Plaza de Armas no Peru

A praça maior, ou praça de armas além de marcar o centro das cidades com colonização espanhola,  reúne as principais e mais importantes construções de cada lugar e é ponto de encontro da população local. Toda cidade peruana possui sua Plaza de Armas. Conheça aqui a tradição das praças de armas peruanas e veja algumas fotos das praças das principais cidades que eu visitei no meu mochilão solitário pelo Peru.

É o principal local de algumas localidades no urbanismo castelhano e hispanoamericano. Leva os nomes de Plaza Mayor ou Plaza de Armas, sendo que principalmente aqui na América este nome era totalmente correto, pois as verdadeiras Plazas de Armas se encontravam dentro dos castelos ou fortes dos nobres que possuíam um escudo de nobreza, que eram suas armas.

O nome Plaza Mayor provém dos remotos tempos dos descobrimentos, pois com a colonização do Novo Mundo, os reis católicos preocuparam-se em projetar um lugar com espaço suficiente para suportar o vai e vem da população e principalmente priorizar os mercados e comércios nessas praças. Nesse período, preocupavam com um método de concentrar a população das novas cidades em caso de ataques e essa praça acabou se transformando no local que abrigaria também os principais edifícios públicos (casa da autoridade máxima municipal e a principal igreja da cidade). As Plazas de Armas foram projetadas como refúgio único para cada localidade que foi construída.

Principalmente no continente americano, as praças maiores eram planejadas com atenção aos traçados das cidades e isso pode ser observado tanto no Peru, quanto na Argentina, Equador, México e várias outras cidades com influência espanhola em sua colonização. O coração do centro histórico de toda cidade hispanoamericana é a Plaza Mayor ou Plaza de Armas, local muito movimentado e destino de todo turista que explora a região. A praça de armas se desenvolvia conforme as necessidades locais iam crescendo. Além de espaço projetado a abrigar grandes conglomerados de pessoas, foram nesses lugares que aconteceram os principais festejos e solenidades públicas, tais como corridas de touros, atos de fé da Inquisição, execuções públicas de ambito civil, sem esquecer é claro que aquele era um recinto de conflitos sociais ou manifestações em geral.

Plaza de Armas em Lima

Plaza de Armas em Lima - Peru
Plaza de Armas em Lima - Peru

A Plaza Mayor da capital peruana - Lima - é o coração dessa nação. É o principal local público da cidade de Lima. Construída no centro histórico de Lima, nos seus arredores estão os edifícios do Palácio do Governo, a Catedral de Lima, o Palácio Arcebispal de Lima, o Palácio da Prefeitura e do Clube da União. A Catedral, cujo início de construção remonta à data da fundação da cidade, em 1535, veio a ser inaugurada em 1540.

Plaza de Armas em Lima
Plaza de Armas em Lima

A catedral possui altares revestidos com folhas de ouro e além da própria Catedral o turista encontrará o Palácio do Governador ou Presidencial, edifício este que abriga preciosas obras de arte, pinturas e trabalhos em madeira. Para visitar o local você deve visitá-lo com um dia de antecedência e fazer sua inscrição. Não vá de bermudas ou chinelos, é proibido.

Plaza de Armas em Cusco

Plaza de Armas em Cusco
Plaza de Armas em Cusco

A Plaza Mayor de Cusco foi antigamente um pântano, que durante a época dos incas foi totalmente drenado e secado e se transformou no centro administrativo, religioso e cultural da capital do império. Depois da conquista, foi ocupada pelos espanhóis, que rodearam sua praça maior com templos e mansões construídas sobre os palácios incas dos arredores. Na praça de armas de Cusco foi executado Túpac Amaru II no ano de 1781. Atualmente é o núcleo central de Cusco, totalmente tomada por restaurantes turísticos, joalherias, agências de viagens e todos os templos do período da conquista.

Plaza de Armas em Arequipa

Plaza de Armas em Arequipa
Plaza de Armas em Arequipa

A Plaza Mayor de Arequipa é um dos principais espaços públicos também desta cidade e existe desde a sua fundação. Arequipa foi uma cidade totalmente construída pelos espanhóis, que construiram a praça de armas no centro histórico da cidade. Em seus arredores estão a Catedral, os Portais de Arequipa, a Igreja "Iglesia La Compañía al sur-este", a "Iglesia Nuestra señora de la Merced".

Plaza de Armas em Puno

Plaza de Armas em Puno
Plaza de Armas em Puno

Na praça maior de Puno existe o monumento ao coronel Francisco Bolognesi. A Catedral de Puno também pode ser encontrada em frente a sua praça de armas. Sua construção se deve a ajuda de mineradores ricos que viviam na região. Sua entrada possui uma escada com dez degraus que descem até a praça de armas. Além da sede do Palácio do Governo do estado de Puno, é na praça que está também a Igreja San Juan

Plaza de Armas em Ica

Plaza de Armas Ica
Plaza de Armas em Ica

Já na cidade de Ica, famosa pelas dunas e lagoa do oásis de Huaccachina, sua praça de armas abriga o Palácio Municipal, o Museo Regional Adolfo Bermudez Jenkins, com coleções de peças da cultura Paracas, Nasca, Huari, Ica e Inca. A catedral, construída no século XVIII e tem dois estilos, no exterior neoclássico, e interior barroco.

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias