Alguns dos melhores lugares para mergulhar no planeta

Visitei vários países em praticamente todos os continentes do mundo, boa parte dos destinos que visitei foram exclusivamente para mergulhar. Quer saber quais foram alguns dos melhores lugares que encontrei para mergulhar mundão afora?! Então clica ae e caia pra dentro de mais essa matéria exclusiva aqui do Blog Boa Viagem.

Dias atrás me peguei pensando no quão vasto e fabuloso é este nosso planeta. Puxando pela memória comecei a fazer uma retrospectiva dos lugares que já visitei, das pessoas que já conheci e das experiências que obtive visitando países em todos os continentes de nosso planeta. Bateu uma saudade gigantesca de alguns lugares, repulsa por outros, entretanto as grandes melancolias vieram ao lembrar dos meus primeiros mergulhos, dos contatos iniciais com a vida marinha e todas as belezas que podemos contemplar em baixo do nível da água do mar.

Hoje resolvi compilar uma série relacionando 10 dos melhores lugares para mergulhar que encontrei até então neste nosso planeta. Esta é uma simples compilação de destinos propícios para o mergulho que foram previamente visitados e explorados por quem lhe escreve e que hoje possui a autoridade suficiente neste assunto para te recomendar que visite também alguns dos países/destinos que aqui estão descritos, pois bem, aí vão os 10 melhores lugares que encontrei para mergulhar em minhas andanças pelo mundo!

10 - Anguilla / British West Indies / Caribe

Mergulho com altíssima visibilidade nos naufrágios de Anguilla - Caribe
Mergulho com altíssima visibilidade nos naufrágios de Anguilla - Caribe

Ah, Anguilla, não poderia começar uma seleção com alguns dos melhores points para mergulho no mundo sem falar desta pequenina nação insular cravada em meio ao ensolarado mar caribenho. Você pode escolher qualquer lugar e cair com nadadeiras e máscara no rosto que lhe garanto que vai se impressionar, não somente pelas belezas selvagens encontradas no fundo do oceano, mas também pela altíssima visibilidade e temperatura agradável da água. Você pode conferir o meu relato completo sobre o mergulho que realizei com o pessoal da Shoal Bay Divers em Anguilla visitando o link a seguir: Mergulho com cilindro em Anguilla.

9 - El Nido / Filipinas

Maravilhas abaixo do nível do mar em El Nido, Filipinas
Maravilhas abaixo do nível do mar em El Nido, Filipinas

Outro lugar que impressionou não somente pelas belezas encontradas no fundo no mar, mas também pelas paisagens cênicas e memoráveis que podem ser desbravadas na ilha de Palawan, mais precisamente no vilarejo de El Nido, cravado no extremo norte desta ilha filipina. Mergulhei 3 dias seguidos, esvaziando 3 tanques por dia e posso lhe confessar que ali encontrei uma grande biodiversidade em regiões onde a topografia oceânica parecia ter sido tirada de outro planeta. Em breve publicaremos a série completa de mergulhos, aguarde e confira ;)

8 - Bali, Tulamben / Indonésia

Norte da ilha de Bali - Mergulho em Tulamben - Indonésia
Norte da ilha de Bali - Mergulho em Tulamben - Indonésia

Enquanto milhares de pessoas visitam a ilha de Bali por ser um destino de surf renomado mundialmente, eu tive a oportunidade de conhecer esse lugar e explorar a costa norte da ilha com alguns amigos e acabamos conhecendo um lugar chamado Tulamben. Meca para mergulhadores viajando no Sudeste Asiático, além de ser possível explorar grandes navios naufragados, é fácil ver-se envolto por grandes cardumes de peixe exóticos ou então ficar maravilhado contemplando por alguns minutos as anêmonas e seus habitantes em um dos lugares com maior diversidade para o mergulho com cilindro na Indonésia. Você pode ler tudo que fiz, inclusive os mergulhos que realizei, clicando no link que vem a seguir: clique para ler todas as publicações do blog sobre a Indonésia.

7 - San Andrés e Providência / Caribe Colombiano

Alimentando tubarões com peixes-leão em Providência - Caribe Colombiano
Alimentando tubarões com peixes-leão em Providência - Caribe Colombiano

Para contanto único e verdadeiramente interessante com tubarões no Mar do Caribe, a minha recomendação é a ilha de Providência, irmã caçula da colombiana San Andrés, nesta região é possível mergulhar com os irmãos Cabeza e acompanhar a impressionante caçada que eles realizam contra os peixes-leões, espécie endêmica na região que está devastando os recifes de corais, comendo todos os peixes pequenos que encontram pela frente. Esses caras matam o peixe leão com arpões improvisados de cortinas e dão de comer aos tubarões galha preta, tentando implantar esse costume nos animais que povoam os mares da região e consequentemente obter o equilíbrio ambiental necessário para a preservação das espécies. Leia tudo sobre as minhas aventuras nestas ilhas clicando neste link aqui: 18 matérias exclusivas sobre San Andrés e Providencia.

6 - Koh phi phi - Tailândia / Sudeste Asiático

Animais exóticos em Koh Phi Phi - Tailândia
Animais exóticos em Koh Phi Phi - Tailândia

Este foi o lugar onde me batizei e consequentemente me apaixonei pelo mergulho com cilindro. Tive a oportunidade de mergulhar pela primeira vez em um dos lugares mais lindos do mundo! A ilha de Koh Phi Phi está localizada no sul da Tailândia e oferece a seus visitantes muito mais do que "A Praia" (Maya Bay). Quem se aventura a conhecer o fundo do oceano tailandês nesta região pode se maravilhar com as espécies de animais em risco de extinção que podem ser contemplados em seu habitat natural. Veja tudo que fiz na Tailândia clicando aqui.

5 - Palau / Micronésia

Mergulho com snorkel no JellyFish Lake - Palau - Micronésia
Mergulho com snorkel no JellyFish Lake - Palau - Micronésia

Se é necessário listar um destino que definitivamente não sairá da memória do visitante que passar por lá, então com certeza estaremos comentando sobre o Palau, uma pequenina nação localizada entre a Micronésia e o Sudeste Asiático que possui uma característica bem singular em sua topografia regional: lagos de água salgada foram represados entre grandes montanhas cobertas por vegetação nativa, isolando uma espécie de águas vivas do meio externo. Como consequência, essas águas vivas se multiplicaram exponencialmente e perderam sua capacidade de defesa nociva aos seres humanos. Este é um dos únicos lugares no mundo onde é possível mergulhar em um lago tomado por águas vivas que não queimam. O Palau também é um destino único e realmente impressionante para quem deseja se aventurar nas águas do mar aberto, possui alguns dos melhores pontos de mergulho do planeta. Confira como foi toda nossa experiência no Palau clicando neste link!

4 - Aqabab / Jordânia

Aqabab - Jordânia - Oriente Médio
Onde mais você poderia mergulhar nos destroços de um tanque de guerra?! Aqabab - Jordânia - Oriente Médio

Por mencionar particularidades impressionantes em destinos ao redor do planeta, quem diria que seria possível mergulhar nos destroços de um tanque de guerra?! Pois é possível, eu já o fiz e devidamente relatei neste link aqui: Mergulhando nos destroços de um tanque de guerra em Aqaba/Jordânia. Além da visibilidade também espetacular, assim como na boa maioria de todos os destinos aqui relacionados, Aqaba na Jordânia se difere pela gigantesca quantidade de recifes artificias e destroços existentes no fundo do mar, um manancial paradisíaco para mergulhadores com qualquer nível de experiência.

3 - St. Barths / Caribe

Explorando naufrágios em St. Barthelémy - Caribe Francês
Explorando naufrágios em St. Barthelémy - Caribe Francês

Mergulhei com um grupo de franceses em um dos destinos turísticos mais exclusivos de todo Caribe, a ilha francesa independente de St. Barthelémy. Nesta oportunidade fiz um mergulho de arrasto (drift dive), com a correnteza realmente muito forte entretanto com visibilidade sempre espetacular. Exploramos também alguns naufrágios e ficamos encantados com a rica diversidade marinha. Saiba mais detalhes sobre este mergulho e sobre toda a viagem que fiz em St. Barths clicando neste link.

2 - Fakarava e Rangiroa / Polinésia Francesa

Fakarava - Ilhas Tuamotu - Polinésia Francesa<
Mergulho no North Pass de Fakarava - Ilhas Tuamotu - Polinésia Francesa

Como falar de melhores lugares do mundo para mergulhar sem mencionar as Ilhas Tuamotu, um dos arquipélagos da Polinésia Francesa considerado como as portas do paraíso para mergulhadores experimentados. Contando com uma das maiores populações de tubarão galha preta do mundo, nestas ilhas é possível mergulhar ao lado de centenas de tubarões além de ser possível contemplar a grandiosidade de corais completamente preservados que são a residência de vários cardumes exóticos. Fakarava e Rangiroa são algumas das maiores lagoas (atóis de corais) do nosso planeta e boa parte dos mergulhos acontecem em "passes" que permitem a comunicação da água do exterior com o interior da grande muralha de corais em formato de círculo.

1 - Fernando de Noronha / Brasil

Buraco do Inferno em Fernando de Noronha - Pernambuco - Brasil
Buraco do Inferno em Fernando de Noronha - Pernambuco - Brasil

Impossível e grande injustiça tocar no assunto "melhores lugares para mergulhar no mundo" sem falar deste paraíso brasileiro encravado no meio do Oceano Atlântico. Fernando de Noronha é preservada, tem lugares impressionantes em baixo da água e todos falam a nossa querida língua portuguesa. É sem dúvidas na minha opinião um dos melhores lugares para mergulhar tanto com cilindro quanto com snorkel no nosso país e também em todo mundo. Não perde em nenhum quesito para outros destinos listados nesta matéria e para nós aqui do Blog Boa Viagem, este é o melhor lugar para aprender e desenvolver as habilidades necessárias para o bom mergulho por qualquer pessoa que deseja se aventurar neste esporte tão prazeroso. Você pode ler as nossas mais de 50 matérias exclusivas sobre este destino visitando a seguinte página: tudo para você planejar sua viagem para Fernando de Noronha.

Bônus: Mergulho em cenotes na Riviera Maya / México

Cenote Dós Ojos - Tulum - Riviera Maya - México
Cenote Dós Ojos - Tulum - Riviera Maya - México

Poderíamos continuar delongando esta matéria por no mínimo mais 100 destinos do nosso planeta que realmente valem a pena a viagem por conta de seus atrativos aquáticos, contudo seria um grande lapso deixar de mencionar um dos maiores parques de diversão para mergulhadores de todo mundo, totalmente acessíveis aos visitantes da Riviera Maya no estado mexicano de Quintana-Roo. Neste lugar é possível mergulhar em vários cenotes, que consistem-se por cavernas submersas que podem ou não se comunicar. Algumas são facilmente exploradas em tours guiados que acontecem todos os dias lá no México. Um dos lugares que eu não deixaria de conhecer em hipótese nenhuma caso tivesse a oportunidade seria o Cenote Dós Ojos, um dos maiores e mais bonitos da região.

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias