Festival Internacional de Turismo de Foz do Iguaçu 2014 [parte 2 de 2]

No segundo dia em que estava presente em Foz do Iguaçu para o FITCataratas 2014, conseguimos fazer algumas atividades de turismo na região da fronteira tripla. Em nosso itinerário estavam: Parque das Aves e as Cataratas. Confiram como foi o último dia do Festival de Turismo em Foz do Iguaçu e todos os detalhes acerca do que realizamos por lá.

Finalmente voltmos a Foz do Iguaçu. E não poderíamos deixar a terra das Cataratas sem dar um pulinho nos dois lugares mais legais da fronteira tríplice entre Brasil, Paraguai e Argentina: as Cataratas do Iguaçu no lado brasileiro e o Parque das Aves. E mesmo com um dia nublado e chuvoso conseguimos visitar esses dois lugares e sentir o gostinho, mesmo que muito rápido, de um dos destinos e atividades turísticas mais incríveis do país.

O Parque das Aves foi nossa primeira parada no segundo dia em Foz para o FIT Cataratas. Eu considero esse lugar realmente mágico, definitivamente um must-have para os visitantes da fronteira. Um dos únicos e maiores viveiros de imersão que existem no planeta. O turista é convidado a entrar no viveiro das araras e pode interagir e apreciar esses belíssimos animais bem de perto, sem grades ou telas para atrapalhar.

De volta ao Parque das Aves em Foz do Iguaçu
De volta ao Parque das Aves em Foz do Iguaçu

E não somente pelas aves, mas principalmente pelo staff agradabilíssimo que gerencia o Parque. Tanto a Karin Wanda Wolf, a gerente comercial e de marketing, quanto sua assessora a Jakline, são pessoas extremamente amáveis, que fazem questão de receber a todos os visitantes do parque pessoalmente e dão a cada um aquele tratamento diferenciado. Amo visitar esse lugar! É o tipo de passeio que agrada desde a pequeninas crianças como também tem condições de fascinar a marmanjões como o viajante que vos escreve: o Parque das Aves é uma atividade obrigatória para quem vai a Foz (taxa de admissão de R$ 20,00 para brasileiros!)

Alguns dos belos animais do Parque das Aves
Alguns dos belos animais que podem ser contemplados no Parque das Aves

Viajo por destinos exóticos e interessantes em vários países. Já conheci nações nas mais diversas extremidades do planeta, mas quer uma sinceridade do blogueiro aqui?! Nunca encontrei um lugar que me proporcionasse um contato tão próximo com animais tão explêndidos quanto os que podemos encontrar no Parque das Aves em Foz do Iguaçu. É o típico destino em que caminho pelas suas trilhas e fico pensando logo em ter filhos para levá-los a conhecer esse lugar.

Belas araras vermelhas no maior viveiro de imersão das Américas
Belas araras vermelhas no maior viveiro de imersão das Américas

Nossa visita foi realmente muito breve! Nada mais do que uns 30 minutos, porém foi o suficiente para nos maravilharmos e estamparmos belos sorrisos no rosto durante o resto do dia, o tipo de lugar que consegue transformar o humor das pessoas com facilidade, compreende!? Bom, o dia permanecia bastante nublado e com pancadas de chuvas bem frequentes quando partímos para a segunda parada do dia: o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu.

As Cataratas do Iguaçu no lado brasileiro
As Cataratas do Iguaçu no lado brasileiro

Estava um dia lindo de ver as cataratas, apesar da constante chuva que persistia em cair. Suas quedas estavam incrivelmente volumosas, tanto é que dois dias depois da minha visita foi registrada nas Cataratas a maior vazão de sua história. Foi uma pena vir embora de Foz no sábado, tanto pois na terça-feira passada (ontem, dia 10/06) foi o aniversário de cem anos da cidade, que acabou recebendo esse belíssimo presente da mãe-natureza. Mas ainda haverão novas oportunidades! Foz do Iguaçu é um destino para voltar várias vezes durante a vida.

A chuva começou a apertar e coincidiu com o nosso horário de almoço. Foi hora de voltar a degustar as fantásticas iguarias servidas a todos que optam por fazer sua refeição ao som das Cataratas, no Restaurante Porto Canoas. Entre os vários pratos servidos, o que mais me chamou a atenção foi sem dúvidas a bela leitoa à pururuca da foto a seguir! Uma pena não conseguir compartilhar por aqui também o sabor e o cheiro desses pratos!

Almoço no Restaurante Porto Canoas no Parque Nacional das Cataratas
Almoço no Restaurante Porto Canoas no Parque Nacional das Cataratas

Saímos do Porto Canoas direto para uma visita técnica ao novíssimo Concept Design Hostel & Suites, uma ótima solução de hospedagem alternativa, localizado no coração de Foz do Iguaçu. O Concept possui capacidade para atender até 56 viajantes em quartos compartilhados (com até 10 pessoas) ou em suítes privadas. Um empreendimento novíssimo, com apenas 8 meses de atividade, que conta com ambientes para convívio mútuo de seus hóspedes, tais como sala de estar, piscina/bar, com um tchan adicional na combinação de suas cores e principalmente no estilo de seus móveis, planejados desde o rascunho pela proprietária Cyntia Braga.

Visita ao Concept Design Hostel em Foz do Iguaçu
Visita ao Concept Design Hostel em Foz do Iguaçu

Os preços praticados pelo Concept são extremamente convidativos. Ele é a solução ideal para um grupo de amigos que quer se hospedar em um lugar bem descolado pagando barato. Saímos de lá diretamente para a Feira de Turismo onde aconteciam palestras e eventos importantíssimos, tal como a Conferência Turística Trinacional com a presença ilustríssima de Marcela Bacigalupo, Ministra de Turismo do Paraguai e Gilmar Piolla - Superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional e Pres. Fundo Iguaçu.

Encerramento do FIT Cataratas 2014
Encerramento do FIT Cataratas 2014

Nosso último evento oficial neste segundo dia de FIT Cataratas foi a Abertura da Exposição de Sebastião Salgado no Ecomuseu de Itaipu, um fotógrafo fantástico, que ilustrou as paredes do Ecomuseu com fotos realizadas ao redor do planeta com a temática focada em trabalhadores braçais nas condições mais inusitadas possíveis, outra ótima alternativa de passeio para quem visita Foz.

Luiz Jr. Fernandes viajou para Foz do Iguaçu a convite da organização do Festival Internacional de Turismo das Cataratas do Iguaçu.

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias