e apresentação impecável. Conseguímos compreender bem o significado da missão do Mergulhão em Noronha: reescrever pratos típicos da gastronomia brasileira com o tempero e categoria de um restaurante de altíssimo nível em um dos ambientes mais paradisíacos do planeta. Nosso próximo prato principal também levava nome simples, porém sua composição era sensacional: Peixe Arretado (filé de peixe grelhado sobre cama de cuscuz nordestino, com crispy de couve e molho picante de pitanga).

Segundo e terceiro pratos principais: Peixe Arretado e Mignon Tropeiro
Segundo e terceiro pratos principais: Peixe Arretado e Mignon Tropeiro

A couve parecia flutuar sobre o peixe que estava grelhado, molhadinho e macio, extremamente ao ponto. O molho picante de pitanga era adocicado e levemente apimentado, combinação perfeita entre doce, salgado e picante. A terceira e última iguaria compondo o menu degustação do Mergulhão era uma reescrita de algo bem tradicional na região em que vivo: Mignon Tropeiro (filé mignon grelhado acompanhado de feijão tropeiro e molho de rapadura). Reescreveram brilhantemente a maneira como eu conhecia o tradicional feijão tropeiro (tão comum aqui em Goiás). O filé mignon estava ao ponto, rosadinho e bem grelhado por fora, extremamente macio e mais uma vez eu acabei aprendendo que molho de rapadura combina perfeitamente com carne e feijão :)

Já estávamos mais do que satisfeitos quando fomos questionados sobre a sobremesa. "Será que alguém aí ainda consegue?!" Seja pela foto ou pela gana que eu tenho por sobremesas bem executadas, pedi para ser servido com o último prato do menu gastronômico de degustação do Restaurante Mergulhão em Fernando de Noronha: Romeu e Julieta (goiabada grelhada com crosta de castanhas, queijo gratinado e sorvete de tapioca), Banana Mil Folhas (banana flambada em calda de cajá com mil folhas de tapioca com doce de leite).

Sobremesa para fechar o menu degustação do Romeu e Julieta, Banana Mil Folhas
Sobremesa para fechar o menu degustação do Romeu e Julieta, Banana Mil Folhas

Explosão de sabores em uma culinária reescrita de maneira extremamente excepcional. Poderia voltar lá todas as noites da minha viagem - visitar o Mergulhão Gastronomia Brasileira e optar pelo menu degustação é aquele tipo de experiência capaz de marcar a viagem, reescrevendo também a maneira pela qual encaramos os sabores de uma gastronomia de nomes simples, apresentação requintada e paladares de altíssimo nível. Indo a Noronha não deixe de visitar esse lugar!

Serviço

Mergulhão Gastronomia Brasileira
Localizado nas proximidades do Porto Santo Antônio em Fernando de Noronha - PE
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 12:00 – 22:30
Telefone: (81) 3619-0215 / Site: mergulhaonoronha.com.br
Luiz Jr. Fernandes visitou o Restaurante Mergulhão nesta oportunidade devido a uma parceria estabelecida entre o blog e esta instituição afim de obter os conteúdos necessários para registrar nossa experiência nesta matéria exclusiva.

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias