Tirando o certificado de mergulhador avançado no Kauai

Aproveitei minha oportunidade de conhecer a Ilha Jardim e decidi subir um nível nas minhas certificações de mergulhador. Nesta matéria eu relato sobre a experiência de realizar o mergulho profundo embarcado nas águas claras que banham o Kauai, no Havaí.

Posso confessar que já sinto saudades dos dias em que estive mergulhando no Kauai? Antes de partir rumo à "Garden Island", decidi que aproveitaria a oportunidade de estar ilhado por uma semana para subir um nível nas minhas certificações de mergulhador e tirar o Advanced. Convenhamos que não foi por mera coincidência que consegui o meu certificado Open Water em Oahu/Havaí, eu sabia o que estava fazendo e acredite: não há lugar no mundo com vibração mais agradável para fazer os exames requeridos pela PADI.

Fiz diversas pesquisas, enviei vários e-mails e consegui fechar o curso via e-learning apenas com um dia antes de partir para a viagem. Eu queria ter tempo para estudar as lições com calma antes de chegar no Havaí, entretanto alguns problemas de comunicação fizeram com que o convite do e-learning chegasse junto com o momento do checkin para a viagem. Aliando custo e benefício, encontrei as pessoas certas quando meu e-mail alcançou o Joe, a Kristin e a Linda, a galera que iria me certificar do Bubbles Below Kauai. A certificação me custou a bagatela de U$ 350,00 com direito a 5 mergulhos, e-learning e o prazer de fazer amigos em um destino paradisíaco como é o Kauai.

Bubbles Below Kauai
Certificação PADI Avançada com o Bubbles Below Kauai

Como o e-learning chegou atrasado, consegui estudar apenas para a primeira das provas práticas: o deep dive. Quando o mergulhador decide subir para o nível avançado, ele pode optar por algumas especialidades para aprofundar seus conhecimentos. Me recomendaram ir adiante com o mergulho profundo - até 40 metros, naturalista e o "search and recovery". São dois dias para esvaziar 5 tanques: os dois primeiros realizados desde uma embarcação e os outros 3 mais rasos e partindo direto da praia. Bom, mas vamos ao que interessa?! O que será que eu vi de interessante nesse primeiro mergulho mais profundo?

Peixe-escorpião e tubarões no Kauai
Peixe-escorpião e tubarões no Kauai

Os dois primeiros destaques ficam para alguns tubarões escondidos no fundo de uma caverna e um peixe-escorpião gigantesco que estava todo camuflado no meio dos corais. A diferença entre os mergulhos que realizei em Oahu e no Kauai são realmente notórias: existe uma grande diversidade de espécies nativas na ilha jardim, realmente muitos cardumes compostos por peixes havaianos, diferente dos mergulhos em Honolulu, que já não possuem tanta vida marinha. Várias tartarugas marinhas fizeram questão de nos acompanhar durante o mergulho!

Tartarugas no Kauai
Tartarugas no Kauai

Outra constante foram as moreias. Sempre entocadas em algum buraco entre os corais, conseguimos contemplar várias espécies entre verdes, pintadas e até albinas!

Várias espécies de moréias
Várias espécies de moreias

Mas a paixão pelo mergulho no Kauai foi ficando evidente quando o mar ficava todo tingido com as cores vibrantes dos cardumes gigantescos que íamos encontrado em nosso caminho de volta à superfície.

Cardumes e um casal de lesmas do mar
Cardumes e um casal de lesmas do mar

Outro destaque desse primeiro dia de mergulhos ficou para as lesmas marinhas que encontramos aos montes já em nosso segundo tanque. Por alguns minutos fiquei para trás contemplando as cores vibrantes desses fantásticos moluscos até que vi a Linda gesticulando para mim feito uma louca: ela queria me mostrar algo mais interessante:

Belíssimo polvo para fechar o mergulho profundo
Belíssimo polvo para fechar o mergulho profundo

Antes de pular na água eu fiz questão de afirmar que gostaria muito de ver um polvo e ter um pouco de tempo com ele para conseguir fotografá-lo melhor. Já havia encontrado várias espécies em outros mergulhos, mas sabe como é, o primeiro grande polvo a gente nunca esquece! Morri de amores pelo primeiro mergulho profundo e já estava pronto para os próximos três tanques partindo da praia, tema da nossa próxima matéria sobre o Kauai, não vai perder né?!


Mergulho com cilindro - Kauai - Havaí

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias