Visitando o novo Marco das 3 Fronteiras em Foz do Iguaçu

Visitamos o novo Marco das 3 Fronteiras em Foz do Iguaçu, lugar que se transformou em um verdadeiro complexo turístico com ares das Missões Jesuíticas

Sempre bom poder voltar a Foz e conseguir material novo para compartilhar com vocês. Essa é uma cidade de atrativos que parecem ser intermináveis! Todo dia aparece uma coisa nova e interessante para fazer na Terra das Cataratas. Desta vez conseguimos fazer uma visitinha ao novo Marco das 3 Fronteiras de Foz do Iguaçu, lugar que inclusive já recebeu nossa visita prévia em 2012, contudo que merecia um retorno.

Ficamos maravilhados com a transformação que encontramos naquele lugar! Quando visitei o Marco das 3 fronteiras em Foz do Iguaçu da última vez, o lugar era longe de ser considerado um item obrigatório no itinerário dos visitantes de Foz do Iguaçu. Era um abandono só, não tinha iluminação noturna, era praticamente um terreno baldio com um marco ali no meio de um canteiro sujo sem muito preparo para receber turistas, inclusive o bairro era um pouco perigoso, meio pinta de lugar abandonado.

Um velho marco renovado para o público de Foz do Iguaçu

Pois recentemente a transformação aconteceu. Sinceramente eu não teria coragem de visitar esse lugar antes durante a noite, porém o convite do pessoal do Grupo Cataratas foi incisivo: eu deveria dar um pulo lá para conferir a grande mudança que eles haviam preparado para esse marco urbano de Foz do Iguaçu. E lá fomos nós conferir as mudanças in loco.

Marco das 3 fronteiras renovado em Foz do Iguaçu
Marco das 3 fronteiras renovado em Foz do Iguaçu

Encontramos uma verdadeira vila colonial construída aos moldes da arquitetura das Missões Jesuíticas, não somete o marco tinha sido reestruturado, contudo praticamente todos os arredores. Ali foi construída uma complexa vila cenográfica em homenagem às Missões Jesuíticas, onde imediatamente na entrada do passeio, os visitantes já podem contemplar a fachada da vila e todos os adornos da arquitetura colonial, lugar este que dá acesso ao Centro de Visitantes.

Um marco renovado e pronto para receber o público
Um marco renovado e pronto para receber o público

Caminhando pelas praças e reconhecendo os novíssimos ambientes desse complexo turístico, tivemos a possibilidade de nos ver imersos na ambientação histórica deste local, cenário este onde viviam tribos indígenas, padres jesuítas e colonizadores portugueses. Ao redor do marco foi construída uma fonte que proporciona um verdadeiro espetáculo de movimento e luzes aos visitantes desta nova atração turística da cidade de Foz do Iguaçu.

A tradicional placa que indica os 3 países ainda se encontra por lá! Como estava no começo da noite, não foi possível contemplar muito bem o rio e os países vizinhos, contudo o grandioso espetáculo ainda estava por vir...

Placa que indica a fronteira tripla
Placa que indica a fronteira tripla

É o tipo de lugar que você vai planejar para visitar para admirar o pôr do sol, tente planejar a visita ao Marco das 3 Fronteiras para chegar lá até no máximo 17h30mins, para não perder a transposição do dia para a noite e todo espetáculo de mudança de cores que acontecerá nos céus da fronteira tripla.

Quando a noite cair, aproveite para realizar o seu jantar no Restaurante Cabeza de Vaca, que oferece gastronomia regional de altíssima qualidade em uma área imersa na temática do Novo Marco. Este restaurante é inspirada e também homenageia o desbravador espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca, que ainda em 1541, acabou por descobrir acidentalmente as Cataratas do Iguaçu.

Restaurante Cabeza de Vaca
Restaurante Cabeza de Vaca

Contudo o espetáculo até então estava diretamente vinculado à contemplação da arquitetura tradicional dos movimentos jesuíticos no Brasil. Existem algumas ambientações das Missões Jesuíticas nos principais pontos desta atração, é bem legal acompanhar a história do desbravador Álvar Núñez Cabeza de Vaca, que foi o primeiro homem branco a admirar as Cataratas do Iguaçu quando tentou chegar até Assunção em uma embarcação via Rio Iguaçu.

Bela arquitetura inspirada nas edificações jesuíticas
Bela arquitetura inspirada nas edificações jesuíticas

Nós ficamos realmente maravilhados com a beleza que encontramos diante de nossos olhos, a arquitetura aplicada nas edificações do complexo do novo marco conseguem de fato levar os visitantes a outras épocas da nossa história.

Danças típicas na Fronteira Tripla entre Brasil, Paraguai e Argentina

Tomamos o tempo necessário para realizar um agradável jantar no Restaurante Cabeza de Vaca enquanto percebíamos as movimentações que estavam acontecendo ao redor do grande marco, era momento para curtir uma música regional, admirar as danças tipicas e compartilhar de bastante alegria.

Festival de danças regionais em Foz do Iguaçu
Festival de danças regionais em Foz do Iguaçu

Percebemos que boa parte dos visitantes desta atração noite pareciam ser habitantes de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu e Ciudad del Leste. Foi muito legal perceber essa valorização da cultura regional pelos próprios habitantes da Fronteira Tripla. Quando terminamos nossa refeição, escolhemos um lugar bem no centro do complexo turístico para assistir às danças típicas que estavam sendo executadas naquela oportunidade.

Tango Argentino em Foz do Iguaçu
Tango Argentino em Foz do Iguaçu

Do tango ao samba passando pela polca paraguaia, nós ficamos maravilhados com o profissionalismo dos artistas e com toda beleza do espetáculo de cores que a fonte central apresentou para todos ali reunidos. De terça-feira até domingo, às 19h30 e às 20 horas, o Marco das 3 Fronteiras se transforma em um palco que reúne a arte, a cultura e a história dos povos que sempre dominaram essa região do planeta. É bom frisar que na segunda-feira o marco permanece aberto, porém não vai existir apresentação artística no local.

Polca, danças paraguaias em Foz
Polca, danças paraguaias em Foz

Um show à parte em um lugar que já é de tirar o fôlego! Nós fomos finalizando a nossa refeição meio que às pressas para não perder nenhum momento do espetáculo, contudo ficamos mais aliviados quando percebemos que haveriam novas apresentações alguns minutos depois. Todo mundo vibrou demais quando um casal de brasileiros entrou no "palco" para representar o nosso samba.

Representação do samba brasileiro no Marco das 3 Fronteiras em Foz
Representação do samba brasileiro no Marco das 3 Fronteiras em Foz

E o que dizer do figurino, maquiagem e caracterização dos personagens que se apresentavam por ali naquela noite?! Todos estavam impecavelmente bem vestidos e se mostravam bastante animados, contagiando o público com um espetáculo de entretenimento.

Personagem devidamente caracterizado para sua apresentação em Foz
Personagem devidamente caracterizado para sua apresentação em Foz

No final do show, todos os casais e personagens caracterizados se uniram para dançar juntos uma música que celebrava a alegria entre as nações. Epunhando as bandeiras dos países que compõem a fronteira em mãos, este de fato foi um dos pontos altos da apresentação. Logo depois todos se colocaram prontamente dispostos a eternizar o momento registrando fotos com os visitantes do Marco.

Feliz por ver o Marco das 3 Fronteiras reestruturado
Feliz por ver o Marco das 3 Fronteiras reestruturado

Antes de ir embora fizemos questão de conferir as promoções da lojinha de souvenirs, tinham presentes, artigos de decoração, lembrancinhas e vários tipos de recordações a preços bem convidativos.

Lojinha de souvenirs do Marco das 3 Fronteiras
Lojinha de souvenirs do Marco das 3 Fronteiras

Visite o novo Marco das 3 Fronteiras em Foz do Iguaçu

Por fim, quero deixar aqui registrado o meu muito obrigado a todos que trabalham no Marco das 3 Fronteiras e no Grupo Cataratas, em especial a meu amigo Wemerson Ceara! É sempre uma grande satisfação estar com vocês na Terra das Cataratas! No mais, se você está planejando uma viagem pra Foz, não deixe de passar um finalzinho de tarde lá no Marco das 3 Fronteiras, você vai se encantar com a beleza desse lugar. A seguir você pode conferir um vídeo com os nossos melhores momentos no marco:


Danças típicas no Marco das 3 Fronteiras em Foz do Iguaçu

Marco das 3 Fronteiras em Foz do Iguaçu
Site oficial: www.marcodasamericas.com.br
Endereço: Rua Marco das Três Fronteiras, s/n, Foz do Iguaçu/PR
E-mail: contato@marcodasamericas.com.br

Restaurante Cabeza de Vaca
Atendimento: todos os dias das 16 às 23 horas / Capacidade: 180 pessoas
Localização: Complexo Turístico Marco das Três Fronteiras / Fone: 55 (45) 3521-4116
E-mail: reservas@marcodastresfronteiras.com.br

Luiz Jr. Fernandes realizou essa experiência em uma parceria sem fins lucrativos celebrada entre o Blog Boa Viagem e o Marco das 3 Fronteiras, contudo isso não influencia a transparência do relato

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias