Mergulhos no Palau: Big Drop Off e Germans Channel

Meus últimos mergulhos no Palau foram em lugares definitivamente memoráveis. Um deles foi no Big Drop Off, no outro tive meus níveis de experiência elevados quando realizamos um mergulho ancorados no ponto que leva o nome de German's Channel.

No ano passado estive por apenas 5 dias de minha vida em um pedacinho de terra perdido no meio do Oceano Atlântico chamado Palau. Foram 5 dias memoráveis, que valeram todo o meu esforço financeiro e também intelectual para conseguir me presentear com essa benção de viagem. Um destino pouco divulgado aqui nas Américas, outrora este é um lugar que definitivamente deve estar na topo da lista de desejos de qualquer pessoa que tenha amores pelos oceanos.

Uma micro nação que optou por se transformar em uma reserva ambiental, com pouco mais de 20.000 habitantes em espalhados por uma área territorial de 459 km quadrados localizado entre os mares das Filipinas a oeste, Indonésia e Papua Nova Guiné a sul e Estados Federados da Micronésia a leste.

Saí de Honolulu na executiva da Asiana Airlines depois de ter passado uma semana impressionante explorando o Kauai e sua belíssima Napali Coast. Depois de uma escala no Aeroporto de Icheon na Coréia do Sul, segui no voo que me fez desembarcar no meio de uma madrugada quente na capital do Palau, a cidade de Koror. Fui sair da guesthouse mesmo só no outro dia quase no final da tarde para admirar o pôr do sol mais espetacular dessa viagem (ou quem sabe da minha própria vida!).

O grande objetivo era mergulhar com as águas vivas no "world famous Jellyfish Lake", o que realmente foi algo para lembrar pro resto da vida (e também da eternidade!), porém os passeios de barco e os mergulhos que realizei no oceano também me proporcionaram sensações esplendorosas, difíceis de explicar com esse amontoado de palavras, fotos e vídeos que fazemos aqui no blog, É PRECISO IR LÁ PRA SABER EXATAMENTE DO QUE ESTOU FALANDO.

Enfim este é o último post da série que relatou as experiências deste viajante/blogger brasileiro na distante Micronésia, uma viagem totalmente independente, financiada pelo bolso do próprio cara que vos escreve e que definitivamente ficou marcado com um dos melhores investimentos que já realizei em toda vida. Mesmo depois de ter mergulhado no Blue Holes e no Blue Corner, nós ainda fizemos mais 4 tanques em outros dois dias de mergulhos, os dois primeiros tanques foram no Big Drop Off e no New Drop Off, já com os outros dois acabamos por repetir o Blue Holes e o German's Channel. A seguir eu compartilho com você um pouco dos melhores momentos desses mergulhos. No final da matéria você pode ir direto ao ponto e mergulhar comigo em vários vídeos que registrei debaixo dágua nestas oportunidades, inclusive o próprio vídeo do Blue Holes registrou mais da metade do mergulho, é fazer uma pipoca e apertar o play!

Mergulho no Palau: Drop off e New Drop Off
Mergulho no Palau: Big Drop Off e New Drop Off

Bom, o primeiro lugar explorado nestes últimos mergulhos foi o Drop Off. Primeiramente é preciso navegar por quase uma hora para chegar ao lugar exato de pular na água. Como Koror é rodeada por uma gigantesca barreira de corais, primeiramente é preciso vencer os 39 km de distância percorridos no barco para conseguir chegar ao mar aberto, lugar onde começamos a mergulhar. Este ponto fica logo na esquina de onde termina o mergulho anterior, o Blue Corner.

Estamos aqui falando do point de mergulho mais famoso do Palau (acho que dá uma briga boa entre o Big Drop Off e o Blue Holes, porém...) Este também é um excelente lugar para quem for realizar o batismo. Há ainda aqueles que preferem ficar só no snorkel e existem uma boa quantidade de operadoras que fazem tours no estilo snorkel + almoço na praia e o ponto escolhido acaba sendo o Big Drop Off. Acontece que este é um paredão que fica voltado para o mar aberto com um fundo que passa dos 270 metros!

Admirando a beleza do paredão oceânico
Admirando a beleza do paredão oceânico

O barquinho vem até a ponta do paredão e analisa para qual direção a correnteza está levando. Com essa informação o capitão leva o barco até o ponto onde o mergulho vai começar, analisa novamente a correnteza e abre a "piscina" pra galera ir pra água e se dirige para a ponta do paredão onde o mergulho vai terminar. Uma vez submersos, o instrutor vai na frente abrindo o caminho na profundidade máxima (uns 40 metros no max.), à qual não é muito recomendável superar e vamos margeando o paredão, vez ou outra subindo e descendo para poder apreciar a macro vida abundante em meio aos corais.

Exemplos de peixes que avistamos em alguns dos mergulhos no Palau
Exemplos de peixes que avistamos em alguns dos mergulhos no Palau

Eu gostava mesmo de ficar sempre um pouco mais alto do que todo mundo, até mesmo para conseguir registrar fotos com uma amplitude maior, para dar um pouco mais a impressão verdadeira do que sentimos embaixo d'água. Este é um mergulho um pouco mais técnico, é preciso ficar de olho no consumo de ar para conseguir ir até o final com todo o grupo. O segredo é pairar sob o grupo e esperar para ver os animais aparecendo, quando aparecer algo mais interessante é só mudar a profundidade (sempre equalizando bem os ouvidos). O segredo do sucesso é ter calma e não afobar ao ver o infinito azul que está logo abaixo :)

Cardumes em mergulho no Palau
Cardumes em mergulho no Palau

Voltamos mais uma vez ao German's Channel, um dos lugares mais bonitos em todo planeta na minha opinião. Esta é uma obstrução humana feita no meio do oceano que permite com que as embarcações consigam trafegar livremente entre mar aberto e as principais cidades do Palau. Contudo também se transformou no que chamamos de "cleaning station", uma estação de limpeza de grandes animais. É comum ver grandes raias mantas e tubarões estacionados neste canal enquanto outros animais executam a limpeza de suas carcaças. É um dos melhores lugares para mergulhar no Palau, além de não ser tão profundo é simplesmente repleto de vida!

Nesta oportunidade experimentei algo novo até então: mergulho ancorado com correnteza. Todo mundo desce novamente com uma âncora amarrada ao colete por alguns metros de corda. Ao chegar em um ponto estratégico na estação de limpeza, procuramos um lugar firme em meio aos corais para nos ancoramos e deixar com que a natureza faça o resto do mergulho por nós. Este foi um mergulho muito prazeroso, pois além de ser raso, o consumo de ar era otimizado por estarmos ancorados, apenas esperando os grandes animais se aproximarem. Não vi nenhuma manta nesta oportunidade, porém quando menos percebi, eis que um grande peixe Napoleão começou a se aproximar do nosso grupo.

Mergulho ancorado com correnteza no Palau
Mergulho ancorado com correnteza no Palau

Ele passava tranquilamente de um lado para o outro quase raspando nas nossas cabeças. Eu cheguei a tirar o regular da boca quando ele chegou tão próximo que parecia querer me beijar.

Peixe Napoleão
Peixe Napoleão querendo me beijar...

Eu até entendo essa atração maluca, modéstias a parte eu sou mesmo um cara irresistível :)

De fato que ele gostou de nós, ficava lá se exibindo de um lado para o outro e eu fervilhando de alegria por um momento tão singular como esse na minha vida de mergulhador!

Tubarões e Peixe Napoleão na Micronésia
Tubarões e Peixe Napoleão na Micronésia

Bela maneira de encerrar os relatos de uma viagem espetacular né não?! Depois de partir do Palau meu próximo destino também me reservaria surpresas espetaculares em baixo da água. A seguir você pode conferir os principais vídeos que registrei nesses últimos mergulhos. O primeiro é a gravação na íntegra da primeira metade deste mergulho no Blue Holes. O segundo e terceiro foi uma surpresa que levei de um peixe napoleão. No quarto você pode ver o espetáculo de cores que é mergulhar no Palau, enquanto o último resume os melhores momentos dos mergulhos.


Dive in Palau - Blue Holes


Big Drop Off - Napoleon


New Drop Off - Napoleon


Show de cores em mergulho no Palau


Resumo dos melhores momentos

Palau, AINDA EI DE VOLTAR, ME AGUARDE!

Serviço

Mergulho em Blue Holes no Palau
Sam's Tours Palau Diving Center - Realizamos nossos mergulhos no Palau com a melhor agência da região: Sam's Tours, localizada em Malakal - Palau - Micronésia - visite o site deles para maiores detalhes/orçamentos (http://www.samstours.com)

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias