Compras no Paraguai - algumas dicas para você ter sucesso na sua empreitada

Quando você visitar as cataratas do Iguaçu, na cidade paranaense de Foz do Iguaçu, você terá oportunidade de visitar a Ciudad del Leste, a tão sonhada cidade do Paraguai que abastece os camelódromos brasileiros e proporciona alternativas de trabalho a brasileiros que sacolam por lá!

Uma das principais motivações que levam brasileiros a cruzar o Brasil, vindos de vários estados, e ir buscar o turismo na região de Foz do Iguaçu, muito além das Cataratas, o verdadeiro objetivo tem sido a busca constante pelo paraíso de compras que existe logo após a ponte da Amizade. Este paraíso tem nome e chama-se Ciudad del Leste. Um tanto quanto diferente da realidade que você encontrará na cidade argentina de Puerto Iguazu, esta cidade paraguaia atrai tantos turistas brasileiro justamente devido aos preços dos produtos comecializados por ali, que são totalmente livre de impostos brasileiros. Existem sim impostos, mas de legislação paraguaia, mas o custo final de compra, quando comparado á realidade de preços praticada aqui no Brasil, é exorbetantemente favorável ao consumo compulsivo. Ciudad del Leste é um lugar em que onde uma empresa pode se estabelecer e começar a importar mercadorias de todos os fabricantes do planeta a custo zero.

Muitas pessoas vivem exclusivamente da muambagem, os considerados sacoleiros, que batem ponto em Ciudad del Leste com frequência, exclusivamente com a finalidade nada turística de adquirir a maior quantidade de produtos que possível for, tentando insentar-se sempre ao máximo dos custos dos impostos de importação, objetivando justamente uma venda acima do valor original em terras brasileiras. E isso move a roda do contrabando de mercadorias. Para aqueles que não conhecem a cidade paraguaia em questão, fica muito difícil tentar entender as dificulades de praticar tal contrabando de mercadorias, mas é fácil entender a ilegalidade de adentrar no país sem pagar os devidos impostos de importação das mercadorias, quando observamos os buracos nas telas de proteção da Ponte da Amizade e os indícios de que sim, o contrabando é prejudicial ao país e faz adentrar não só mercadorias, brinquedos e cigarros, como também muitas armas e drogas de todas as espécies.

Atravessando a ponte da amizade
Atravessando a ponte da amizade

Não espere uma cidade pacata! Ciudad del Leste é frenética das 8 ás 16 horas da tarde e se transforma em uma cidade fantasma das 17 até o dia seguinte. Recomendações a parte, é inevitável destreza para as compras. Principalmente pois a melhor forma de comprar nesta cidade é utilizando dólares, em moeda papel. Existem várias casas de câmbio com preço mais interessante que no Brasil para a troca do Real pelo Dólar. É indispensável também que você saiba o que quer comprar. Várias pessoas acabam adquirindo itens totalmente desnecessários só pela quantidade de oferta encontrada por ali. Existem ótimas lojas para comprar, mas também existem as lojas que se aproveitam do território para revender mercadoria dentro do próprio Paraguai. Ou seja, são milhares de lojinhas pequenas que revendem os produtos das lojas "best-sellers" do Paraguai. E é aí que muito turista inexperiente se embanana.

Existe muita informação interessante sobre o tema na internet. Eu mesmo sempre que visito Foz do Iguaçu, e consequentemente Ciudad del Leste, sempre acompanho alguns sites como o www.comprasparaguai.com.br, que sintetiza o meu trabalho de buscar pelo preço dos produtos nos sites das lojas do Paraguai. Sim! Pesquise aqui no Brasil pelo preço do produto que você pensa em adquirir por lá antes de cruzar a fronteira, assim você sabe em qual loja ir e não perde tempo consultando preços em lojas que não valem a sua atenção.

Visão Geral das ruas da Ciudad Del Leste no Paraguai
Visão Geral das ruas da Ciudad Del Leste no Paraguai

Uma infinidade de lojas vendem produtos dos mais diversos estilos e variedades. As principais lojas que você vai encontrar no Paraguai, com os melhores preços e com produtos que são de qualidade, são as da lista a seguir:

A grande maioria das lojas mantêm sua lista de preços atualizada e em dias com a realidade do Paraguai, justamente visando que seus clientes sejam objetivos, consultem seu estoque antecipadamente e em sua visita já tenham em mente tudo que necessitam comprar. As melhores lojas de informática por exemplo não possuem grandes vitrines ou tampouco se preocupam em expor exaustivamente sua mercadoria, justamente pois já trabalham com a prévia intenção de que seus clientes já sabem o que comprar, aparecem na loja apenas para consultar o preço dos produtos que buscam com um vendedor e se satisfatório for, já executam a compra no ato.

Compras em Ciudad del Leste - Febre entre brasileiros
Compras em Ciudad del Leste - Febre entre brasileiros

Palco de histórias de glória e de decepções, de percas financeiras irreparáveis para muitos brasileiros, Ciudad del Leste é um caldeirão transbordante de oportunidades, sonhos, esperanças e desencontros para muitos cidadãos latino americanos. Desde o motorista da VAN que vive diariamente a atravessar fronteiras até o fiscal da Receita Federal Brasileira que, com o poder do exército, tem o direito de quando necessário for, apreender toda a mercadoria não declarada e que está sendo ilegalmente injetada em território nacional.

Aos turistas nacionais, que estão em viagens curtas, neim lhes é dados o visto de entrada. Na realidade não existe o trâmite alfandegário! Você pode adentrar livremente sem se identificar na imigração paraguaia. É claro que o problema está na volta. Cada brasileiro tem uma cota de insenção que é de U$ 300.00 em mercadorias. Caso você compre mais do que esse valor, então você deve declarar as suas mercadorias na Aduana brasileira na sua volta do Paraguai ao Brasil, e você pagará o valor de 50% do que ultrapassar os 300 U$ em Reais Brasileiros, para retirar sua mercadoria. Para isso existe um documento chamado DBA, a Declaração de Bagagem Autorizada, documento este que todo brasileiro deve portar em seu regresso de uma viagem internacional.

E se tem algo que eu achei barato mesmo no Paraguai foi a Summer Draft ;)

Cerveja Summer a R$1.00 no Paraguai
R$ 1,00 - realmente muito barato!

E a tradicional batata Pringles...

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias