Festival Internacional de Turismo de Foz do Iguaçu 2014 [parte 1 de 2]

Participamos de um dos eventos mais expressivos para o fomento do turismo internacional do cone-sul das Américas: o FIT Cataratas, que aconteceu nos dias 4, 5 e 6 de junho. Confiram como foram nossas impressões do nosso primeiro dia nesta festa do turismo em Foz do Iguaçu/PR.

Viajei na semana passada para Foz do Iguaçu a convite da secretaria municipal de turismo desta cidade e dos organizadores do Festival Internacional de Turismo das Cataratas afim de fazer a cobertura deste evento e compartilhar os detalhes dos meus dias em Foz aqui com vocês. Pois bem, o festival aconteceu durante os dias 4, 5 e 6 de junho deste ano de 2014, porém estive presente apenas de 5 a 6, tempo que foi suficiente para conhecer bem todos os stands, prestigiar as palestras e eventos que ocorrerm em paralelo às exposições, bem como ainda acabou me sobrando um tempinho breve para ver as Cataratas e o Parque das Aves.

Feira Internacional de Turismo das Cataratas do Iguaçu
Feira Internacional de Turismo das Cataratas do Iguaçu

A FITCataratas já é sucesso absoluto, um evento estabelecido por um rol de parcerias entre instituições do porte do Parque Nacional do Iguaçu, Secretaria Municipal de Turismo de Foz, Governo do Estado do Paraná, Itaipu Binacional entre vários outros nomes de peso do turismo mundial. O evento contou com 180 stands que trouxeram as belezas de destinos diversos nas Américas, tais como Turismo de Santa Catarina, Paraguai, Uruguai, Salta (e outras cidades da Argentina) além de tantos outros destinos brasileiros. Ocorreram também outras várias reuniões de negócios, apresentações e palestras sobre temas diretamente relacionados ao turismo.

Stands de vários destinos e iguarias típicas para degustação
Stands de vários destinos e iguarias típicas para degustação

Foi bem legal ver cada stand levando um pouco dos sabores de seu destino para os visitantes da feira. Foi possível tirar gosto com salames, queijos, apreciar o paladar apurado de vinhos sulistas, além de poder experimentar tantas outras iguarias que foram distribuidas como cortesia aos visitantes dos stands. Apresentações de danças típicas aconteciam também a todo momento, além de ser possível registrar fotos com mascotes e artistas que se apresentavam constantemente durante o decorrer das tardes de exposições desta edição do FIT CATARATAS.

Foram dois dias bem intensos em que pude desfrutar um pouco de cada sabor dos destinos que ali estavam expostos. Fiquei hospedado durante esses dois dias em um dos resorts mais incríveis de Foz do Iguaçu, o Mabu Thermas Grand Resort, solução de hospedagem com 5 estrelas na região da triplíce fronteira entre Paraguai, Argentina e Brasil. Inclusive, o Mabú está desenvolvendo um mega parque aquático com piscinas de ondas que promete ser a primeira praia termal da região sul do país.

Mabu Resorts em Foz do Iguaçu
Ficamos hospedados no Mabu Resorts em Foz do Iguaçu

Foi também no Mabu Thermas Resort que aconteceu o tradicional evento do Clube do Feijão Amigo que por padrão marca o fechamento do primeiro dia da Feira Internacional de Turismo de Foz. Mais de 1.500 pessoas compareceram a esta maravilhosa festa, que foi promovida pelo presidente da Federação Nacional do Turismo, Sr. Michel Tuma. Estavam presentes várias personalidades importantes, dentre elas o Governador do Estado do Paraná, Beto Richa e até o Elvis Presley ("cover") deu um pulinho por lá para animar no fim da noite.

Evento Feijão Amigo no Mabu Resorts
Evento Feijão Amigo no Mabu Resorts

Encerramos este primeiro dia de FITCataratas já na expectativa de acordar rapidinho pela manhã para voltar a dois lugares muito queridos em Foz do Iguaçu: o Parque das Aves e as Cataratas do lado brasileiro. Esta história eu conto para vocês em uma próxima matéria, as fotos estão incríveis!

Luiz Jr. Fernandes viajou para Foz do Iguaçu a convite da organização do Festival Internacional de Turismo das Cataratas do Iguaçu.

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias