Passeio de Quadriciclo em Pipa: Praia de Sibaúma e Barra do Cunhaú

Nesta matéria eu conto pra você como foi nossa experiência realizando um passeio de quadriciclo em Pipa, conhecemos a Praia de Sibaúma e Barra do Cunhaú.

Olá amigos(as), como vocês estão nessa manhã de segunda-feira? Espero que tudo esteja na mais tranquila paz de Deus. Hoje eu venho até aqui pra compartilhar com vocês uma experiência que realizei recentemente e que foi de fato muito interessante: um passeio de quadriciclo em Pipa.

De fato esse foi um dos melhores momentos que a gente viveu lá na Pipa. Nós buscamos na internet por um passeio diferente pra fazer por lá, como ainda não tínhamos passeado de quadriciclo em lugar nenhum praticamente, decidimos que essa poderia ser uma excelente oportunidade pra esse tipo de tour.

Passeio de quadriciclo em Pipa

Boa parte das praias de Pipa estão localizadas nos arredores do centrinho deste vilarejo, contudo existem algumas que estão um pouco mais afastadas, sendo que para conhecê-las pode ser interessante alugar um veículo, ou então partir para um passeio off-road como o que documentamos aqui nesta matéria.

Preparados para partir em um passeio de quadriciclo em Pipa
Preparados para partir em um passeio de quadriciclo em Pipa

Nosso passeio de quadriciclo foi realizado com o Leandro, responsável pela agência Passeio em Pipa, (você pode pegar os contatos e telefone dele no final dessa matéria). Que atendimento nota MIL! O Leandro é aquele tipo de pessoa super atenciosa, que dá um show de suporte para os turistas que visitam Pipa e querem conhecer as maravilhas que estão nos arredores.

De onde partímos e pra onde voltamos: a Praia do Amor em Pipa
De onde partimos e pra onde voltamos: a Praia do Amor em Pipa

Nós estávamos hospedados no Hotel Quinta do Rio, que fica um pouco distante do vilarejo, contudo isso não foi problema algum. O Leandro fez questão de me contatar via whatsapp antes do passeio para fazer o transfer entre a hospedagem e sua agência, lugar de onde partiríamos para esse dia de passeios nos arredores de Pipa.

Partindo para um passeio de quadriciclo nos arredores de Pipa
Partindo para um passeio de quadriciclo nos arredores de Pipa

Logo depois das instruções básicas sobre como pilotar o quadriciclo, o Leandro partiu nos guiando em uma moto de trilha. Ele contou que a gente poderia fazer paradas por onde a gente quisesse. Esse passeio foi ainda mais especial pois éramos os únicos no dia, foi meio que um tour exclusivo privado que o Leandro nos proporcionou.

Como é o passeio de quadriciclo em Pipa e por onde passamos

Leandro nos guiou de uma maneira excepcional. Ele nos deixou livres para fazer paradas no meio do caminho, assim como mencionei anteriormente, contudo ele também nos deixou bem a vontade, já nos orientando que faria paradas nos melhores lugares. Saímos do vilarejo pelo Chapadão (lugar onde está o primeiro hotel em que nos hospedamos, o Paua Botique Hotel), fizemos uma primeira paradinha ali na Praia do Amor, tiramos algumas fotos e mandamos ver, afinal de contas já conhecíamos bem aquela região.

Areias vermelhas das falésias localizadas ao sul de Pipa
Areias vermelhas das falésias localizadas ao sul de Pipa

Aproveitamos para maximizar o tempo nos lugares mais distantes e mandamos ver nas estradinhas de terra rumo ao sul do estado do Rio Grande do Norte, nosso destino final seriam as areias da praia da Barra do Cunhaú, onde teríamos a opção de almoçar no tradicional Restaurante Solimar, lugar onde começaríamos nosso retorno a Pipa.

Esse é o passeio que deve ser realizado por quem gosta de estar em contato direto com a natureza e quer apreciar as belíssimas paisagens que existem nos arredores da Praia da Pipa. Um bônus adicional para quem for na baixa temporada é poder fazer o tour privativo, o atendimento é espetacular!

Paradas no Mirante Praia do Amor e Pedra da Pipa, passando pela Praia das Minas, Falésias, Morro Vermelho
Paradas no Mirante Praia do Amor e Pedra da Pipa, passando pela Praia das Minas, Falésias, Morro Vermelho

Com relação aos quadriciclos, eles são muito bons! Foram importados do Canadá (modelos Can am Outlanders de 450cc, 570cc e 650cc), são considerados os mais seguros e confortáveis quadriciclos disponíveis em Pipa. São fáceis de pilotar, excelentes para duas pessoas, automáticos e 4x4.

Esse é o tipo de passeio para fazer com tempo. Eles possuem três modalidades de rotas para esse passeio de quadriciclo em Pipa:

  • Rota 1: 2:30 a 3:00 horas (21 quilômetros) - Saindo da Pipa sentido litoral sul, começando pelo Chapadão com parada no Mirante Praia do Amor e Pedra da Pipa, passando pela Praia das Minas, Falésias, morro vermelho, chegando na Praia de Sibaúma, piscinas naturais (maré baixa), travessia do Rio Catú pela ponte com parada na Fazenda de Camarão (atividades cortesia da fazenda para esses passeios: caiaques, cavalos, arco e flecha e slackline). Retorno à pipa pelas falésias.
  • Rota 2: 3:00 a 3:30 horas (28 quilômetros) - ROTA 1 + Trilhas por estradas rurais em meio a Mata atlântica e Canavial até o Mirante da Barra do Cunhaú. Retorno pela fazenda de camarão e à Pipa pelas falésias.
  • Rota 3: 3:30 a 4:30 horas (33 quilômetros) - ROTA 1 + ROTA 2 + continuação por trilhas de terra e arreia até o mirante da barra 2 e praia de barra do Cunhaú, (opção de almoço no tradicional restaurante solimar). No retorno paramos para apreciar o encontro do rio Catú com o mar. Atravessaremos de balsa e retornaremos à Pipa pelas falésias.

Vista da aproximação da Barra do Cunhaú
Vista da aproximação da Barra do Cunhaú

Depois das falésias nós rumamos para a Fazenda de Camarão, lugar onde é feita uma parada para tomar um suco refrescante e destino final de quem faz a Rota 1. Ali é possível também fazer uma refeição completa e ficar descansando à beira do Rio Catú. Desde já eu recomendo ir até o final e realizar o passeio da Rota 3. Sem dúvidas é indescritível chegar até a Barra do Cunhaú de quadriciclo e contemplar a beleza das águas do rio tocando o mar.

Barra do Cunhaú e lugares para conhecer ao sul de Pipa

O bom mesmo desse tour é a liberdade de ir parando nos melhores lugares, conhecendo pontinhos secretos que parecem ter sido feitos apenas para locais, obtendo todo o suporte do Leandro como guia turístico local de ponta a ponta.

Passeio de quadriciclo em Pipa - offroad em lugares incríveis
Passeio de quadriciclo em Pipa - offroad em lugares incríveis

Fomos até as areias do rio, contemplamos a rotina da vida local, um lugar lindo pra passar o dia tomando banho de água doce, mas com quase nenhuma estrutura turística (bônus adicional, concorda?). Aqui a gente encontrou mais o povo local, que tirou um tempinho pra curtir o dia de domingo da maneira mais lenta possível, de fato essa região deixou aquele gostinho de "quero-mais" em todos nós.

Águas cristalinas pouco divulgadas pelo turismo em Pipa
Águas cristalinas pouco divulgadas pelo turismo em Pipa

Paramos e contemplamos a formosura do rio. Que lugar lindo, que paz, que sossego. Um lugar fora do foco turístico, nada divulgado, afinal de contas quem vai divulgar uma preciosidade dessas? Pois bem, aqui está a melhor divulgação orgânica possível: quer conhecer Pipa além do trivial, vá pra Barra do Cunhaú e desfrute de restaurantes baratos, vista incrível e banho de rio ou mar.

Gente da região desfrutando das águas refrescantes do rio
Gente da região desfrutando das águas refrescantes do rio

De fato eu poderia fazer uma nova viagem e ficar por toda minha vida nessa região, que lugar meus amigos (as)! Que lugar! Na próxima oportunidade, quero ver se alugo um 4x4 e venho por conta própria pra poder passar um dia inteiro nessa região (ou quem sabe posso até alugar uma casinha por ali à beira mar!). Conversamos um pouco, nosso guia questionou se gostaríamos de tomar um banho de rio, contudo mencionei que gostaria de obter uma bela vista dessa região para tirar fotos.

Imediatamente o Leandro pediu pra que eu o seguisse. Fomos trilhando caminhos dentro da cidadela, subindo e descendo ruas de paralelepípedo em um calor monumental até que aos poucos fomos deixando as zonas habitadas para trás. No topo do nosso caminho, eis que estacionamos para contemplar a vista da foto a seguir.

Visual panorâmico espetacular no passeio de quadriciclos em Pipa
Visual panorâmico espetacular no passeio de quadriciclo em Pipa

O calor deu lugar ao vento fresco que soprava do oceano, a vista ficou toda preenchida por esse belíssimo oceano azul encontrando com as cores mais escuras das águas do Rio Cunhaú, que DEMAIS! Esse lugar especial leva o nome de Mirante da Barra do Cunhaú e dali foi possível contemplar a imensidão paradisíaca dessa região sul do belo estado brasileiro do Rio Grande do Norte.

Barra do Cunhaú, no Rio Grande do Norte, onde rio encontra o mar
Barra do Cunhaú, no Rio Grande do Norte, onde rio encontra o mar

Ficamos por vários minutos por ali, estáticos, tentando captar o máximo de detalhes que aquela paisagem tentava demonstrar. Lugares como esse merecem sua visita caso opte por passar uns dias de férias em Pipa. E nada melhor do que fazer um passeio desse sentindo o vento no rosto e a brisa do mar dirigindo uma motocicleta (ou no nosso caso um quadriciclo né!). Depois disso o Leandro disse que nos passeios tradicionais seria a hora da refeição, nos guiando até o Restaurante Solimar.

Parada para almoço no Restaurante Solimar
Parada para almoço no Restaurante Solimar

Em nosso itinerário particular, decidimos fazer o almoço um pouco mais tarde, logo depois do fim do passeio (que começou às 9 da manhã e terminaria por volta de 14hs da tarde). Ele disse que em todo caso a gente poderia explorar um pouco mais a região caminhando, ou ainda poderíamos tomar banho de mar, ele estava ali à disposição e iria nos aguardar pelo tempo que fosse necessário. Que tratamento bom né! Eu gostei demais!

Começando o retorno até Pipa

Tiramos algumas fotos do restaurante (que dizem ser o melhor restaurante da região pra comer peixe espada), contemplamos as ondas quebrando com força na praia e caminhamos um pouquinho pelos arredores, já que a gente não iria almoçar por ali, aproveitamos para conhecer um pouco mais as imediações.

Quadriciclo estacionado ao lado da praia em Barra do Cunhaú
Quadriciclo estacionado ao lado da praia em Barra do Cunhaú

Gostamos demais de deixar algumas coisas para trás quando estamos viajando, visitar esse restaurante e passar um dia por ali já é parte do nosso roteiro para quando a gente tiver a oportunidade de voltar a Pipa, que lugar sossegado, merece de fato ser palco pra uma bela refeição e uma soneca à sombra de uma palmeira na praia mesmo.

Águas mornas do mar que banha o sul do Rio Grande do Norte
Águas mornas do mar que banha o sul do Rio Grande do Norte

A seguir eu compartilho com você algumas das melhores fotos que a gente conseguiu fazer nessa oportunidade. Caminhamos por alguns minutos ali enquanto o Leandro descansava para poder registrar um pouco do movimento turístico nessa região do estado do RN e não decepcionamos, pelo contrário, nos apaixonamos ainda mais por essa região do Brasil.

Rio ou Mar? A escolha é sua em Barra do Cunhaú
Rio ou Mar? A escolha é sua em Barra do Cunhaú

Afinal de contas não é em qualquer lugar do mundo que a gente vai que é possível ter uma praia linda e um rio de água doce logo um do lado do outro. Tudo nessa região pareceu lindo, intocado, sem desenvolvimento turístico, de fato uma pérola preciosa que conhecemos no Rio Grande do Norte.

Lugar onde rio encontra com o mar no Rio Grande do Norte
Lugar onde rio encontra com o mar no Rio Grande do Norte

Ficamos por vários minutos nessa região. O passeio estava tão tranquilo e ao nosso tempo que fez com que a gente conseguísse maximizar nosso tempo nos lugares que julgamos ser os melhores. Essa é uma boa dica pra quando você for fazer esse tipo de passeio. Se estiver sozinho com o guia, converse com ele sobre a flexibilidade dos horários e maximize seu momento nos lugares com melhor vista ou oportunidade para fotos (ou banhos!)

O que fazer em Barra do Cunhaú

Esse é o lugar do Brasil onde parece que o relógio anda um pouco mais devagar. Aqui existem vários restaurantezinhos que parecem ser bem mais econômicos do que os que encontramos em Pipa. Você pode encontrar seu lugar ao sol (de preferência sobre a sombra de um coqueiro!) e desfrutar de uma bebida refrescante, ou ainda se planejar para passar o dia com estrutura completa, afinal de contas a praia nessa região parece até mesmo com algumas que eu andei encontrando em pleno Mar do Caribe :D

Piscinas naturais belíssimas em passeio de quadriciclo
Piscinas naturais belíssimas em passeio de quadriciclo

Antes de finalizar a matéria gostaria de fazer algumas ressalvas com relação a este passeio: eles possuem dois horários de saídas (ou na parte da manhã, às 09, ou a partir das 14hs). Fizemos o passeio que partia pela manhã, afinal de contas nosso principal interesse era nas fotos com sol a pino, contudo pode ser interessante fazer o passeio no final do dia e voltar com o pôr do sol.

Parece Caribe né, mas é Rio Grande do Norte!
Parece Caribe né, mas é Rio Grande do Norte!

É importante lembrar que você será o motorista caso opte pelo passeio no quadriciclo, então precisa ser maior de idade e ter carteira de habilitação válida. Cada veículo pode levar duas pessoas com conforto e bastante segurança, eles são muito potentes, conseguem encarar numa boa as trilhas de terra, sendo muito estáveis tanto nas subidas quanto nas descidas. Os roteiros sempre acompanham um guia experiente (que pode ser o Leandro ou outro colaborador). Assim como no meu caso, o deslocamento até o lugar onde o passeio começa está incluso, tanto pra quem está hospedado em Pipa, quanto pra quem quiser ficar hospedado em Tibau do Sul.

Passeios em Pipa, com o Leandro, essa é a nossa indicação para passeios de quadriciclo na região
Passeios em Pipa, com o Leandro, essa é a nossa indicação para passeios de quadriciclo na região

Terminamos o passeio fazendo a travessia de balsa do Rio para as estradinhas de terra. Dirigimos mais alguns quilômetros e rapidamente chegamos ao Chapadão, lugar de onde tínhamos saído no começo do dia. O Leandro foi muito gente boa conosco, ele ainda nos deu uma carona até Tibau do Sul (cidade mais próxima a Pipa) e nos deixou na melhor barraquinha de praia pra gente curtir o final do dia numa boa depois desse passeio espetacular.

Concluindo...

Curtiu a experiência? É cada visual lindo né!? Vale a pena visitar a região e colocar esse passeio em um dia do seu itinerário, sem dúvidas não vai se arrepender. Para fazer uma reserva ou cotação entre em contato pelo site, telefone ou e-mail que vem logo a seguir:

Passeio em Pipa - Passeio de Quadriciclos - Leandro
Endereço: Condomínio Nossa Senhora de Fátima, Rua da Mata, praia da Pipa - RN - CEP 59178-000
E-mail: kartcrossxp@gmail.com / Whatsapp: 84 999782680

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias