Mergulho em Fernando de Noronha

Saiba quais são os principais pontos de mergulho existentes em Fernando de Noronha, um dos melhores lugares para praticar mergulho com cilindro no Brasil.

Você que é leitor frequente aqui no Blog Boa Viagem sabe bem o quanto amo mergulhar. Para mim não há sensação mais próxima a voar do que quando mergulhamos com cilindro. Quando criança eu sonhava em ter super poderes e quase sempre eles estavam relacionados a voar. Saltava de árvores batendo os braços como um pássaro tentando desafiar a gravidade. Depois que cresci vi que meu sonho pode ser realizado, para isso basta ter uma máscara, boas nadadeiras, um cilindro com ar comprimido, colete e lastro. Eis que uma vez no fundo do oceano, depois de crescido, consigo então finalmente obter sensações próximas ao que seria flutuar pelos ares.

Acredite em mim! Quando mergulhamos estamos bem próximos à sentimento do que seria deslizar pelos ares. Não como o Super Homem é claro, um pouco mais devagar, com calma, tranquilo, como em um sonho. Aqui no Brasil, sonho mesmo é mergulhar em Noronha. A Expedia Brasil me convidou para compartilhar com você um pouco sobre esse sentimento, vamos listar aqui alguns dos melhores pontos de mergulho em Fernando de Noronha, o arquipélago mais paradisíaco do Brasil. Bom, eu já mergulhei em quase todos e acredito ter conhecimento para ranquear 5 dos melhores lugares para mergulho em Noronha, são eles:

5 - Ilha Rata

Mergulho na Ilha Rata
Mergulho próximo à Ilha Rata em Fernando de Noronha

Esta é uma das chamadas "Ilhas Secundárias" que estão localizadas no extremo nordeste noronhense. A Ilha Rata é a maior ilha secundária e point excepcional de mergulho neste paraíso, caracterizado por belas formações rochosas, alguns paredões onde contemplamos a presença de macro vida e animais exóticos encravados em suas tocas. Por aqui é possível praticar várias estilos de mergulho, desde o batismo com profundidade máxima indo até os 12 metros, realizado na enseada desta ilha, até o mergulho profundo avançado, com máxima de 42 metros, realizado no Pontal do Norte (extremo norte da Ilha Rata).

4 - Caverna da Sapata

Mergulho com cilindro na Caverna da Sapata
Mergulho com cilindro na Caverna da Sapata

Este foi meu primeiro mergulho em Noronha então sou meio suspeito para relatar detalhes sobre a Sapata e sua incrível caverna submersa. A Ponta da Sapata é o ponto extremo da Ilha principal de Noronha voltada para o Mar de Dentro. Exatamente na curva que faz a ponta da Sapata está uma caverna localizada a pouco mais de 18 metros de profundidade que além de ser casa de gigantescas arraias, também costuma ser o ponto de encontro de grandes meros, peixes que possuem o tamanho de seres humanos! Eu gostei muito de fazer esse mergulho por ser tranquilo, contemplativo, cheio de vida e com uma visibilidade fabulosa!

3 - Ressurreta

Melhor lugar para o mergulho de batismo: Ressurreta
Batismo em Noronha, é na Ressurreta

Esse é um dos pontos oficiais para mergulho de batismo em Fernando de Noronha. As principais agências do arquipélago costumam realizar os mergulhos principiantes neste ponto que chega até a máxima profundidade de 16 metros. O gigantesco cardume ilustrado na foto anterior foi registrado em um ponto que sinceramente não estava a mais do que 10 metros. Um mergulho mega tranquilo, sem correntezas, com riqueza impressionante de vida marinha. Já avistei tartarugas, arraias, moreias, tubarões e cardumes de peixes variados em meus mergulhos nesse ponto.

2 - Cabras e Cabritos

Cabras e Cabritos, mergulho em Noronha
Mergulho de arrasto em Noronha: do Mar de Fora pro de Dentro e vice-versa

Parece estranho ler o título desse que eu julgo ser dois dos melhores pontos de mergulho de Noronha, não é mesmo?! Pois é, cabra da peste, aqui estamos no Nordeste e Noronha possui sim dois pontos com o nome de Buraco das Cabras e Cabritos. Eu mergulhei nesses dois pontos em dois dias distintos e confesso que não consigo dizer qual é o lugar mais excitante. Esses são mergulhos feitos quase sempre na modalidade "drift", ou mergulho de arrasto, onde aproveita-se da correnteza para se deslocar rapidamente apreciando a vida marinha enquanto o mar te leva para outro ponto onde será resgatado pela embarcação. Costuma começar no Mar de Fora e ser arrastado pro Mar de Dentro, uma zona de convergência oceânica com variação incrível de temperatura e riqueza fenomenal em vida oceânica. As lagostas que encontrei em meu caminho e estão ilustradas na foto anterior estavam muito bem servidas como refeições para os tubarões de Noronha, concorda?!

1 - Pedras Secas

O melhor ponto de mergulho do planeta: Pedras Secas
O melhor ponto de mergulho do planeta: Pedras Secas

Esse é considerado por muitos como o melhor ponto de mergulho em Fernando de Noronha, o mais almejado, o mais gostoso, o mais prazeroso, eu poderia escolher trinta mil adjetivos para conseguir expressar um pouco do que é fazer esse mergulho. Eu confesso que tenho quase 100 mergulhos logados e nunca em lugar nenhum do planeta consegui realizar uma imersão com tamanha qualidade quanto foi nesta oportunidade nas Pedras Secas I. Consegui contemplar uma fauna marinha abundante, cardumes por todos os lados, lagostas gigantes agrupadas em vários pontos ao longo de toda extensão das pedras secas!

Bônus - Corveta Ipiranga

Corveta Ipiranga, mergulho profundo em Noronha
Corveta Ipiranga V17, mergulho técnico em naufrágio

Aqui está uma cereja para nosso bolo. Ainda não consegui visitar a Corveta Ipiranga, imersa em seus imponentes 63 metros, naufragada nos arredores da Sapata. Para fazer esse mergulho é preciso ter as certificações avançada + nitrox e experiência de sobra para poder conseguir aproveitar este que dizem ser um dos mergulhos mais irados do arquipélago noronhense. Acredito que este é um dos melhores pontos de mergulho no Brasil. A corveta já esteve na capa de revistas, já foi tema de programas de televisão e está entre os pontos mais desejados de todos os mergulhadores que um dia conseguiram visitar a ilha mais linda do continente americano :)

Quem leva

Atlantis Divers Fernando de Noronha
Telefones de contato: (81) 3619-1488 / (81) 3619-1371
Endereço: Vila dos Remédios, em frente a igreja de Nossa Senhora dos Remédios
site: atlantisdivers.com.br | email: info@atlantisdivers.com.br

Este post foi produzido em parceria com a Expedia Brasil.

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias