Comidas mexicanas para degustar rezando!

Hoje acordei me lembrando do México. Algumas das iguarias mais deliciosas que já experimentei em uma viagem internacional sem dúvidas estão em alguns dos destinos mexicanos que visitei. Confira um resumão de algumas das melhores comidas que experimentei.

Tem dias que acordo com uma vontade maluca de voltar ao México. E sabe pra quê? Só pra COMER! Acredito que este é um dos países que já visitei que mais se orgulham de sua culinária, tanto é que hoje podemos encontrar um restaurante de comida mexicana em praticamente todas as nações do planeta.

Algumas iguarias já são bem conhecidas dos brasileiros, outra nem tanto. Suculentas ou não, deliciosas ou até mesmo bizarras, fato é que comida mexicana tradicional é pra se comer rezando e quem já experimentou com certeza de tempos em tempos também compartilha de vontades parecidas com as que estou tendo hoje.

Comidas mexicanas
O que eu devo comer em uma viagem ao México

Fiz um apanhadão de fotos de algumas das melhores comidas e bebidas que definitivamente representam nossos irmãos latinos mexicanos e compartilho com você logo a seguir de algumas fotos de iguarias que você não deve deixar de conhecer se visitar qualquer cidade mexicana (vale até ir correndo no mexicano da esquina e fazer uma boquinha). Vamos lá...

Comida de Rua

Comida de rua na Cidade do México
Comida de rua na Cidade do México

Em praticamente toda esquina das principais metrópoles mexicanas é possível encontrar iguarias únicas em centenas de barraquinhas, tendinhas ou restaurantes improvisados. Eu recomendaria um tour sem rumo pelas ruas do centro da Cidade do México, ou ainda de Cancun, Playa del Carmen, Guanajuato ou qualquer cidade que possa escolher em território mexicano, cada uma possui seu centrinho cheio de iguarias que merece ser desbravado. Esta matéria reúne algumas das principais comidas que encontrei nas minhas viagens ao México e que sem dúvidas volto a babar nas fotos e morrer de fome ao escrever mais este post sobre a culinária mexicana.

Antes de mais nada, os acompanhamentos...

Molhos e acompanhamentos obrigatórios para uma verdadeira refeição mexicana
Molhos e acompanhamentos obrigatórios para uma verdadeira refeição mexicana

Todo restaurante, botequinho ou vendinha de comida mexicana que se preze tem que ter alguns molhinhos e acompanhamentos como apoio aos pratos principais, então não se esqueça, comida mexicana de verdade tem que vir acompanhada de guacamole (que é uma mistura de abacate com temperos), saladinha de tomate com cheiro verde e cebolas, além dos molhos picantes, que no caso da foto anterior são feitos de pimentas habanero.

Sopa de Tortilla

Sopa de Tortilla
Sopa de Tortilla

Também são consideradas entradas, as sopas costumam sempre ser uma excelente alternativa de iniciar a festa que é cada refeição com comida mexicana. Na foto anterior está uma sopa de tortilhas, bem crocantes, com flocos de queijo e um molho bem apimentado, hummmm :)

Clássicos mexicanos

Quesadillas

Quesadilla
Quesadilla

A quesadilla, junto com os tacos, burritos e tortas está como uma das principais refeições lembradas quando pergunta-se algo sobre a culinária do México. Até mesmo quem nunca foi a um restaurante mexicano ou viajou a um dos destinos deste encantador país consegue lembrar das tortas de presunto do seriado Chaves (que na realidade eram sanduíches).

Uma fina fatia de tortilha aquecida vem acompanhada de qualquer tipo de recheio, porém a clássica mesmo é feita com apenas grossas fatias de um queijo caseiro de boa qualidade. Soma-se frequentemente recheios que podem ser à base de carnes, frangos, peixes ou verduras.

Fajitas

Carne fatiada - fajita
Carne fatiada ao mexican style

Carne que pode ser de frango ou vaca, em uma chapa de ferro com pimentões, cebolas e que podem vir acompanhadas de uma espécie de tutu de feijão com queijo ralado. Essa é a fajita, um prato típico mexicano que parece muito com a nossa carne na chapa encontrada em qualquer boteco ou restaurante brasileiro, porém com as particularidades mexicanas.

Molcajetes

Molcajete
Tudo em um grande molcajete

Em um vaso de barro os mexicanos cozinham ingredientes típicos do país e servem à mesa para degustação com tortilhas. Seria um excelente tira-gosto no Brasil, é claro que por aqui não deveria vir com lascas de cactos, tal como o da foto anterior em San Miguel de Allende.

Ceviches

Ceviche
Ceviche em uma Tostada pronto para ir pra boca

Os ceviches já são bem conhecidos dos brasileiros, servidos não somente em terras mexicanas, é um clássico latino encontrado em praticamente todos os países das Américas. Na foto anterior eu degusto um belíssimo ceviche de camarão com alguns dos acompanhamentos mexicanos.

Comida brasileira no México!?

Bife de churrasco com arroz e feijão
Bife de churrasco com arroz e feijão

E até comida muito parecida com o nosso tradicional arroz com feijão de cada dia eu andei encontrando nas minhas andanças no México. Bife à ranchera com arroz e feijão, foi de comer de olhos fechados lembrando da casa da minha mãe.

Tacos, tacos e mais tacos

Tacôlandia

Tacos com guacamole
Tacos com guacamole e feijão mexido ao jeito mexicano

A república dos tacos unidos conseguiria produzir uma infinidade de métodos para confeccionar e consumir a iguaria mais famosa do país: o taco. Aqui vou relacionar alguns dos estilos que andei encontrando em alguns dos estados mexicanos que visitei: os da foto anterior são tacos com carnes preparadas na churrasqueira, acompanhados da guaca mole e do tutuzinho de feijão.

Taco, saladinha e guacamole

taco e seus acompanhamentos
Taco e seus acompanhamentos

Seria a mais tradicional das formas de se comer tacos: uma tortilha de milho previamente aquecida com carne em pequenos pedaços (quase sempre misturada com queijo), guacamole, a saladinha de tomate e os molhos apimentados.

Tacos al Pastor

Tacos al Pastor
Tacos al Pastor

E esta é a melhor forma de se pedir por um taco: que ele seja um taco al pastor, que nada mais é do que a carne do que conhecemos por churrasco grego (ou quebab). A diferença fica no arremate, que sempre vem com um pedacinho de abacaxi em cada tortilha e muito cheiro verde.

Guaca mole e acompanhamentos

Guaca mole e acompanhamentos para refeições no México
Guaca mole e acompanhamentos para refeições no México

Tacos podem possui o recheio da imaginação do cliente, mas sempre virão acompanhados das saladinhas, dos molhos e das guacas, e se não vier meu amigo, então não é um autêntico taco mexicano.

Tacos de carnitas com queijo

Tacos de carnitas
Tacos de carnitas com uma porção generosa de queijo caseiro

As carnitas nada mais são do que pequeninos pedaços de carne picadinha. A origem da carne vai do pedido do cliente, eu gosto demais do taco de bistec, sempre peço com uma porção dobrada de queijo.

Snacks que você deve experimentar no México

Queijos em tudo que eu tiver direito

Queijo derretido com linguiça
Queijo derretido com linguiça

E por falar em queijo, os mexicanos sabem bem como mesclar as coisas. Em uma das minhas viagens, mais especificamente à cidade histórica de Guanajuato, consegui conhecer a iguaria da foto anterior, uma travessa gigante com queijo caseiro molengão (tava muuuito derretido), com algumas fatias de chorizo (ak: linguiçona).

Tortas e mais tortas

Tortas, os sandubas mexicanos
Tortas, os sandubas mexicanos

O snack tradicional do mexicano: as tortas. Nada mais são do que sandubas, que levam os mais variados recheios, assim como os tacos, as tortas mexicanas são o mais perfeito exemplo de comida de rua para viagem que poderíamos encontrar nesta nação tão amada. Na foto anterior você conferer uma torta ahogada, que nada mais é do que pão francês, um tipo de carne - que neste caso era de porco - cebolas e queijos. Viu que tem uma jarra na foto? É o molho que usamos para "afogar" esse prato e comer depois com vontade de que isso nunca acabe.

Tortas de Chicharón

Tortas de Chicharón
Tortas de Chicharón (pele de porco pururucada)

Chicharón nada mais é do que a pele do porco à pururuca. Também encontrada em praticamente todos os estados brasileiros, lá no México as pessoas também amam isso, e vão além de nós brasileiros fazendo até mesmo grandes sandubas com fatias bem generosas do chicharón de cerdo (a pele do porco).

Batata frita

Snacks para comer no México
Batata frita beeem apimentada pelas ruas da Cidade do México

Agora se estiver com pressa e não pode parar para comer como um rei, isso não será nenhum problema. É fácil encontrar vários tipos de snacks para a viagem no México. Eu gostava demais dessas batatinhas fritas e apimentadas, mas alguns amigos meus gostavam de algo mais "excêntrico"...

Gafanhotos e insetos

Os famosos chapulines
Os famosos chapulines

Os chapulines são pequenos gafanhotos que podem ser encontrados em vários dos destinos mexicanos. Eles são a principal iguaria recomendada como tira-gosto para as tequilas e bebidas mais fortes encontradas nesta nação latina. Os chapulines são deliciosos, possuem uma crocância excepcional e são servidos com limão e sal.

Que tipos de bebida devo experimentar no México?

É claro: Tequila e Mezcal

Loja de Tequila/Mezcal em Cancun
Loja de Tequila/Mezcal em Cancun

E já que falamos de bebidas..., qual seria o drink oficial mexicano? A tequila, você me responderia. Eu diria que pode até ser, internacionalmente falando, contudo se você perguntar isso pra um mexicano, a resposta pode ser diferente: o Mezcal é um tipo de bebida mais apurada, também proveniente da agave que disputa a concorrência do mercado tequileiro.

Copos com o aro saboroso

Copos com um melado de tamarindo e tempeiro
Copos com um melado de tamarindo e tempero

Lembra do cozumel, aquela bebida que você pede aqui no Brasil que nada mais é do que cerveja com suco de limão, gelo e a borda do copo salgada? Os mexicanos vão além nesse quesito de copos adornados e mixs de cerveja, na foto anterior estamos em uma feira da Cidade do México experimentando um jeito diferente de beber cerveja, usando um copo com uma espécie de calda de tamarindo bem consistente (e temperada também).

Micheladas, o jeito mexicano de beber cerveja

Micheladas
Micheladas

Beber cerveja é uma prática bem comum em todos os países do latinos, porém os mexicanos levaram esta arte a um nível completamente interessante, uma verdadeira explosão de sabores! Na foto anterior você confere a michelada, um mix de temperos com cerveja que me dá água na boca só de ver a foto.

Sucos mexicanos como no seriado do Chaves

Sucos naturais nas ruas da Cidade do México
Sucos naturais nas ruas da Cidade do México

Aos não adeptos ao consumo do álcool que não se preocupem. Lembra daqueles sucos que o Chaves vendia em seu seriado de televisão? Pois acredite que encontrei várias barraquinhas utilizando inclusive os mesmos potes que o Chaves!

E pra fechar a comilança com chave de ouro...

Sorvete caseiro mexicano nas ruas de Dolores Hidalgo
Sorvete caseiro mexicano nas ruas de Dolores Hidalgo

Nieves! Caseiras e deliciosas, repletas com frutas e bastante sabor. Deu vontade de conhecer mais sobre o México e se fartar com algumas das delícias deste post?! Visite agora a página que reúne todas as nossas matérias e dicas sobre o México.

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias