Pôr do Sol no Forte de N. S. dos Remédios em Noronha

Destinos IMPRESSIONANTES merecem ser degustados com calma, principalmente quando o assunto é pôr do sol. Uma vez em Noronha, a minha recomendação para o seu pôr do sol é um lugarzinho chamado Forte de Nossa Senhora dos Remédios, pertinho da Vila.

Quem acompanha as atualizações do Blog Boa Viagem com frequência conhece bem a minha paixão por aqueles momentos singulares que o Criador nos brinda todo santo dia: o pôr do sol. Especialmente em Fernando de Noronha, é necessário ter uma programação especial para evitar a perca deste momento único do dia, sendo que suas atividades podem lhe privar de estar em um lugar propício para apreciar a mutação das cores no céu enquanto a pelota de fogo caminha rumo ao oceano. Bem, eu particularmente curto muito assistir ao pôr do sol sentado em algumas das paredes do Forte Nossa Senhora dos Remédios, assunto da matéria do dia, mas também aprecio bastante a paisagem que pode ser vista do Forte do Boldró.

Gosto do Forte de N. S. dos Remédios, primeiro pela proximidade da Vila dos Remédios, das principais pousadas e toda estruturinha que existe por ali no centro de Noronha, mas principalmente amo esse lugar por conta do visual que pode ser contemplado, tanto da Vila, quanto do Morro do Pico com os Dois Irmãos complementando as composições no plano de fundo. É ESPETACULAR! Mas como tudo que é muito bom, antes do show é preciso vencer um pequeno obstáculo, uma grande ladeira de pedras que pode estar bem escorregadia caso venha direto da Praia do Cachorro para ver o fim do dia!

Forte Nossa Senhora dos Remédios em Fernando de Noronha
Forte Nossa Senhora dos Remédios em Fernando de Noronha

Este Forte é realmente um lugar especial e faço questão de frisá-lo como um dos melhores lugares para ver o pôr do sol em NORONHA! Não tem como contestar! Além de evitar a turistada que está no ilhatur e que sempre acaba com o pôr do sol no Forte do Boldró, poder caminhar entre essas ruínas históricas e escolher o SEU melhor lugar para confortavelmente assistir ao espetáculo não é nada mal :) Como a construção é muito grande, acaba sendo facilmente possível encontrar um lugar calmo para sentir a vibe noronhense de todo final de dia. Assistir ao pôr do sol em algum lugar legal de Noronha é quase que atividade obrigatória na lista de afazeres de qualquer visitante deste arquipélago.

Pôr do Sol em Noronha
Pôr do Sol em Noronha

Eu ainda vou voltar aqui para falar um pouco mais sobre o Forte Nossa Senhora dos Remédios, compartilhar mais fotos e contar um pouco das histórias que aprendi sobre esse lugar, só que hoje é dia de falar do pôr do sol no forte em Noronha. Como estava viajando sozinho, fiz questão de ter meus momentos pessoais em lugares onde não poderia ser incomodado por ninguém - eu precisava colocar meus miolos para funcionar melhor - e não havia paisagem mais inspiradora em minha humilde opinião do que a da foto a seguir, encontrada na última parede do forte.

Fases do pôr do sol e a silhueta do Morro do Pico
Fases do pôr do sol e a silhueta do Morro do Pico

É possível chegar ali apenas subindo nas outras paredes internas do Forte, e ao chegar até esse ponto vantajoso, é fácil avistar praticamente toda costa do "Mar de Dentro", desde as Ilhas Secundárias próximas do Porto Santo Antônio até a direção contrária que a vista consegue alcançar, com a belíssima silhueta do Morro do Pico sempre imponente e gradativamente destacada conforme o fim do dia vai chegando. A composição para a fotografia perfeita é complementada pelo Morro Dois Irmãos, que eu particularmente acredito ficar mais legal com uma lente de 300m :)

Pôr do Sol Morro Dois Irmãos
Pôr do Sol Morro Dois Irmãos

Depois dessa sequência incrível, eu já estava meio que organizando meu material para voltar até a pousada quando eu me antentei a um detalhe que quase passou despercebido: o nascer da lua, que é tão lindo quanto o pôr do sol! Só que neste instante eu já estava quase no meio da Vila dos Remédios. Mesmo assim fiz questão de encontrar um apoio para meu tripé (apenas um gorillapod!) e consegui a primícia que compartilho a seguir com vocês, não é linda!?

O nascer da lua na Vila dos Remédios
O nascer da lua na Vila dos Remédios

E depois ainda vou voltar aqui para falar um pouco mais sobre a vista privilegiada que os visitantes deste Forte possuem e compartilhar mais alguns belos finais de dia em Fernando de Noronha! Já posso voltar pra lá de novo!? Abração!

Euforonha
Triboju Pousada da Carmô Dolphin Receptivo Atalaia Atlantis Travel Pousada do Zé Maria Pousada da Filó Pousada Estrela do Mar Econoronha e Parque Nacional Marinho Secretaria de Turismo do Pernambuco ICMBIO e Projeto TAMAR

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias