Uma visita ao coração cultural do México

Fomos convidados pela Secretaria de Turismo do estado mexicano de Guanajuato para uma viagem com bloggers latino americanos por algumas das cidades históricas mais importantes de todo México. Conhecemos em 4 dias San Miguel de Allende, Guanajuato e Dolores Hidalgo, confira as novidades que vamos publicar nos próximos dias!

Recentemente tive a grande satisfação de ser convidado pela Secretaria de Turismo do Estado mexicano de Guanajuato para conhecer algumas das principais cidades do roteiro cultural histórico deste incrível país que com sorte ainda conseguirei conhecer em sua totalidade.

Foi a minha terceira oportunidade no México. Na primeira conheci Cancun, Playa e Cozumel. Na segunda visitei a cidade do México e Teotihuacán, com uma prolongadinha na Riveira Maya para mergulhar com tubarões em Playa del Carmen e em um dos cenotes de Tulum, porém ainda parecia que minha experiência mexicana havia de ser complementada. Faltava-me conhecer um pouco mais da história, sempre senti falta de um grande destino colonial e histórico. Foi aí que surgiu o nome GUANAJUATO e a oportunidade de passar 5 dias explorando 3 cidades: San Miguel de Allende, Dolores Hidalgo e a antiga cidade que é a capital deste estado, Guanajuato (Gua - na - RU - ato).

Partimos do Brasil em um voo da Aeroméxico que deixou Guarulhos por volta das 11 da noite da sexta-feira (18/09) com destino ao México DF, de onde posteriormente seguiríamos em uma conexão nacional até a cidade de Léon. Fomos recepcionados pela equipe da secretaria que nos acompanhou desde o desembarque até o embarque de volta ao Brasil 5 dias depois (23/09). Viajamos diretamente para a cidade de San Miguel de Allende, com cerca de 140.000 habitantes, considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Com clima ameno e arquitetura colonial, desfrutamos de vários atrativos turísticos nos arredores desta cidade: andamos de quadrimotos pelas ruas de pedra do Centro Histórico, conhecemos um canyon no Parque Aventura que disponibiliza passeios em 7 tirolesas, vimos o pôr do sol em lugares cênicos com vista panorâmica para a cidade histórica e fizemos refeições de altíssimo nível em alguns dos melhores restaurantes da região.

Cruzando o cânion com a ajuda de 7 tirolesas
Cruzando o cânion com a ajuda de 7 tirolesas

No nosso segundo dia rompemos para a cidade onde foi dado o grito de independência mexicano, a histórica Dolores Hidalgo. Além de visitar museus, igrejas e conhecer as típicas "nieves" (sorvetes) vendidos no Jardim del Grande Hidalgo, utilizamos desta cidade como base para visitar uma vinícola chamada Cuña de Tierra, onde degustamos vinhos e tapas, caminhamos entre as plantações e chupamos uvas direto do pé.

Na cidade de Dolores Hidalgo - Guanajuato - México
Na cidade de Dolores Hidalgo - Guanajuato - México

Terminamos nosso segundo dia conhecendo o Santuário de Atotonilco para posteriormente caminharmos vagarosamente pelas ruas apertadas de pedra no Centro Histórico de San Miguel de Allende. É claro que antes de voltarmos para um dos melhores hotéis da região (Hotel Imperio de Angeles), ainda passamos por uma típica Tratoria que nos serviu um menu com pratos de alta gastronomia internacional, somados a uma seleção de iguarias tipicamente mexicanas.

Ruas de pedra na colonial San Miguel de Allende
Ruas de pedra na colonial San Miguel de Allende

Depois que conhecemos Dolores Hidalgo, a cidade onde foi dado o grito de independência mexicana e a belíssima San Miguel de Allende, lugar que uniu turismo de aventura ao luxo das ruas de pedra e casarões coloniais, nós estávamos prontos para conhecer as belezas da antiga capital colonial deste estado, a cidade de Guanajuato.

O que poderia esperar de uma cidade que é a capital do estado em que a principal fonte de renda vem da mineração?! Estávamos visitando uma cidade de mineiros que adaptaram a arquitetura de suas minas para preservar a própria cidade colonial, criando 14 vias subterrâneas que conectam brilhantemente os extremos deste município. Nós descemos a Serra de Santa Rosa em mountain bikes, parando para apreciar a grande represa e conhecer pequeninos vilarejos que residem a mais de 2.000 metros de altura.

Cair da noite na belíssima Guanajuato
Cair da noite na belíssima Guanajuato

Em uma das mais importantes cidades históricas do continente americano nós aproveitamos para realizar uma viagem que nos levaria ao passado: conhecemos as duas principais minas da região: São Cayetano e El Nopal, visitamos o Templo dedicado a São Caetano, contemplamos visuais de tirar o fôlego no Monumento ao Pípila e na Presa de la Olla, fizemos um city tour pelos principais callejones do Centro Histórico, visitamos o Mercado Hidalgo e participamos no final da noite de uma Callejoneada. Almoçamos em um restaurante que servia comidas tipicamente mexicanas e jantamos em uma casa que servia gastronomia de alto nível internacional.

Um prato de tacos no Restaurante Los Milagros - SM Allende
Um prato de tacos no Restaurante Los Milagros - SM Allende

Foram 4 dias mergulhados nas ruas históricas, respirando cultura e nos fartando de pratos espetaculares. Aguardem por matérias exclusivas sobre esta viagem para os próximos dias, nós vamos destrinchar Guanajuato em seus mínimos detalhes aqui nas páginas do Blog Boa Viagem, não deixe de conferir todos os detalhes destas vibrantes cidades de mil cores.

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias